[ editar artigo]

Inteligência Emocional

Inteligência Emocional

Você consegue nomear o sentimento que define o que está acontecendo em sua vida neste momento?” Ser capaz de reconhecer este estado ou emoção “nos conecta e permite reconhecer limites e desconfortos”, afirma Laize Barros. Essa habilidade engloba o conceito de inteligência emocional, sendo o primeiro passo para encontrar alternativas que nos façam sentir melhor.

Este artigo faz parte de uma série sobre Autoconhecimento e Autoliderança, inspirados no e-book “Aprenda mais sobre você”, de Laize Barros. Escrito em forma de desafios, a obra nos leva a refletir sobre nossas forças, motivações, nossos valores e emoções. Conhecimento que nos leva a reconhecer e desenvolver o melhor em nós.

Embarque comigo nessa jornada! Hoje respondo o desafio 02 de 11. 💪🌻

A emoção se refere a “um sentimento e seus pensamentos distintos, estados psicológicos e biológicos e uma gama de tendências para agir. Há centenas de emoções, justamente com suas combinações, variações, matizes. Na verdade, há mais sutilezas de emoções do que as palavras que temos para defini-las”, Daniel Goleman, PhD.

 

Inteligência Emocional é uma “competência que pressupõem o cultivo de aptidões que são próprias do coração humano”, afirma o especialista. 

Em uma breve distinção, Goleman traz a seguinte explicação sobre dois modos de conhecimento: “emocional / racional:

“A mente racional é o modo de compreensão de que, em geral, temos consciência – é mais atento e mais capaz de ponderar e refletir. A mente emocional é outro sistema de conhecimento que é impulsivo e poderoso, embora às vezes ilógico. Essas duas mentes, na maior parte do tempo, operam em estreita harmonia. (...) Mas, quando surgem as paixões, esse equilíbrio fica instável: é a mente emocional que assume o comando, inundando a mente racional”.

 

Reconhecer essas emoções é o caminho para amadurecer as nossas ações e garantir o equilíbrio saudável entre essas “duas mentes”: a racional e a emocional.

Dito isso... Bem, será que consigo nomear o sentimento que define o que está acontecendo em minha vida neste momento? ❓❔

Honestamente, um conflito entre esperança e medo.

Estou me recuperando da Covid. Dias após celebrar ter recebido a vacina, fui contaminada pelo vírus. Vou contar essa saga difícil e dolorosa em um post específico. Mas já revelo que essa interseção de sentimentos conflitantes fez parte diária dos meus dias em busca da cura.

🤩 De um lado todo autocuidado para amenizar os efeitos colaterais da doença, o afeto dos amigos e familiares que estavam cientes do meu caso, o acompanhamento médico necessário e o pensamento positivo de que iria evoluir positivamente.

😰 Do outo lado a desesperança de conviver com o número de mais de 550 mil mortos. Da falta de políticas públicas eficiente em grande escala. O negacionismo debochando nas ruas através de pessoas que aglomeram sem máscara e sem empatia. Fake News e discurso de ódio.

Um cansaço físico e mental avassalador.

Ainda estou em processo de cura, me medicando e respeitando todas as orientações médicas e sanitárias oficiais. Abençoada de poder estar em casa. Tentando manter corpo e mente sã, dentro desse confinamento imprescindível – para a minha vida e a dos outros.

 

😍 O que faço para me sentir melhor:

*) Ler é uma de minhas paixões e estou devorando livros sobre psicologia, filosofia, sociologia e comportamento humano.

*) Ver séries de entretenimento sobre investigação policial, suspenses psicológicos e médicas. E documentários sobre questões sociais.

*) Música – clássicos da MPB, pop rock, reggae, samba raiz (vai depender do estado de espírito – pode ser até uma playlist no modo aleatório).

*) Conexão com a natureza – que, neste momento, é pegar sol sentada no gramado do meu quintal.

São ações que me ajudam a amenizar a ansiedade e me proporcionam bem-estar físico e emocional.

>>> Com foco no profissional, retomando os freelas, produzindo conteúdo de valor e fazendo novos cursos, interagindo nas redes para networking e buscando sempre novas oportunidades de trabalho e aprendizado.

- E você? É capaz de reconhecer como está se sentindo? 🤔

#aprendamaissobrevoce

E quem ficar na curiosidade sobre o primeiro e os demais questionamentos, vou partilhar todos eles aqui na Comunidade Marketing de Gentileza e também no meu Linkedin @Bianca_Piquet. Será um prazer te encontrar nessa minha jornada de amadurecimento pessoal e profissional.

#InteligenciaEmocional #autocuidado #autoconheceimento #autoliderança #marcapessoal

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você