[ editar artigo]

Fique de olho nessas 10 tendências no digital para 2021

Fique de olho nessas 10 tendências no digital para 2021

O ano de 2020 nem passou e já estamos vendo alguns levantamentos do que serão tendências em 2021. E tudo isso, se deve ao fato da pandemia ter tornado, e diria até fortalecido e antecipado, algumas dessas tendências fortes e presentes nesse ano.

As empresas e profissionais que, mesmo depois disso tudo acontecer, não se importar e se ligar nessas tendências a partir de agora, estarão fadadas ao esquecimento e ao não crescimento de sua imagem e resultados no digital.

Não adianta bater de frente e querer ignorar os fatos. As transformações e inovações digitais estão aí, então vamos aproveitar a nosso favor.

Por isso, nesse artigo vou apresentar 10 tendências que considero e acredito que já estão sendo vistas, faladas e utilizadas mas quem em 2021 ganhará força e que você precisa se atualizar desde agora e se destacar entre os demais!

Por isso, todos vocês peguem papel e caneta para anotar as tendências!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  1. LINKEDIN

A maior rede profissional do mundo está a cada dia, crescendo e conquistando mais adeptos no seu uso. Hoje a rede conta com 706 milhões de usuários no mundo e no Brasil, já são 45 milhões de profissionais presentes na rede. E se depender do seu crescimento, até o final de 2020 teremos surpresas com seus novos dados.

Foi-se o tempo e que a rede era vista apenas como um local de publicar currículo. Hoje ela é mais que isso, passou a ser uma rede que contribui e muito para sua marca pessoal e profissional, conteúdo autêntico, networking e carreira.

E devido a pandemia, no que ocasionou, infelizmente, o aumento das demissões, a rede passou a ser o foco e olhar especial na estratégia e presença de grandes marcas e profissionais buscando fortalecer sua imagem, posicionamento, negócios.

Até o final do ano, acredito que a rede cresça ainda mais, uma vez que será intensa a procura das pessoas pesquisando emprego e fortalecendo marca pessoal por meio da rede.

Para você entender a importância que é se fazer presente no LinkedIn, a plataforma foi considerada pelo 4º ano consecutivo, a rede mais confiável entre as demais. Melhor rede para se fazer tomada de decisões e construir uma boa reputação.

Então, minha dica é: COMECE A MARCAR PRESENÇA E COLOCAR O LINKEDIN NA SUA ESTRATÉGIA!

Leia mais: Os 3 pilares que geram resultados e visibilidade no LinkedIn

 

2. COMUNICAÇÃO DIGITAL

Se você não está investindo na sua comunicação digital, você já está perdendo grandes oportunidades no online.

Quando você traz sua comunicação para o digital, você, sua empresa, sua carreira e seu negócio crescem em visibilidade, se posiciona com autenticidade, gera senso de comunidade uma vez que quem gosta da sua comunicação passa a te seguir e te indicar, se aproxima do seu público, gera mais confiança, empatia e aumenta o relacionamento e networking.

Por isso, cada vez mais eu venho defendendo e alertando você, quanto a começar a dar importância para sua comunicação, seus conteúdos, posicionamento digital e presença no online.

A famosa frase do Chacrinha nunca fez tanto sentido nesse momento que é: QUEM NÃO COMUNICA, SE TRUMBICA!

Chacrinha antes mesmo dessa “revolução digital” já nos alertava sobre a importância de se mostrar, de se falar, expressar e claro, se comunicar corretamente para conquistar grandes oportunidades.

E é isso mesmo! Se você não se comunicar de forma assertiva, acessível, autêntica, humanizada e presente, você some do campo de vista das pessoas.

Vale lembrar que a COMUNICAÇÃO foi a habilidade mais exigida e buscada pelas empresas e pelos recrutadores.

Leia mais: Conheça os 8 C’s para uma Comunicação Digital mais eficiente

 3. EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Está aí uma das tendências que tem ganhado força e que em 2021 será importante demais: a experiência do usuário!

Experiência do usuário nada mais é do que você procurar entender e saber o que o usuário deseja com sua marca, de que forma ele está consumindo seu conteúdo, como ele tem aproveitado o espaço para gerar resultados.

