[ editar artigo]

Hora de sair do home office: e agora?

Hora de sair do home office: e agora?

Para quem já tinha se habituado ao home office, chegou o momento de se readaptar ao novo normal do trabalho presencial. Realidade de muitas empresas que no meu caso é na área da educação.

Desde 13/03/2020, deixei a sala de aula e minha casa se tornou a "vacina" contra a Covid-19. O home office viralizou em diversas áreas.

Readaptei as aulas para o formato remoto. Deu certo! Às vezes, nem tanto, uma vez que se tratavam de aulas práticas em saúde.

Há um mês, voltei para o trabalho presencial na universidade. Foi como fazer uma viagem ao passado. Me senti naquele filme “A máquina do tempo”.

Ao entrar na minha sala, encontrei um gostinho de 2019/2020.

Minha mesa estava exatamente como antes. Minha xícara de café, empoeirada. Na tela do computador encontrei documentos que eram importantes e, agora, não são mais.

O silêncio.

Olho pra mim, e tenho uma máscara no rosto. No meu exame sorológico está a marca da sobrevivência pela COVID-19. E a sensação que essa guerra está quase no fim.

Nessa hora, pensei em tantos outros profissionais que não conseguiram voltar para suas mesas. Pelo desemprego que assolou o mundo. Pela infecção que levou sua própria vida.

O retorno, para muitos de nós, será um momento de reflexão e mudanças. O retorno que pode ser uma viagem ao passado e de lembranças de um mundo do trabalho, sem pandemia.

Que o medo, que ainda me acompanha, se transforme em coragem para viver novas realidades e deixar um passado difícil e de dor.

E, você, como está sua experiência de retorno ao trabalho presencial?

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Geisa Luz
Geisa Luz Seguir

Carrego a missão de desenvolver ideias e ações em saúde pública, no âmbito das doenças raras, com informações confiáveis para impactar a sociedade e salvar vidas. Enfermeira, consultora em doenças raras e graves e palestrante.

Ler conteúdo completo
Indicados para você