[ editar artigo]

Guia Rápido para uma Super Estratégia de Marketing de Conteúdo

Guia Rápido para uma Super Estratégia de Marketing de Conteúdo

Saiba como criar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso, capaz de impactar o seu público-alvo e aumentar as conversões dentro da sua estratégia de vendas.

Para dar início a essa jornada de conhecimento sobre Marketing de Conteúdo, é importante ter em mente que os seus clientes atuais, potenciais clientes e público em geral desejam, antes de tudo, receber da sua empresa um conteúdo de valor (do ponto de vista do utilizador), capaz de impactar essa audiência de uma forma que pareça natural e orgânica, em vez de ser feito de maneira interruptiva.

Ao aprimorar a sua estratégia marketing de conteúdo, será possível fazer cumprir esse objetivo e, como resultado, aumentar as conversões, melhorar o nível de notoriedade da marca, aumentar a receita da sua empresa, estabelecer-se como líder do setor e muito mais.

Neste guia rápido, apresentamos uma visão panorâmica sobre o que é Marketing de Conteúdo e como poderá desenhar uma estratégia adequada ao seu negócio, passando pelos tópicos abaixo:

  • O que é marketing de conteúdo
  • Principais tipos de marketing de conteúdo
  • Estratégia de marketing de conteúdo em 7 passos
  • Como o marketing de conteúdo pode beneficiar o seu negócio

No alt text provided for this image

1. O que é Marketing de Conteúdo?

Hoje em dia, as estratégias de outbound marketing (ou qualquer coisa que interrompa uma ação realizada pelo utilizador, como pausa a meio de um filme para exibição de publicidade) já não são tão eficazes em converter como antigamente.

Ou seja, o seu conteúdo precisa atingir o seu público-alvo de uma forma que pareça natural (o cada vez mais popular inbound marketing). Uma maneira comum de fazer isso é criando uma narrativa para o seu conteúdo — storytelling marketing no seu melhor! Ao fazer isso, o impacto gerado por esse conteúdo parecerá mais autêntico, envolvente e personalizado para a sua audiência.

Marketing de conteúdo é o processo de planeamento, criação, distribuição, partilha e publicação de conteúdos que visam agregar valor a quem o está consumindo e, em contrapartida, impulsionar fatores como: notoriedade da marca, engajamento, vendas, fidelização, entre outros.

Por que o marketing de conteúdo é importante?

O marketing de conteúdo também pode ajudar o seu negócio relativamente aos seguintes aspectos:

  • Educar os seus leads e potenciais clientes sobre os produtos/serviços que a sua empresa oferece;
  • Aumentar as conversões e vendas;
  • Construir relacionamentos entre os seus clientes, gerando negócios que resultem em maior fidelização;
  • Apresentar ao seu público como os seus produtos/serviços podem resolver “a dor” do cliente;
  • Criar um senso de comunidade em torno da sua marca.

Dito isto, a seguir iremos examinar os principais tipos de marketing de conteúdo e como eles podem ser adaptados à sua estratégia de inbound marketing.

2. Principais tipos de marketing de conteúdo

Existem diversos tipos de marketing de conteúdo, dentre os quais poderá optar por incluir na sua estratégia. Aqui estão alguns dos mais comuns e, possivelmente, alguns dos mais utilizados por especialistas em marketing digital por todo o mundo:

Redes Sociais

Com mais de 3,6 bilhões de utilizadores nas redes sociais a nível global, é fácil entender por que tantas empresas investem em marketing nessas plataformas. Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Snapchat… basta escolher qual a rede sociais que melhor se adequa ao perfil da sua buyer persona para dar início à produção e partilha de conteúdo em cada uma delas (por exemplo, fotos, vídeos ao vivo, vídeos pré-gravados, stories etc).

Abaixo, temos como exemplo a conta da Lush Cosmetics no Instagram. Claramente, trata-se deum perfil “de marca” que complementa as demais ações dentro da estratégia de marketing de conteúdo. Porém, se a página não dissesse "Lush Cosmetics" em nenhum lugar do perfil, os clientes nem perceberiam que o perfil pertence à Lush.

