[ editar artigo]

Uma ferramenta gratuita para você conhecer o seu público na hora de produzir conteúdo

Uma ferramenta gratuita para você conhecer o seu público na hora de produzir conteúdo

Conhecer o seu público é um dos principais pontos para  gerar conteúdo que agrega valor para o outro, além de estabelecer conexões genuínas no seu processo de comunicação.

Uma das formas de conhecer os hábitos, necessidades e desejos do seu público, são as pesquisas.

Mas, muitas vezes falta tempo para você fazer isso da maneira mais adequada, que é montar um questionário, enviar, fazer acompanhamentos, apurar os dados.

Ou quando você arranja tempo e consegue montar sua pesquisa no "Forms" (Formulário do Google) ou em qualquer outra plataforma, nem sempre as pessoas têm disposição de respondê-las, não é mesmo?

Uma alternativa para isso é usar outras ferramentas, como o site “Answer the Public” (Pergunte ao público), em que é possível fazer uma busca gratuita por dia.

O que é?

É um site que se baseia nos dados de busca do Google para mapear palavras-chave mais procuradas pelos usuários na web.

É um recurso muito útil, pois diariamente milhares de pessoas estão perguntando ao Google como resolver dúvidas, como fazer algo ou até mesmo buscando conselhos para seus  anseios e receios mais profundos. Isso significa que ali é uma fonte muito rica de dados.

O "Answer the public" até se intitula como uma ferramenta de "escuta social" (social listening), ou "ferramenta de escuta de pesquisa para o mercado e clientes" (search listening tool for market, client).

E inclusive defendem a relevância de também se trabalhar com esses dados, colhidos no Google, além dos dados provenientes de análise das mídias sociais.

Para eles, os dados coletados nas mídias sociais são importantes, mas podem não refletir necessariamente a verdade sobre o seu público, já que as pessoas podem apresentar o que lhe convém:

"A tendência predominante na escuta de pesquisa é que as pessoas são muito mais sinceras sobre o que realmente pensam e sentem quando digitam consultas nos mecanismos de pesquisa.

No Search Listening ™, falamos muito sobre como o Google é um moderno confessionário, onde as pessoas revelam suas ansiedades pessoais e pensamentos secretos. Ter acesso a esses dados pode nos mostrar o que realmente está acontecendo por trás da 'ilusão' da mídia social."

(Trecho traduzido livremente do artigo  "Search listening vs social media listening" - Escuta de pesquisa versus escuta de mídia social no blog do site Answer the public).

O que é muito interessante, pois "escutar o outro" no processo de comunicação, no sentido real ou figurado, é um passo crucial para que o real diálogo e conexão entre as partes se estabeleça de maneira autêntica,  diminuindo possíveis ruídos de comunicação. 

Gif animado de um macaquinho de pelos amarelados e pelos azuis ao redor olho, em posição horizontal. Logo da BBC América no canto inferior direito

Crédito: Giphy

Como funciona?

Você só tem que digitar uma palavra-chave, selecionar o país e idioma (tem Brasil e Portugês ✌️) e então clicar no botão “search” (procurar).

Depois de uns segundos, o site identifica as principais “dores” ou problemas do seu público relacionado ao assunto que você digitou.

Os resultados são apresentados em forma de perguntas relacionadas à palavra-chave  e categorizados em - por quê, o quê, como, onde, quando, entre outras categorias.

Dá uma espiada nesse exemplo em que usei a frase "marketing digital" na busca! 😉

Frase Marketing digital ao centro e em volta, em círculo, várias perguntas de categorias como Qual, Por quê, Onde, Quem, Quando etc

Isso traz uma nova perspectiva para você entender o seu  público - necessidades, dores, atitudes, pensamentos, comportamentos, sentimentos diversos como receios, aspirações e por aí vai.

Acaba sendo um baita ponto de partida e aliado para você:

👉 Planejar e produzir conteúdos mais assertivos, ou seja, com maior probabilidade de engajamento, pois vão se aproximar dos anseios do seu público - o que ele deseja e precisa.

👉 Escrever com mais segurança sobre assuntos de real interesse de sua audiência, o que facilita você agregar a sua visão pessoal, com base em sua vivência, que é única e que pode fazer a diferença na vida do seu público.

Enfim, usar esse recurso acaba sendo muito útil e estratégico e nem precisa chamar um super-herói para te ajudar viu? 😄

Eles aconselham, porém, que você recorra a essa pesquisa de tempos em tempos, pois assim como o mundo não para de se transformar, o seu público também se transforma o tempo todo.

Como você faz para conhecer o seu público? Me conta?

 

Crédito da imagem de capa: Gif do Giphy

Descrição da imagem de capa: Gif animado do ator Christopher Reeve  interpretando Super -homem, flutuando no ar e olhando para os lados e para cima.

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você