[ editar artigo]

5 ensinamentos que me ajudaram a produzir textos inspiradores

5 ensinamentos que me ajudaram a produzir textos inspiradores

Desde nova, eu sabia da minha grande paixão pela escrita. Era aquela criança que escrevia poemas, letras de músicas, montava roteiro de filmes (quase uma diretora de cinema, rs!) e por aí vai. 

Os anos foram passando (voando!) e a cada dia eu tinha mais certeza que iria trabalhar com algo relacionado a escrita. O resultado não poderia ser diferente: aos 17 anos, consegui meu primeiro trabalho freelancer como redatora. Uma experiência única e incrível que me fez ter certeza de onde eu quero chegar.

Aquilo que dizem de “amar o que você faz” não é mentira não, viu? Comecei a estagiar como Social Media aqui no Marketing de Gentileza há quase 10 meses e aprendo diariamente, o que me incentiva a cada vez mais colocar todo meu empenho e carinho em tudo que faço.

Apesar de ser aquela pessoa que adora escrever, nos últimos meses percebi que estava me dedicando muito a aprender sobre técnicas e estratégias, mas não colocava nada em prática. Quando a Comunidade MDG nasceu, eu percebi que era hora de deixar de lado a vergonha e começar a praticar minha produção de textos!

Por isso, hoje eu tô aqui para compartilhar com você 5 ensinamentos que me ajudaram a produzir textos inspiradores quando comecei. Bora conferir?

#1 Antes de tudo, planeje!

O primeiro passo para começar a produzir seus textos é pensar nas pautas e no seu calendário de conteúdo. Não comece querendo produzir mais do que você consegue, seja realista! Não poste apenas por postar. Pense em temas estratégicos dentro do seu nicho e monte um cronograma.

#2 Faça rascunhos e anote tudo que vier a mente

Tem gente que acha que fazer rascunho é perda de tempo. Particularmente, eu acredito que é sempre bom deixar as ideias correrem soltas, até mesmo para dar tempo de “maturar” cada uma, sabe? 

Depois disso, você pega tudo que escreveu e adapta de acordo com cada “requisito”: 

  • Isso se encaixa no que você aborda? 

  • O seu público gostaria de saber disso?

  • Qual mensagem você quer transmitir com esse conteúdo?

#3 Busque sempre ter referências 

Quando você se sentir sem criatividade as suas referências irão te inspirar e, provavelmente, te ajudarão a criar um conteúdo autêntico sem pirar. Por exemplo, eu amo buscar referências em filmes, vídeos no Youtube e nas conferências do Ted Talks. 

Você pode listar suas próprias fontes de inspiração, organizá-las e buscar, pelo menos uma vez na semana, extrair o máximo que conseguir de cada conteúdo.

#4 Coloque a sua essência em tudo que você produz

Valorize aquilo que te torna única! Pode parecer bobo, mas preste atenção: não há nada mais prazeroso que sentir aquela identificação com uma pessoa e com sua história, ainda que no digital.

Colocar a sua essência é encontrar um jeitinho de mostrar quem você é nos seus textos, usando palavras que você usa no dia a dia, escrevendo de forma que seu público entenda e que crie aquela vontade de te acompanhar de pertinho.

O conteúdo humanizado é a melhor maneira de fazer isso! Ele se aproxima ao máximo de uma conversa espontânea, aquela bem gostosa, sabe? E cria conexões fortes entre você, seu público e seu texto!

Ele vai te ajudar a se diferenciar da multidão nesse mundão digital, além de deixar a sua produção muito mais prazerosa de ser feita.

#5 Não deixe o medo ser maior que você

Por último, mas não menos importante: o medo! Sim, precisamos falar dele. Sabe aquele medo que trava, que paralisa, e que te impede de simplesmente apertar um botão e publicar aquele post que você se dedicou tanto em produzir? Pois é, assim não dá! 

Eu sei que bate aquele pensamento de “e se as pessoas não gostarem?” ou “e se ninguém responder nada” e, olha, tá tudo bem se isso acontecer. O que você não pode é deixar de postar, pois assim você nunca terá resultado e nunca saberá onde pode melhorar. Então vai com a cara e a coragem, vai com o medo mesmo, põe suas melhores intenções e aproveita o processo!

Sei que tudo isso pode parecer confuso, distante e trabalhoso no começo, mas com o tempo e com muita determinação, tenho certeza que você vai pegar o jeito!

Ah, tenho uma última dica para te dar: o curso de Criação de Textos Inspiradores para Redes Sociais foi essencial para me ajudar a destravar e virar a chave sobre a minha percepção do que é um conteúdo de valor e como ele pode agregar, tanto para você quanto para seu público. Se você está sentindo que precisa disso também, te indico muuuito fazer esse curso! 

Eu poderia ficar aqui falando por mais um bom tempinho, mas acredito que esses ensinamentos serão valiosos para você como foram para mim. :)

Espero que eles tenham feito sentido para você e que te ajude a criar textos inspiradores!

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Luiza Mose
Luiza Mose Seguir

Entusiasta da vida e publicitária curiosa. Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRJ e estagiária de Marketing Digital aqui no Marketing de Gentileza! Acredito que a colaboração é a melhor forma de construir um mundo mais humano. Bora?

Ler conteúdo completo
Indicados para você