No alt text provided for this image

Neste perfil, há partilhas sobre os produtos da marca, mas tendo sempre como foco as várias maneiras como cada produto pode ser usado, dando destaque a membros da sua ampla base de clientes. Marketing de Contéudo é mesmo isto: mais sobre os interesses do público-alvo, menos (bem menos!) sobre a marca.

Blogging

Os blogs são um tipo poderoso de conteúdo de entrada e permitem muita criatividade em termos de propósito e tópicos. Com um blog, será possível realizar diversas ações como promover outros conteúdos internos e externos e artigos de blog por meio de links, adicionar botões de partilha social e incorporar informações do produto.

No alt text provided for this image

A Expedia tem um blog chamado Out There Starts Here através do qual partilha informações relacionadas a viagens, incluindo recomendações de hotéis, ótimos lugares para visitar e atividades relacionadas a viagens nas quais o leitor/potencial cliente pode estar interessado em fazer através dos serviços oferecidos pela empresa. O blog é sobre a marca e todos os artigos estão relacionados ao objetivo e à missão da empresa que é conquistar mais clientes e aumentar a notoriedade da marca.

Ebooks

Os ebooks são ferramentas perfeitas para geração de leads! Com esse tipo de conteúdo, os clientes em potencial podem fazer download desse material rico depois de preencher um formulário de lead com as suas informações de contato. Eles são geralmente mais longos, mais detalhados e publicados com menos frequência do que as postagens de blog, que são escritas para atrair visitantes para um site.

ebook O Guia Definitivo do Inbound Marketing da RD Station - a Menina Digital

Os ebooks são a próxima etapa no processo de marketing de entrada: depois de ler um blog post, os visitantes podem desejar mais informações sobre o assunto. Acompanho de perto algumas agências de marketing digital que fazem uso desse tipo de marketing de conteúdo com maestria. Acima, o ebook “O Guia Definitivo do Inbound Marketing” da RD Station, um excelente exemplo de como é colocar essa prática em ação.

É aqui que as chamadas à ação (CTAs) farão toda a diferença, direcionando as pessoas a uma lading page contendo formulário de CRM adequado à campanha em questão. E nessa espécie de "transação comercial", se por um lado o potencial cliente consegue fazer download de um conteúdo que ajudar a solicionar um ou mais problemas, por outro lado, a empresa que produz o ebook tem um novo lead para ser trabalhado pela equipe de vendas.

Infográficos

Os infográficos exibem conteúdos, informações e dados em um formato gráfico mais fácil de entender. Com uma mistura de palavras simples, declarações curtas e imagens claras, esse tipo de conteúdo é uma excelente maneira de comunicar informações relevantes para o seu nicho de maneira eficaz. Eles funcionam muitíssimo se pretender esmiuçar um tópico educacional e/ou complexo para que todos os membros da sua audiência possa entendê-lo.

Infográfico com informações sobre funcionamento da Cloud marketplace da IBM - a Menina Digital

Acima, um ótimo exemplo de como um infográfico pode ser utilizado para entregar conteúdo de valor ao seu público-alvo e, ainda, vender a sua marca. Aqui, a IBM criou um infográfico quando lançou o seu Cloud marketplace — um conteúdo gráfico sobre a marca, bem organizado e fácil de ler, que explica claramente o que é o Cloud marketplace e como os clientes podem se beneficiar disso, além de informar como podem começar a usar a nova plataforma.

Marketing de Vídeo

De acordo com uma pesquisa da HubSpot, mais de 50% dos consumidores dizem que querem ver vídeos das marcas com as quais interagem. Além disso, o marketing de vídeo pode impulsionar as conversões, melhorar o ROI e ajudá-lo a construir relacionamentos com a sua audiência.

