[ editar artigo]

Escaneabilidade: 6 dicas para você otimizar os seus textos na internet

Escaneabilidade: 6 dicas para você otimizar os seus textos na internet

Você sabe o que é escaneabilidade? Vou logo entregar o ouro! Escaneabilidade é escanear + habilidade. O quê? E o que isso tem a ver com o processo de escrita? Segue comigo que vou te explicar de modo bem objetivo e dar 6 dicas para otimizar os seus textos na internet.

Esse termo é relativamente novo e ainda nem figura na maioria dos dicionários contemporâneos. Mas consultando 3 termos de forma independente conseguimos ter uma boa noção de seu significado.

es·ca·ne·ar

  • Escanear é fazer a varredura de algo utilizando um escâner (scanner). Digitalizar algo (documento, página impressa, desenho, manuscrito etc.) com o auxílio de um escâner que, por sua vez é um dispositivo que examina ou efetua a varredura de uma imagem com um feixe de luz e codifica suas características.

var·re·du·ra

  • Em sentido figurado, varredura é fazer um exame minucioso, a fim de encontrar algo previamente determinado; esquadrinhar, rastrear.

Um exemplo: Varreu o artigo online, a fim de descobrir como usar recursos de escaneabilidade em seus próprios textos.

ha·bi·li·da·de

  • Essa palavra já está super inserida em nosso cotidiano e vem apenas para concluir o sentido da junção das palavras. Habilidade é o conjunto de qualificações para o exercício de uma atividade ou cargo; suficiência.

Reunindo os conceitos, Escaneabilidade é uma habilidade associada a leitura e a escrita. A leitura dinâmica em que ao varrer os olhos ao longo do texto a pessoa já consegue perceber seus principais tópicos e contextualizações. E a escrita também ao adotar essas técnicas de redação na construção do texto visando a otimização da experiência do público leitor.

Vamos às dicas...

Estratégias de escaneabilidade para escrever textos mais atraentes

Arte que simula uma página de busca da internet. A procura é pela palavra escaneabilidade.

Parágrafos curtos

Períodos de 5 a 8 linhas. Essa é a média das indicações para o tamanho dos parágrafos. Considerando aqui um texto escrito no computador com fonte padrão de tamanho 10 a 12. Essa formatação fará seu texto ser diagramado em pequenos blocos de texto, deixando um cenário geral mais limpo e uniforme.

Listas, tópicos, marcadores

Crie tópicos para elencar e enumeras suas ideias. Os marcadores estilizados podem ajudar a deixar mais atrativos. Esse recurso é conhecido também pelo termo “bullet points”, que seriam pontos, pílulas de informações precedidas graficamente por um símbolo de marcador para ênfase.

Use para concatenar ideias, para trazer a noção de gradação, para resumir seu conteúdo... As possibilidades são múltiplas.

 

Negrito ou Itálico

Esses recursos de formatação são os mais indicados para destacar palavras no seu artigo. Chama a atenção sem desvirtuar a diagramação editoração geral do texto.

Evite o uso excessivo de palavras em caixa alta (Caps Lock). Ele pode ser interessante quando quiser chamar bastante ATENÇÃO para aquele assunto, mas seu uso exagerado pode dar a sensação DE QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO.

 

Títulos, Subtítulos e Intertítulos

  • Títulos – Escreva uma frase curta, objetiva e que crie expectativa no leitor para o tema a ser tratado. Entre as estratégias: ele deve prometer uma entrega. Instigar um questionamento. Provocar reflexão.
  • Subtítulos (linha-fina) – Igualmente breve e preciso. Um desdobramento do título principal. Algo que retome ou complemente a ideia central do título.
  • Intertítulo: É um título ainda mais curto, uma palavra-chave a ser comentada. Ele vai destacar a ideia do próximo parágrafo e alimentar a diagramação dos blocos, como vimos em estratégias anteriores.

 

Links

Link também é termo comum no mundo online. Mas você sabe o quanto esse recurso digital ele pode ser valioso e estratégico? Use-o para criar vínculo com outros textos de sua autoria, que venham a agregar ao assinto atual que você está tratando. Pode uma hiperligação para um conteúdo de parceiros ou no qual você tenha recebido citação.

 

Imagens, Áudios, Infográficos, Vídeos...

Os recursos não-verbais ajudam a quebrar o marasmo da leitura, trazem o elemento da novidade, despertam um novo olhar, um novo recurso cognitivo. Os memes estão em alta e são bem-vindos, dependendo da seriedade do assunto.

Ah! Não esqueça de renomear esses arquivos com palavras-chaves relativas ao seu conteúdo.

Pensando na acessibilidade do conteúdo, faça a descrição visual do que a imagem está retratando, sempre que a plataforma de publicação disponibilizar essa ferramenta. É um ótimo e gentil modo de democratizar o seu conteúdo e a internet.

 

Gostou das dicas? Simples e práticas, né?

E o melhor, elas ajudam a Otimização para Motores de Busca, o famoso SEO (Search Engine Optimization). Maravilha, né?

Além de favorecer a leitura direta do usuário, a escaneabilidade favorece o posicionamento de sua página e site nas páginas de resultados de busca.

Por consequência, seu texto será capaz de gerar mais conversões, seja o seu objetivo captação de leads / contatos, agendamento e venda de produtos e serviços, visibilidade e engajamento etc.

Um celular tem sua tela voltada para cima e nela aparecem gráficos e a expressão SEO Traffic, referindo-se à análise de tráfego nas páginas de busca da internet. Uma lupa se move simbolizando fazer a escaneabilidade do conteúdo. Nuvens ao entorno simbolizam de forma figurada conteúdos da internet. Artigo: Bianca Piquet.

Deixe aqui seu like para engajar essa dica!

#escritacriativa #produçãodeconteúdo #redação #jornalismo #comunicação

 

Esses artigos podem te interessar:

Técnicas de Redação Jornalística para textos mais atraentes e objetivos

Estratégias de comunicação persuasiva

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você