[ editar artigo]

12 Ferramentas Online Gratuitas para Ajudar na Criação de Conteúdo Visual

12 Ferramentas Online Gratuitas para Ajudar na Criação de Conteúdo Visual

Não há dúvidas de que vivemos em uma era visual, não é mesmo? Isso significa que se você não tem uma estratégia de criação de conteúdo visual, muito provavelmente está perdendo o seu público para a concorrência que esteja atenta a essa tendência.

Se você pretende se manter à frente do jogo do marketing digital, irá precisar investir na produção de conteúdo visual. Mas nem todo mundo é um gênio do design (e me incluo nessa lista), compilei esta lista com 12 ferramentas online gratuitas para ajudar na criação de conteúdo visual.

A popularidade do conteúdo visual veio com o advento redes sociais. Não há como negar o fato de que a taxa de engajamento nessas plataformas com conteúdo visual é muito maior.

Aliás, o conteúdo visual é altamente crucial para o marketing digital, o que significa que adicionar recursos visuais à sua estratégia de marketing pode transformar uma boa estratégia em uma incrível. De acordo com Jeff Bullas, o aumento do conteúdo visual se deve ao fato de que as pessoas agora estão usando a internet em seus smartphones e tablets.

Confira as 12 ferramentas online gratuitas para criação de conteúdo visual!

1. Adobe Spark

Adobe Spark é um software de criação de conteúdo rápido que permite combinar facilmente texto, imagens e conteúdo de vídeo para uma melhor narrativa online.

No alt text provided for this image

2. BeFunky Graphic Designer

Se você está procurando uma maneira de criar colagens e outras fotos rapidamente, o BeFunky Graphic Designer pode ajudar. Você também pode fazer cartões, banners, brochuras e pôsteres com este pacote de software de criação de conteúdo rápido.

No alt text provided for this image

3. Canva

Canva é uma de nossas ferramentas favoritas, tornando mais fácil criar e editar imagens personalizadas para compartilhar nas redes sociais, ilustrar postagens de blog e muito mais. É uma ferramenta essencial de marketing de conteúdo para muitos profissionais.

No alt text provided for this image

4. Fotor

Procurando por edição de fotos, efeitos fotográficos e retoque de imagens? Experimente os modelos e ferramentas do Fotor para facilitar o design gráfico.

No alt text provided for this image

5. Image Quote

Como o nome sugere, Image Quote (anteriormente conhecido como Instaquote) visa ajudá-lo a criar gráficos de citações adicionando palavras às imagens. Este é um aplicativo móvel, disponível para iOS e Android.

No alt text provided for this image

6. Pablo

Se você está procurando ferramentas de criação de conteúdo para mídias sociais, Pablo, da Buffer, é uma boa escolha. Facilita a combinação de belas imagens com texto e inclui filtros. Você também pode adicionar seu próprio logotipo.

No alt text provided for this image

LEIA TAMBÉM: 45 Bancos de Imagens Grátis e de Qualidade para Uso Pessoal e Comercial

7. Photo Collage

Photo Collage abre com uma tela em branco onde você pode adicionar suas fotos e organizá-las. Você também pode adicionar texto. Inclui uma ferramenta útil para criar sua colagem automaticamente se você não quiser o incômodo de organizar as imagens sozinho.

No alt text provided for this image

8. Pixlr

Pixlr é outra ferramenta útil de criação de conteúdo gratuito, sendo uma ferramenta rápida para adicionar filtros divertidos. O Pixlr Express, que inclui mais edição de imagem, enquanto que o Pixlr Editor completo possui muitas das funções de um software profissional de edição de imagens como o Photoshop.

No alt text provided for this image

9. Quotes Cover

Você não precisa fazer login ou se inscrever para usar o Quotes Cover. Esta ferramenta gratuita de criação de conteúdo digital permite que você crie facilmente gráficos de cotações online. E você pode usar seus designs como ponto de partida, tornando o processo bem rápido.