Um exemplo de importância de você saber as intenções do usuário com a sua experiência é quando uma plataforma resolve atualizar o seu sistema para melhorar a experiência do usuário dentro da rede, quando um site de compras melhora seu atendimento para gerar mais negócios e vendas devido a experiência bacana que o cliente teve ou quando seu conteúdo é acessível e atrativo, causando assim uma experiência legal de leitura e entendimento.

Tudo que for para melhorar os resultados, a praticidade, a diferenciação e a interação do usuário junto a produto, melhor será a experiência e conquista da marca.

Apostem nessa tendência de entender quem é seu usuário, como ele consome seu produto, de que maneira e a avaliação dele quanto a sua marca.

 4. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

E por falar em experiência do usuário, não tem como não falar na Inteligência artificial que veio para ficar e tem sido aplicada em funcionalidades como chatbots, secretárias virtuais, buscas por voz e análises de programação e de sentimentos.

Apesar de tentarmos evitar a “robotização” nos relacionamentos e atendimentos e saber que o humano prevalece ainda importante para os resultados mais concretos e reais, o uso dos chatbots podem ajudar sim nos resultados junto as marcas.

Como?

  • - Automatizar os atendimentos do suporte com o cliente;
  • - Interações já definidas e personalizadas tornando o retorno mais rápido e prático;
  • - campanhas de comunicação e marketing assertivas;
  • - acesso a grandes dados e processos devido à alta demanda;

Enfim, temos que ter consciência de que as máquinas não irão substituir o humano porque cada um tem sua função e importância durante o processo.

Temos que ver as máquinas como algo que possa nos ajudar a obter resultados práticos, rápidos e de qualidade sem perder a sua essência e proximidade enquanto marca pessoal ou marca -produto- com o cliente, usuário ou audiência.

 5. MARKETING DE CONTEÚDO

Se tem uma ação que nunca deixou de ser tendência, que em 2020 ganhou força e em 2021 irá se destacar é o: MARKETING DE CONTEÚDO.

Em 2020, muitas empresas e pessoas tiveram que começar a dar mais importância e foco nessa ação uma vez que, depois da pandemia, a produção de conteúdo se intensificou e aquele que vem compartilhando conteúdo autêntico, atrativo e de forma assertiva junto a sua audiência, conquistou resultados incríveis no digital.

E em 2021 não será diferente!

A frase: CONTEÚDO É REI, ficou mais evidente e forte com o passar dos dias e com ações vistas no online que quem não tiver uma boa estratégia, planejamento, otimização e marketing de conteúdos, patina de vez.

Saber a diferença e como usar por exemplo, o copywriting, webwriting, UX writing e Marketing de conteúdo, faz uma diferença tamanha.

Principais formatos de conteúdos que vão ganhar força no próximo ano e que você já pode começar a apostar e testar serão: Voz com os podcasts e áudio posts e os já conhecidos e que engajam muito, os vídeos.

Leia mais: 8 estratégias de Marketing de Conteúdo para potencializar seus resultados

6. SEO

E não tem como falar em Marketing de Conteúdo e Digital e não trazer a tendência que tem colocado muitos criadores de conteúdos e profissionais de marketing para se atualizarem e melhorarem o entendimento do uso do Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) ou mais conhecido como SEO.

O SEO são técnicas de otimização para sites e blogs com objetivo de melhorar organicamente, o posicionamento, tráfego, autoridade, conversão e visitas na sua página na internet e com isso, tenha resultados bacanas.

Saber quais melhores palavras-chaves, estratégias, personas, análise de dados, entender o engajamento, suas conversões positivas, usabilidade, imagens que engajam, links e demais ações oferecidas pelo SEO, fará com que você tenha resultados mais assertivos e de maior visibilidade no digital.

7. MARKETING DIGITAL

Muitas pessoas não acreditam no potencial de um bom marketing digital, seu uso dentro as empresas e para sua marca pessoal.

Hoje quem não está aproveitando o poder do online com uma boa estratégia e comunicação está, como se diz no meio digital, deixando dinheiro na mesa.

Você precisa trazer para o online uma boa comunicação e ações de posicionamentos para que você atraia bons negócios e fortaleça sua marca pessoal. Saiba divulgar mais seu produto e serviço, utilize as redes sociais, tenha um planejamento de frequência e consistência, aposte em um site próprio para fortalecer sua marca e negócios, fortaleça seu relacionamento junto a sua audiência e cliente e saiba aproveitar a onde do digital que aqui no Brasil está só engatinhando.