Muito do conteúdo de vídeo do Dollar Shave Club já se tornou viral, com conteúdos voltados para a marca e com uma dose extra de bom humor. Para se ter uma ideia, o vídeo acima tem mais de 27 milhões de visualizações no YouTube e segue sendo uma case sendo um hit e exemplo a ser ‘copiado’. Graças a essa estratégia de conteúdo, o Dollar Shave Club experimentou um crescimento impressionante, maximizando a notoriedade da marca.

Podcast

Em uma pesquisa de 2020 da Statista, descobriu-se que 37% dos adultos nos EUA ouviram pelo menos um podcast no último mês. Por esse motivo, muitas empresas e meios de comunicação começaram a criar e partilhar os seus próprios podcasts. Esse formato de conteúdo abre larga margem para a criatividade, visto que permite abordar praticamente qualquer tópico.

Como exemplo dessa prática, o Marketing Scoop Podcast da SEMrush, tem muito a nos ensinar, sem dúvida. A cada episódio, aprendemos um pouco mais sobre SEO, publicidade, marketing de conteúdo e cases de sucesso através dos quais os ouvintes podem sempre aprender algo de novo.

Vale lembrar que há outros tipos de conteúdo que podem ser incluídos na sua estratégia de marketing de conteúdo, caso faça mais sentido do ponto de vista da eficácia: Estudos de CasoTemplatesWhite PapersChecklistsWebinars, entre outros. Por isso, pesquise por exemplos práticos e verifique quais deles podem gerar melhores resultados para o seu negócio.

3. Estratégia de Marketing de Conteúdo em 7 Passos

estratégia de conteúdo é a parte do seu plano de marketing que demonstra, de forma consistente, quem é a sua marca e a experiência que ela pretende trazer para o setor no qual está inserida. Ao longo deste artigo, já leu diversas vezes sobre como a aposta no marketing de conteúdo é importante para o crescimento do seu negócio. Assim como também já deve ter percebido que a sua estratégia precisa ter um propósito bem alinhado com os objetivos do seu negócio.

A seguir, alguns passos a serem seguidos para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz:

1º PASSO: Defina objetivos SMART

A primeira coisa a fazer ao alinhar a sua estratégia de marketing de conteúdo é definir objetivos SMART. Esse objetivos deverão ser específicos para o seu negócio e complementar a sua estratégia de marketing como um todo, de acordo com os objetivos da sua empresa. Alguns exemplos desses objetivos:

  • Impulsionar a notoriedade da marca
  • Aumentar a receita
  • Aumentar as conversões
  • Melhorar a fidelidade à marca
  • Aumentar o envolvimento do cliente com a marca
  • Criar relacionamento e confiança entre clientes em potencial e clientes
  • Atrair parceiros estratégicos

2º PASSO: Determine os seus KPIs.

Em seguida, defina os principais indicadores de desempenho (KPIs) para os seus objetivos SMART. Lembre-se de os KPIs são pontos de dados quantificáveis que poderão ser usados para medir o desempenho real em relação ao objetivo inicial. Na tabela abaixo, veja alguns exemplos que poderão ser adaptados à sua estratégia:

No alt text provided for this image

3º PASSO: Defina os tipos de conteúdo.

O próximo passo será escolher os tipos de conteúdos que pretende criar. Para fazer isso, comece por pensar no seu público-alvo e nas buyer personas adequadas à sua marca. Aos responder perguntas sobre o seu público-alvo (como as listas abaixo), será mais fácil definir os tipos de conteúdo mais adequados:

  • Do que o seu público-alvo precisa e o que a sua marca pode oferecer?
  • Quais desafios esse público-alvo visa superar?
  • Por que essas pessoas precisam do seu produto/serviço?
  • Como a sua marca pode ajudá-los a ter sucesso?
  • Em quais plataformas ou redes sociais o seu potencial cliente costuma estar presente?

Em seguida, reveja os vários tipos de conteúdo indicados ao longo deste artigo e decida quais são os formados que melhor se adequam às necessidades do seu público-alvo, bem como aos objetivos do seu negócio.

4º PASSO: Selecione os canais para partilha dos conteúdos.

