[ editar artigo]

Empatia: ações de grandes marcas que estão sendo admiradas durante a pandemia!

Empatia: ações de grandes marcas que estão sendo admiradas durante a pandemia!

No início do ano, ninguém estava preparado para o que estava por vir — e isso não foi diferente para as grandes empresas.

Empresas de todos os portes e segmentos tiveram que criar estratégias para se adaptar à situação  para compreender as necessidades dos consumidores e se posicionar de maneira inteligente.

Se antes já não estava claro, agora muitas companhias perceberam que precisam ir além de entregar um produto ou serviço para o consumidor. É muito mais sobre relacionamento do que um “simples” ato de compra.

O momento é de cuidado e colaboração, e grandes marcas também estão envolvidas nesse processo.

Nós, consumidores, estamos mais preocupados em saber o que as empresas estão fazendo para ajudar e transformar o mundo do que ver iniciativas com forte apelo comercial.

Como uma boa dose de empatia e gentileza nunca é demais, resolvi separar algumas ações de grandes marcas que estão dando show de posicionamento durante a pandemia. Vamos lá?

#1: Latam Airlines e Airbnb

A Latam Airlines ofereceu transporte aéreo gratuito para os profissionais da saúde envolvidos no combate à Covid-19. Além disso, eles também terão direito a receber 1000 pontos no Latam Pass, programa de passageiros com benefícios exclusivos.

O Airbnb também mostrou sua iniciativa oferecer estadia gratuita ou financiada para os profissionais que estão trabalhando no atendimento direto aos pacientes com o vírus e, que por este motivo, optam por não retornarem aos seus lares. 

#2: Netflix

A Netflix foi uma das empresas que teve maior crescimento durante a pandemia. Com o aumento no número de consumidores, a plataforma de streaming precisou se adaptar e realizar ajustes na qualidade da transmissão para evitar a sobrecarga das redes de internet.

Além disso, a Netflix é um grande exemplo de marca humanizada. Durante a pandemia, ela vem ganhando destaque e se tornando muito popular nas redes sociais. Como exemplo, sua conta no Twitter é uma das mais seguidas do Brasil. Por lá, ela indica séries e filmes, informa os lançamentos do mês da plataforma e até opina sobre ações de marketing de outras marcas.

#3 Magazine Luiza

A empresa já possui um histórico de apoio à ações sociais e durante a pandemia reforçou de forma inovadora por meio do lançamento da plataforma Parceiro Magalu. A iniciativa visa ajudar pequenos varejistas e profissionais autônomos a manter seus negócios. 

A plataforma inclui duas opções de negócios digitais: uma voltada para cadastro de pessoas jurídicas, que podem vender seus produtos no site da Magazine Luiza e outra para pessoas físicas, que podem ganhar uma renda extra ao vender os produtos da rede varejista com comissões. 

#4 Nivea

Uma ação simples, porém que me tocou muito. A Nivea criou uma edição especial do Nivea Creme, famoso pela embalagem de lata azul, para presentear médicos e enfermeiros em todo o mundo. 

Como a higienização com álcool em gel e o uso de equipamentos de proteção causam o ressecamento da pele, a empresa busca oferecer uma hidratação prolongada para os profissionais da saúde através da doação do creme.

Segundo a marca, a ação é um gesto de reconhecimento aos profissionais que estão na linha de frente. A embalagem da edição especial leva a frase “Obrigada!".

Empresas que realizam ações de impacto social podem fazer a diferença na vida das pessoas e ficam guardadas na memória dos consumidores.

Você conhece outra empresa está causando impacto positivo?

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Luiza Mose
Luiza Mose Seguir

Entusiasta da vida e publicitária curiosa. Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRJ e estagiária de Marketing Digital aqui no Marketing de Gentileza! Acredito que a colaboração é a melhor forma de construir um mundo mais humano. Bora?

Ler conteúdo completo
Indicados para você