[ editar artigo]

Livros em papel ou na tela? Eis a questão!

Livros em papel ou na tela? Eis a questão!

Escrever e ler andam de mãos dadas. E eu não vivo sem um livro por perto. 📚

Sou daquelas que gosta de manusear os livros, folhear para sentir o cheiro das páginas e a textura do papel.  Também gosto de imaginar qual a história por trás de um livro usado, comprado em um Sebo.

Dias desses comprei pelo site, Estante Virtual, um sebo on-line, o ótimo romance "Sombras da Romãzeira" de Tariq Ali e fiquei imaginando quem foi o dono daquele livro, será que as motivações para lê-lo foram as mesmas que as minhas? Coisas do tipo.

Eu comprei esse romance por indicação de uma amiga que já passou à frente o exemplar dela.

A paixão com que falou sobre o livro só me instigou a querer ler essa história sobre a invasão espanhola a uma província muçulmana no século 15 e os confrontos entre ambas culturas. 

Capa do livro "Sombras da Romãzeira" de Tariq AliCrédito: Arquivo pessoal.

Antes de efetuar a compra eu procurei na Amazon, mas como não tinha a versão eletrônica e o livro novo tinha um preço mais alto, optei  por adquirir o livro de segunda-mão mesmo. 

Mas por que estou contando essa história?

Como disse logo de início, eu adoro um livro em papel, mas não  dá para negar que os livros digitais são uma "mão na roda", seja pela facilidade de acesso ou muitas vezes pelo menor custo.
 

E tem vários e-readers no mercado, que são dispositivos para livros eletrônicos ou leitores digitais, como  Kobo, Lev Neo, Kindle, etc, além de vários aplicativos de leitura gratuitos, tanto para sistema Android quanto IOS, como o Ebook Reader, Google Play Livros, Aldiko, entre outros.

Eu comecei usando o aplicativo da Amazon Kindle (gratuito) e depois decidi investir no e-reader Kindle e está valendo a pena.😉

O melhor é poder aumentar o tamanho da fonte, assinalar trechos que me chamam mais atenção e incluir notas com ideias que vão surgindo pelo caminho da leitura, por exemplo.

Sem contar a facilidade de ter vários livros por perto o tempo todo e reunidos em um só volume. É muito prático.

Eu compro muitos livros de literatura, sobretudo quando estão em promoção. Mas uso muito o Kindle para adquirir livros de desenvolvimento pessoal e técnicos, seja de escrita, marketing de conteúdo, comunicação, empreendedorismo, enfim áreas de que gosto e sobre as quais costumo falar e estudar.

Expandiu muito meu horizonte de leitura, por conta das recomendações que a inteligência artificial é mestre em fazer e não compromete o pouco espaço que ainda resta na minha estante. 😄


Gif animado - um inseto verde de desenho infantil usando óculos, lê um livro físicoCrédito: Tenor

Mas toda essa descoberta e gosto que se encorpa a cada dia, não excluiu o papel da minha vida.

Eu ainda curto muito pegar meus óculos para ler meus livros em papel. É quase um ritual! E sei que nunca vou largar esse hábito.

Continuo também a adquirir livros físicos, e um dos critérios é quando são livros de ficção, aqueles que imagino que vão gerar uma conexão mais emocional, sabe?

Nesse caso, é como se o livro físico permitisse me sentir mais  próxima dos personagens e da trama. O "peso da história" literalmente nas minhas mãos. 😊

Confesso que quando chegou o pacote da Estante Virtual que relatei no início, minha mais recente aquisição, meu coração até bateu mais forte.

Enfim, são experiências diferentes. E confesso que minha preferência está agora no meio a meio.

Se alguém me perguntasse qual escolher, eu responderia sem hesitar que prefiro o melhor dos dois mundos! ❤️️

E você, qual a sua preferência - tela ou papel? Ou ambos?

Créditos da imagem de capa: Canva

Descrição da imagem de capa: E-reader de cor preta à frente de uma pilha de livros físicos e estante de livros ao fundo. 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você