8. E-COMMERCE

Em 2020 esse modelo de vendas pela internet ganhou uma força incrível depois da pandemia. Devido ao isolamento e distanciamento por conta do COVID-19, as compras/vendas pelo digital fortaleceu demais fazendo com que muitas empresas tivessem que se adaptar e reagir ao mercado online.

E mais que de adaptar, muitos empreendedores tiveram que apostar nessa modalidade trazendo sua loja física para o online. Tem casos de empresários (as) se desfazendo dessas lojas in loco e apostando de vez no e-commerce pois uma das vantagens é a diminuição de possível custos uma vez que para quem quer estar nesse modelo, você precisa ter um ambiente para estocar produtos e enviar os pedidos. Por isso, seu investimento tão mais tranquilo para quem deseja começar 2021 empreendendo.

Para você ter uma ideia de como esse modelo de negócio vai ser tendência em 2021, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo, o faturamento com as vendas online subiu 47% nos primeiros seis meses do ano, totalizando 38,8 bilhões de reais. Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020.

Isso significa que o e-commerce brasileiro cresceu no primeiro semestre de 2020 tendo a mor alta nos últimos 20 anos.

9. POSICIONAMENTO E MARCA PESSOAL

Uma tendência que, quem me conhece sabe que venho batendo forte na tecla nesse 2020 e que será forte em 2021: SEU POSICIONAMENTO DIGITAL!

Sim! Quem não entender o poder de um bom posicionamento no digital, vai perder oportunidades.

Posicionamento bacana é aquele que você coloca sua voz, sua opinião, ideias e defesas. É aquele faz com que sua marca seja lembrada, indica e fortalecida pela sua audiência e cliente.

Já dizia Philip Kotler, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

Ou seja, quando você se posiciona, você se destaca, diferencia e faz com que seja a primeira escolha do seu público entre demais opções.

Então, comece agora mesmo a se posicionar, mostrar seu propósito, missão, diferenciação, potencial, habilidades e com isso, tenha os melhores resultados para sua marca pessoal, profissional e institucional.

Leia mais: 7 gatilhos mentais infalíveis que ajudam no seu posicionamento e marketing pessoal

 10. PESQUISA POR VOZ

Assim como eu falei no tópico 4 da inteligência artificial, não tem como abordar a grande tendência que vem ganhando força e que em 2021 terá aumento tanto em compras quanto nas buscas: a pesquisa por voz!

Essa tendência é uma forma de buscar resultados por meio de palavra-chave em mecanismos de busca direcionando sua pesquisa a um dispositivo como smartphones e assistentes virtuais ativados a esses dispositivos.

Muitas pessoas já tem utilizado assistentes como por exemplo, Siri e Alexa para fazer sua pesquisa por voz.

Essa maneira de busca vem como objetivo de deixar mais prático e acessível na hora de uma pessoa realizar as pesquisas utilizando a voz em vez do teclado. Outro motivo que leva a ser tendência, é que o aumento do uso do mobile – ou seja, dispositivo móvel – cresceu e fez com isso, ultrapassasse o número de uso dos dispositivos como notebook e tablets.

Um fato importante no uso dessa tendência é a acessibilidade e que me fez lembrar da palestra do especialista Edney Interney Souza para o RD Summit de 2019 onde ele apontava essa reflexão de que a “era da voz” estava se fortalecendo.

O tema da palestra foi “O fim da era dos likes e o início da era da voz” e onde ele reforça a tendência ser mais inclusiva para pessoas com deficiência visual e facilitar na hora da pesquisa.

Mais prático, rápido e inteligente na sua busca.

_______

Como você pôde observar, muitas tendências de 2021 já estão sendo utilizadas agora em 2020. O motivo: a pandemia acelerou sim as transformações digitais, inovações, possiblidades e oportunidades dentro do online.

O ano de 2021 já chegou antes mesmo de fecharmos esse 2020 estranho, incerto, adaptável e cheio de possibilidades. Agora é com você colocar essas tendências para jogo e começar a ter resultados no digital.

Tem mais alguma tendência que você acredita que será sucesso em 2021?

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Alessandra Frazão
Alessandra Frazão Seguir

Uma estrategista em Comunicação e Marketing Digital que acredita que comunicação é mais que comunicar. Comunicação é saber se conectar, transformar, influenciar e com isso fazer a diferença na vida das pessoas. Vem comigo! :D

Ler conteúdo completo
Indicados para você