Depois de decidir os tipos de conteúdo que farão da sua estratégia inbound marketing, é hora de selecionar os canais específicos para a distribuição desses conteúdos: onde pretende partilhá-los? Existe alguma plataforma adequada para a partilha desse tipo de conteúdo? Será distribuído no seu website, nas redes sociais ou em plataformas específicas — como as dedicadas a podcasts, por exemplo?

5º PASSO: Defina um orçamento exclusivo para o marketing de conteúdo.

Pense no tipo de conteúdo que está criando e quais os canais a serem utilizados na distribuição desse conteúdo. Em seguida, faça a si mesmo as seguintes perguntas para determinar o seu orçamento:

  • Será necessário adquirir algum software ou tecnologia para criar o conteúdo (um software de design gráfico como Adobe Photoshop, uma assinatura do Canva Pro, uma câmera para tirar fotos e fazer vídeos de alta qualidade)?
  • Será necessário contratar criadores de conteúdo especializados (como artistas, escritores, editores, designers)?
  • Será necessário pagar por publicidade para partilhar esse conteúdo (social media ads, Google Ads etc)?
  • Será necessário ter acesso a ferramentas ou recursos específicos para aprimorar ou medir resultados específico a depender do tipo de conteúdo?

A partir disso, tente perceber como as suas respostas irão impactar o seu orçamento, seja um aumento ou diminuição do que já havia sido estimado para o marketing.

6º PASSO: Crie e distribua os conteúdos.

A seguir, crie e distribua os conteúdos para que o seu público-alvo possa consumi-lo. Para garantir que está produzindo conteúdo de forma consistente e partilhando-o entre seus clientes e potenciais clientes, aposte em um calendário editorial. Isso ajudará a sua equipe a ficar por dentro de todo o conteúdo que está sendo criado, além de permitir agendar as partilhas com antecedência.

7º PASSO: Analise bem os resultados.

Por último, analise e avalie os resultados obtidos através dos conteúdos produzidos para que possa fazer as alterações necessárias e aprimorar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Para determinar o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo, certifique-se de que está analisar aprofundadamente tanto os objetivos SMART quanto os KPIs.

Para ajudar nesse passo fundamental para o sucesso e aprimoramento da sua estratégia, aqui estão algumas ferramentas úteis para análise dos resultados:

  • HubSpot Marketing Analytics Software: utilize essa ferramenta para medir o desempenho de todas as suas campanhas de marketing em um só lugar, com análises, relatórios e painéis integrados.
  • HubSpot Social Media Management Softwarefacilita publicações de blog posts, landing pages, redes sociais e outros conteúdos com a mesma ferramenta que você usa para construir suas campanhas de marketing.
  • Mentionpermite que marcas e agências monitorem a web, ouçam a sua audiência e façam um gestão das suas redes sociais.
  • SharedCountfornece análises de URL social em que o utilizar insere uma URL e a ferramenta gera uma pequena lista de com que frequência esse conteúdo é apresentado em vários canais de mídia social.
  • Sprout Social: plataforma de gestão e otimização de mídia social que oferece um único hub para publicação, análise e engajamento nas redes sociais.
  • Google Analytics: ferramenta de análise da web gratuita oferecida pelo Google para ajudá-lo a analisar o tráfego do seu site e obter uma compreensão mais profunda do comportamento dos seus clientes.1

4. Mas a pergunta que não quer calar mesmo é: "como o marketing de conteúdo pode beneficiar o meu negócio?"

Um dos motivos pelos quais algumas empresas hesitam em alocar recursos para o marketing de conteúdo é que pode ser difícil entender, verdadeiramente, os benefícios que essa tática pode proporcionar. Para tal, é importante identificar esses benefícios, que podem ser tangíveis e intangíveis.

Benefícios tangíveis:

  • Tráfego de qualidade para o seu website

O tráfego pode ser um benefício óbvio, mas também é um dos mais importantes. Criar conteúdo de qualidade, produzido a partir de uma visão estratégica, trará mais pessoas ao seu site que, consequentemente, serão impactadas — direta ou indiretamente — com informações sobre a sua empresa e os seus produtos/serviços. Lembre-se que objetivo passará sempre converter esse visitante em cliente!

