[ editar artigo]

Inteligências Múltiplas: Você conhece seus talentos e tem sido reconhecido por eles?

Inteligências Múltiplas: Você conhece seus talentos e tem sido reconhecido por eles?

 

Talento é uma palavra forte e bonita! Quando resolvi aprofundar no seu significado, encontrei diversas definições, muitas até contraditórias. Assim, busquei mais fontes até chegar em uma concepção que me trazia mais confiança e otimismo. E isso envolve inteligências múltiplas, habilidades e competências. E mais, envolve atitude. Você conhece seus talentos e tem sido reconhecido por eles?

Quero partilhar uma lembrança que me veio à mente ao pensar sobre o assunto.

Volto no túnel do tempo para a época da escola. Adorava as aulas de redação, português, literatura. Sempre amei escrever e tinha dificuldade imensa em matemática.

Já a minha amiga-irmã Gabriela Marchon tinha habilidade para os números e dizia não ter habilidade para a escrita (eu discordo, confio no talento dela em ambos). Então nós trocávamos os deveres de casa. Eu escrevia as redações dela e ela me ajudava com os temidos cálculos.

“– Chama a Bianca, ela é boa com as palavras e tem criatividade para isso!” – diziam os amigos. E mesmo com elogios motivadores eu não conseguia encarar como talento pela facilidade com o que eu fazia, por achar que todos poderiam conseguir também e por medo de parecer arrogância ou autopromoção.

Nos momentos da vida em que o tempo passou e eu nem vi, porque fazia o que mais gostava era mesmo escrever. As palavras vão fluindo e vou jorrando no papel.

E cheguei até a citação da psicóloga e educadora  Laize Barros:

“Talento é o que você faz com facilidade, faz bem e é reconhecido por isso”.

Essa reflexão me fez lembrar da teoria das Inteligências Múltiplas. Conhece?

Na década de 80, o psicólogo Howard Gardner da Universidade de Harvard e sua equipe "categorizaram" 09 tipos de inteligências que os seres humanos carregam em si. E que algumas delas se destacam em relação aos outras.

Eu, por exemplo, me identifico com a habilidade cognitiva da linguística. E, em diferentes níveis com as inteligências intrapessoal e existencial.

Há quem se destaque na inteligência lógico-matemática, na Musical, Espacial, Corporal-cinestésica, Naturalista e Interpessoal.

E vale ressaltar que são inteligências e competências que podem (e devem) ser desenvolvidas. Mesmo que a escrita tenha sido mais natural para mim, ao longo dos anos estudei, aprendi técnicas e pratiquei bastante.

Tornei-me Jornalista, graduada em Comunicação Social e hoje tenho me dedicando a produção de conteúdo de valor. A Gabi tornou-se administradora.

Assim, vou aprendendo a acolher elogios e a reconhecer esse talento em mim.

Inteligências Múltiplas – quer saber um pouco mais sobre o que esse conceito envolve? Vamos lá!

Inteligências Múltiplas

 

Primeiro preciso reforçar que o conceito é uma teoria. Uma visão entre tantas outras. Não é taxativa, pode ser aprimorada e há quem tenha visão contrária. De qualquer modo, é bem interessante e é fácil de se reconhecer nessas afirmações.

Inteligência Linguística

Amam ler e escrever. São pessoas com maior facilidade de expressão, de oratória, de manifestar suas ideias, seja através da linguagem escrita ou da falada. São pessoas que demonstram interesse e habilidade com o vocabulário, possuem habilidade de raciocínio abstrato, jogos de palavras, resolução de problemas e dilemas acadêmicos.

Inteligência Lógico-Matemática

São pessoas com capacidade de pensamento lógico, ligados à razão, a resolução de equações, de detectar padrões e problemas abstratos. Apresentam habilidade de raciocínio com números, com conceitos de cálculo e que se motivam com complexidades e abstrações matemáticas. Gostam de estratégias e desafios de cálculos.

Inteligência Musical

Competência relacionada a capacidade de discernir os diferentes elementos da música, do som e seus padrões. São pessoas com habilidades de ritmo.

Inteligência Cinestésica Corporal

Habilidade de usar o corpo para se comunicar, seja por meio da dança, dos gestos, expressões faciais ou outros movimentos. É comum a essas pessoas coordenação, habilidade psicossomático-motoras e flexibilidade.

Inteligência Espacial-Visual

Pessoas com competência para visão de espaço e imagens. São bons em visão de enquadramento, análise espacial, percepção de luz, dimensões, ambiente, cores e outros dados visuais.

A inteligência espacial está ligada à imaginação pictórica. Pessoas com essa inteligência desenvolvida, possuem maior habilidade para compreender informações gráficas, como mapas, maquetes, protótipos, diagramas e gráficos, por exemplo, além de um melhor sentido de localização.

Inteligência Interpessoal

São pessoas com habilidade de interagir bem com outras pessoas. São, geralmente, sociáveis, cooperativas, com comunicação fluida, costumam ser receptivas e atenciosas. E aqui é importante ressaltar que se trata de uma habilidade sincera, genuína. A uma verdadeira empatia de reconhecer e se importar com os sentimentos e motivações dos outros.

Inteligência Intrapessoal

Essa competência está ligada ao autoconhecimento. São pessoas que buscam compreender seus próprios sentimentos, emoções e usam esse conhecimento para melhor agir. Costumam ser criativas, tolerantes e podem ser mais introspectivas, por focarem autoconsciência. A partir do momento em que se desenvolve essa inteligência, tende-se a conquistar autoestima, autoaceitação e autoliderança.

Inteligência Naturalística

É mesmo uma inteligência ligada à natureza, com a ecologia, com o mundo natural – fauna e flora. São pessoas que gostam de estar em contato e estudar a natureza, a biologia e cuidar do meio ambiente.

Inteligência Existencial

Pessoas com habilidades intelectuais com interesses filosóficos, sobre o propósito da vida. Pessoas questionadoras, reflexivas, que se dedicam a percepções de conceitos sociais. São pessoas com visão crítica, que gostam de analisar as situações por múltiplas perspectivas.

Vamos relembrar que essas “inteligências” não são autoexcludentes. Você pode ter várias ou todas em um bom nível de habilidade. Havendo quem diga que são habilidades dentro de uma inteligência única, no singular.

- Com qual dessas você mais se identifica?

Quando decidi participar da jornada de #autoconhecimento da Laize, sabia que seria realmente um grande desafio. Falar de mim mesma e me expor para o mundo é algo que sinto grande dificuldade. E o processo tem sido complexo, mas imensamente libertador.

Já estou na reta final do processo “Aprenda Mais sobre Você”, que dá título ao e-book da educadora e psicóloga. Esse texto-depoimento responde essa pergunta 08 de 11 - que compartilho por aqui e em meu LinkedIn @Bianca-Piquet.

- Você conhece seus talentos? Conte aqui e vamos espalhar talento e entusiasmo pelo mundo.

#viverdaescrita #ComunicaçãoSocial #produçãodeconteúdo #marcapessoal

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você