[ editar artigo]

Qual é o seu gatilho da emoção?

Qual é o seu gatilho da emoção?

 

“Conhecendo nossos gatilhos de emoção, poderemos iniciar ou ampliar o processo de sermos melhores observadores de nós mesmos acertando mais na tomada de decisões”, afirma Laize Barros. - Qual é o seu gatilho da emoção?

Responder a essa pergunta não é fácil!

Primeiro precisamos entender que esses “gatilhos emocionais” são relacionados a memórias, sentimentos, comportamentos, entre outras situações, que causam fortes reações emocionais.

Em síntese, uma resposta mental a determinadas experiências, que tendem a nos impulsionar para agir.

São vários “tipos de gatilhos”, né? E o da emoção, para mim, está ligado a três elementos: empatia, gentileza e genuinidade.

#Empatia de entender as agruras e amores dos outros. Afinal, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é” – cabendo a nós o respeito acima de tudo. E é tão bom quando há reciprocidade e nos percebemos entendidas e abraçada.

#Gentileza - “essa é a razão da simpatia, do poder, do algo mais e da alegria!” – O profeta já dizia #gentilezageragentileza. Não atoa adotei e fui acolhida pela Comunidade Marketing de Gentileza.

E mesmo estando em débito de maior frequência por aqui (assumindo antes que Laís Damasceno puxe a minha orelha), sei que é um ambiente de pessoas que comungam dos mesmos valores que eu: educação, diversidade, pluralidade, fraternidade e, mais uma vez, respeito.

#Genuinidade – eu poderia ter achado uma palavra mais fácil, né? Quero falar de sentimentos e pessoas autênticas, sinceras e espontâneas. Que tenham coragem de assumir seus defeitos (procurando evoluir) e compartilhando o melhor de si. Sorriso que transborda e contagia. E vou jogar aqui o bom-humor, que torna a vida mais leve.

Trazendo para o mundo da Comunicação e do Marketing, um modo de reunir esses três elementos é o #storytelling - A boa e velha contação de história. Quanto mais sincera e espontânea, mais me engaja e envolve.

Adoro uma boa conversa, um texto mais pessoal, mais informal, que aproxima ao ponto de nos tornar cúmplices daquela experiência, pois faz com que a gente se identifique e se conecte.

E isso a gente leva para os relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais também.

Conta para mim: Qual é o seu gatilho da emoção? ❓❔ ❓

A reflexão faz parte do Desafio 03 de 11 do e-book #aprendamaissobrevocê da inspiradora Laize Barros.  Sigo a leitura me dedicando a essa jornada pessoal de #autoconhecimento. 💪🌻 Quem quiser me acompanhar neste processo é só seguir pelo meu feed, que estou compartilhando meu relato pessoal por aqui e lá no meu LinkeIn (@Bianca_Piquet). Será ótima a troca de aprendizados e experiências.

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você