[ editar artigo]

“Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência” - competências

“Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência” - competências

PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul reuniu no curso “Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência” a Malala Yousafzai, Prêmio Nobel da Paz por suas ações em prol da Educação e empoderamento feminino; Leandro Karnal o filósofo carismático com uma infinidade de livros publicados; e o empresário Flávio Augusto, com negócios nas áreas de educação e tecnologia. Para além do título, essas personalidades falaram sobre habilidades e competências.

💡A visão que destaco é sobre a importância da Educação, abarcando a tríade de dimensões - social, econômica e política.

Lembrei de um artigo antigo em que escrevi assim: a Educação qualitativa e ao alcance de todos, que está muito além do repasse de informações didáticas que se resumirão em um diploma escolar ou universitário. E sim aquela que forma cidadãos, pessoas cientes de seus direitos e deveres, capazes de viver em sociedade e de exercer a cidadania e a democracia.

Retomando aqui, uma Educação aliada a competência de se manter em contínuo aprendizado, de desenvolver habilidades e ampliar conhecimentos. E, mais do que isso, de validar na prática essa ciência, dar utilidade a esse saber.

- O que é competência?

💡Competência é a interseção entre: conhecimentos, habilidade e atitude.

“As competências representam as habilidades, aptidões e capacidades em geral que um indivíduo possui. Existe uma grande gama de competências, desde conhecimentos teóricos específicos, tecnológicos, culturais, idiomas e muitos outros. Competências são habilidades e conhecimentos que agregam a possibilidade de resolução de problemas. Elas não são estáticas, logo, é possível se aperfeiçoar para manter-se em constante progresso.”

 

Trago nos slides exemplos de competências, inspirada no conteúdo do curso.

Liderança

Liderança é atrair, inspirar, motivar, dirigir pessoas. Há quem diga que existe diferenças entre "chefias e lideranças". Outros que dizem que são sinônimos. Para não restar dúvidas sobre processos e estratégias de gestão, o foco aqui é sobre "liderança pelo exemplo".

A pessoa com a competência de liderança orienta e incentiva bons comportamentos através de suas próprias atitudes e discursos. Ser capaz de lidar pelo exemplo envolve empatia, comprometimento com o grupo e com a instituição, eficiência profissional e, acima de tudo, respeito. 

Ser líder é ser capaz de despertar as melhores competências nas outras pessoas.

LEARNABILITY

Essa competência é altamente requisitada profissionalmente e admirada também em nível pessoal, pois demonstra o interesse de construir novos conhecimentos, habilidades e novas competências. E demonstra visão de futuro!

“A capacidade de aprendizado significa saber adaptar e desenvolver os conhecimentos ao longo da vida profissional; é estar aberto a aprender constantemente e produzir conhecimento, conteúdo e habilidade permanentemente. É um estilo de vida e comportamento, que deve sempre ser estimulado quando se almeja progredir e evoluir”.

 

Resiliência

Resiliência é uma competência que envolve inteligência emocional e autoconhecimento. Maturidade para lidar com os sentimentos e serenidade.

"É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes".


- Conta para mim, quais são as suas competências inerentes e as que deseja desenvolver?

Quer saber quais são as minhas? Eu contei lá no meu perfil do LinkedIn @Bianca-Piquet. 💡

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você