No alt text provided for this image

10. Quozio

Quozio é outra ferramenta para ajudá-lo a acelerar a criação de conteúdo para mídia social, facilitando a criação de gráficos de citações. Basta inserir seu texto em uma caixa, dizer quem o disse, e logo você terá muitas opções com diferentes fundos e fontes. Os botões de compartilhamento estão disponíveis logo abaixo, o que mantém o processo simples.

No alt text provided for this image

11. Snappa

O próximo item em nossa lista de ferramentas gratuitas de marketing de conteúdo é o Snappa. Este aplicativo da web é um editor de imagens de arrastar e soltar completo, que permite adicionar e editar efeitos com um controle deslizante. Você pode carregar seus próprios gráficos e salvar designs em pastas.

No alt text provided for this image

12. Stencil

Stencil otimiza a criação de conteúdo para redes sociais. Essa ferramenta rápida e simples permite combinar facilmente fotos, ícones e muito mais para criar as suas próprias imagens. E também inclui diversos templates e modelos gráficos para citações.

No alt text provided for this image


Mas o que torna o conteúdo visual tão necessário em uma estratégia de marketing digital?

Existem estudos que mostram que demora cerca de 8 segundos para um visitante decidir se gosta ou não de uma página web. Você acha que um conteúdo bem escrito pode ser lido em tão pouco tempo? Não, apenas uma imagem bem trabalhada pode ter um efeito atrativo para o visitante ler mais.

Uma imagem vale mais que mil palavras. E, quando se trata de negócios online, uma imagem poderosa é uma ferramenta incrivelmente eficiente para um indivíduo e também para uma empresa. Isso não é tudo; existem vários outros motivos pelos quais o conteúdo visual é tão importante. Vamos dar uma olhada.

O cérebro concebe um visual mais rápido do que qualquer outro tipo de conteúdo

Um cérebro humano pode processar uma imagem em apenas alguns milissegundos; portanto, o uso de recursos visuais eficazes certamente despertará o interesse dos visitantes e aumentará o engajamento rapidamente. Isso é altamente benéfico quando se trata de enviar a mensagem no menor tempo possível. Estudos também provaram que

  • Nossos olhos podem registrar mais de 36.000 mensagens por hora que respondem por 10 visuais por segundo.
  • Mais de 90 por cento das informações que são transmitidas ao cérebro são visuais
  • Quando se trata de processar informações, um cérebro pode processar conteúdos visuais 60.000 vezes mais rápido do que qualquer texto.

No alt text provided for this image

Crédito da imagem: FATbit Technologies

Essas figuras destacam claramente a importância dos recursos visuais para o cérebro humano. À medida que os usuários acessam mais e mais informações, você tem apenas alguns segundos para chamar a atenção dos usuários. A melhor maneira possível de fazer isso é usar recursos visuais em seu conteúdo.

LEIA TAMBÉM: 45 Bancos de Imagens Grátis e de Qualidade para Uso Pessoal e Comercial

Para concluir...

Estudos de marketing mostraram que recursos visuais como fotos, vídeos, infográficos etc. são o núcleo de como uma história de marca é comunicada à base de usuários-alvo. Para garantir que o público absorva sua mensagem completamente, você deve aproveitar ao máximo o conteúdo visual.

Como acontece com qualquer tipo de conteúdo, é a substância que conta. No entanto, o estilo em que o conteúdo é exibido torna-o mais agradável!

Os tempos mudaram e apenas focar no conteúdo textual para compartilhar informações não é suficiente nos dias de hoje. Na era atual, ter uma estratégia de marketing de conteúdo completa, enfatizando o conteúdo visual é o caminho a percorrer.

Conhece alguém a quem esse conteúdo seria incrivelmente útil? Fique à vontade para partilhar esse artigo com quem quiser ou deixe o seu comentário!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você