  • SEO aprimorado

As lista com os vários motivos pelos quais o marketing de conteúdo beneficia o SEO é demasiado longa para ser contabilizada em um único parágrafo (este é um tema que, por si só, merece um artigo completo sobre o assunto). Em resumo, um ótimo conteúdo atrai backlinks de qualidade que, por sua vez, dizem ao Google que a sua marca é uma autoridade sobre determinada temática. Tudo pode ser resumido da seguinte forma: sem conteúdo, o que há no seu site para otimizar para os mecanismos de pesquisa?

  • Conversões diretas de clientes

Descrições de produtos bem feitas podem convencer as pessoas de que a sua marca tem um valor único para lhes oferecer e que, de algum modo, o seu produto/serviço é capaz de sana a “dor” do cliente. O resultado a médio e longo prazo será, dentre outras coisas, o aumentando significativo do número de conversões.

Benefícios intangíveis

  • Forte conhecimento da marca

Criar conteúdo de valor significa dar ao seu público algo para falar sobre a sua marca. E quando essas pessoas passam adiante a palavra sobre o seu produto/serviço, estão ensinando uns aos outros sobre o seu negócio, repassando recomendações e backlinks relevantes para o seu site ou perfis nas redes sociais. E essa suporte à sua marca não tem preço!

  • Respeito e admiração dentro do setor no qual atua

O respeito e a admiração do seu público levarão tempo para serem construídos, pois exigem a conquista de confiança. Depois de provar o seu conhecimento e (ainda mais importante) a sua integridade dentro do seu setor, corre o sério risco de se transformar na principal fonte de fidedigna de informação sobre determinada temática. Tenha sempre em mente que a autoridade que ganhar dentro do nicho no qual atua será transferida para os seus produtos/serviços, tornando os clientes muito mais propensos a escolher a sua marca em vez da concorrência.

  • Conversões indiretas de clientes

Se está criando conteúdo que tem como alvo clientes em potencial, está encurtando a distância entre essas pessoas que ainda não conhecem a sua marca e os seus produtos/serviços. O que significa que, cedo ou tarde, é provável que façam uma compra na sua loja online ou contratem o serviço que disponibiliza — mesmo que o seu conteúdo não mencione diretamente o que está vendendo!

  • Colaboração em equipe

marketing de conteúdo é o alicerce seguro sobre qual todas as campanhas de marketing podem ser construídas. A criação de conteúdo oferece uma oportunidade maravilhosa de colaborar com equipes com as quais talvez não converse com frequência. Por exemplo, poderá trabalhar um com designer especializado em UX para criar ilustrações que convertam ou, quem sabe, colaborar diretamente com desenvolvedores de um produto para garantir que o seu conteúdo transmite a informação da maneira mais adequada. As possibilidades são quase infinitas!

Para concluir… garanta maior engajamento com o seu público-alvo através do marketing de conteúdo

Com um marketing de conteúdo eficaz, certamente, será mais fácil alcançar o seu público-alvo e aumentar as conversões. Não há dúvidas de que existem várias maneiras de maximizar o potencial desses conteúdos e gerar mais e melhores resultados. Mas não perca nunca de vista que, desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida, levará tempo, organização e criatividade.

Contudo, desde a construção da base de seu plano de marketing de conteúdo até a escolha de ferramentas para melhor gerir os seu conteúdo, se decidir explorar os recursos identificados neste artigo, criar a sua estratégia daqui para frente será algo, potencialmente, menos complexo. Depois disso, basta aguardar para colher os frutos dos bons resultados!

Conhece alguém a quem esse conteúdo seria incrivelmente útil? Fique à vontade para partilhar esse artigo com quem quiser ou deixe o seu comentário!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital
*Contém insights dos blogs: 
Hubspot e Moz

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você