A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Jornalismo Utilitário e de Serviço

Jornalismo Utilitário e de Serviço
Bianca Piquet
fev. 10 - 6 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

O Gênero Jornalístico de Serviço ou Jornalismo Utilitário é aquele que visa orientar ao público quanto a informações sobre produtos e serviços, dados que sejam válidos para a tomadas de decisões cotidianas. Visam prestar assistência, ser útil, daí a referência ao sinônimo gênero utilitário. Esse tema vai te ajudar muito na hora de transmitir informações de seus projetos.

Gênero Utilitário e de Serviço no Jornalismo

São “formas adequadas de mediação para solicitações concretas da vida urbana, nos planos do negócio, da cultura, do consumo, do lazer, do acesso a bens e serviços, na ordenação de preferências e movimentos, nas estratégias e tácticas das sobrevivências. As espécies utilitárias deixaram de ser manifestações secundárias no relato da atualidade. (CHAPARRO,1998, p. 115-116 apud. (Vaz, 2008))

Formas de gênero utilitário ou gênero de serviço:          

  • Ombudsman
  • Roteiros
  • Indicadores
  • Obituário
  • Previsão do tempo
  • Campanhas
  • Agendamentos
  • Educacional / Acadêmico

Vamos a cada uma delas de modo breve:

Ombudsman

Ombudsman é um profissional que recebe denúncias do público em geral, investiga tais queixas e cobra respostas aos respectivos responsáveis.

A palavra teria sua significação não literal voltada para a ideia de um “agente que atua em nome do cidadão”. Dentro do campo do jornalismo o ombudsman é um profissional que recebendo denúncias dos cidadãos - geralmente sobre a Administração Pública Direta e Indireta, mas também serviços privados ou ações individuais. Sua primazia legal é pela defesa do interesse público.

Sejam queixas sobre a qualidade de determinado serviço; abuso de poder; suspeita de desvio de recurso; denúncia de esquema de fraude etc. E, a partir daí, apura as devidas informações e potenciais encaminhamentos e responsabilizações – visando a transparência dos serviços e a ética no comportamento em geral.

Roteiro

Roteiros é uma palavra com muitos significados e valem para múltiplos conceitos. Aqui vamos ficar com seu propósito de indicar locais de eventos, produtos e serviços. Assim como horário e condições de acesso.

Pode ser um roteiro cultural (teatro, cinema, música, artes plásticas), pode ser um guia gastronômico. Pode ser mais amplo de turismo, viagens, destinos. Para citar os exemplos mais frequentes.

E se você se identifica e atua na área da cultura pode se interessar neste artigo: Estratégias de Marketing Cultural para Projetos Culturais.

 

Indicadores

Indicadores são elementos informativos que servem se referência para avaliar ou regular um elemento, informação etc.

O contexto é amplo e pode envolver, por exemplo, informações estatísticas de alerta sobre o crescente número de desempregados no país, com referência a determinada data de contagem. Pode ser sobre a desvalorização da moeda nacional em detrimento da cotação do dólar atual.

Pode ser um estudo que demonstram o número evolutivo de pessoas que não acreditam na Ciência e dizem que a Terra é plana. Sendo este número comparável apenas ao dos primórdios da civilização grega. Ou índice de violência com demonstrativos sobre da queda das políticas de segurança pública em todo país.

Obituário

Informe sobre registro de óbito de alguém, agregando seu nome, dia de seu falecimento, informações sobre cerimônias funerárias, possíveis homenagens e nota de pesar.

Previsão do Tempo

Essa é fácil, são informes sobre as condições meteorológicas para que as pessoas possam programar suas atividades conforme o clima.

Campanhas

Conjunto de esforços, informações, anúncios e atividades a respeito de determinado tema social, político, educativo, cultural, ambiental etc.

Pode ser uma campanha de conscientização em prol da vacinação. Pode ser uma ação educativa em vista de um trânsito mais seguro.  Sobre preservação ambiental e sustentabilidades com orientações sobre a coleta seletiva. E muito mais.

Agendamentos

Como recurso do gênero informativo ganha o propósito de informar uma atividade e sua determinada data e hora de ação. É uma programação de atividades que se assemelha ao roteiro, porém com outras pautas.

Pode ser um informe sobre início de matrículas das escolas públicas, para que os responsáveis legais / familiares agendem a documentação necessária. Ainda pode ser período formal de marcações de vistorias do Departamento de Trânsito. Ou prazo limite para declaração de Imposto de Renda junto à receita Federal.

Educacional - Acadêmico

Conteúdo de caráter didático como apoio a atividade ligadas à educação formal e capacitação profissional, entre outras possibilidades. Pode ser um conjunto de dicas de matérias e exercícios sobre as provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O sobre conteúdo de provas de concurso público. Ou dicas de Língua Portuguesa e demais disciplinas acadêmicas básicas.

Aproveitando a deixa, se você curte sobre o tema Educação, Comunicação e Marketing – vem conferir meus artigos no Blog Marketing Educacional 360º.

 

GÊNEROS JORNALÍSTICOS

Com esse artigo eu concluo a proposta de apresentação dos principais gêneros jornalísticos:

A conclusão é que esse ainda tem muito o que ser refletivo e explorado sobre gêneros jornalísticos. Também que não é preciso uma categorização quadrada, estática e imutável.

Aliás, em se tratando de comunicação social, em transformações de linguagens e evolução da sociedade, toda essa temática tende a se transformar. seu estudo é muito importante quanto a validade da técnica, das potencialidades e da oportunidade de aprender sobre a beleza plural do conhecimento e criatividade humana.

Como área do conhecimento humano e fonte de conhecimento interpretativo, sempre haverá diferentes prismas a se perceber e iluminar caminhos.

Em nenhum momento houve a pretensão de encerrar o assunto. Por isso, trouxe vozes e saberes de múltiplos autores. Aliás, fico aberta a indicações e contribuições, tornando esse artigo um espaço do saber colaborativamente construído. Obrigada pela atenção!

E para quem se interessa pela pauta do Marketing Educacional clica nesse link para ampliarmos o diálogo sobre o tema. Até lá!

 


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você


Comunidade Marketing de Gentileza

Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

A Squid é uma empresa Locaweb.
Todos os direitos reservados.