[ editar artigo]

Entenda por que emojis e emoticons são mais que um recurso "bonitinho" para sua comunicação escrita

Entenda por que emojis e emoticons são mais que um recurso

 

Quem nunca usou essas carinhas e ícones 👏🏻🎁💐🎂😘😍🎉🎊 <3, =D para desejar um Feliz Aniversário? Desde que passei a usar smartphone e as redes sociais com mais frequência, esse novo “alfabeto” se incorporou na minha rotina e aposto que na sua também. Estou falando dos emojis -  😉 - e dos emoticons :);-D <3.

São essas carinhas e símbolos que ajudam a tornar a comunicação mais informal e descontraída, sintetizando emoções ou situações e agilizando respostas, o que é muito característico e até certo ponto desejável no ambiente digital.

Além disso, podem economizar espaço e ter uma grande eficiência na comunicação por escrito, seja em e-mails, mensagens de WhatsApps, posts, etc. Popularmente, costuma-se dizer que “uma imagem pode valer mais do que mil palavras”, não é mesmo?

Porém, como tudo nessa vida, dependendo do uso que você faz, seja dos emojis ou dos emoticons, isso pode ajudar a se comunicar melhor com seu leitor ou não.

Esses recursos podem aproximar mais você do seu leitor, dando uma carga a mais de emoção às palavras escritas e gerando mais interação, empatia e humanização. Ou, no extremo oposto, te distanciar e até mesmo gerar os tais ruídos de comunicação.

Os desafios da comunicação escrita

Na escrita, você não tem o tom de voz e a linguagem corporal, que inclui expressões faciais, e que ajudam muito na hora de você se comunicar.

Você também não sabe quando o receptor ou destinatário da mensagem irá acessar a mensagem. Isso se chama “assincronicidade” que literalmente quer dizer “falta de sincronia”, ou seja, aquilo que não ocorre simultaneamente: você envia a mensagem e não tem, necessariamente, uma resposta imediata.

A pessoa que recebe a mensagem irá ler no tempo dela. Difere da comunicação síncrona, como, por exemplo, a que ocorre em reuniões, on-line ou presenciais, telefonemas e conversas e onde você pode interagir de bate e pronto com o outro.

Então, se você quiser que o leitor entenda e bem a sua mensagem escrita, você tem que escolher muito bem as palavras, escrever de maneira clara e objetiva, e obviamente, dessa forma, você também diminui os riscos de mal-entendidos.

Mas, todas essas características da comunicação escrita acabam se tornando desafios. Pois, nem sempre você consegue ser claro, se fazer entendido e que dirá estabelecer uma real conexão com o outro.

Nesse ponto, os emojis e emoticons podem significar aquela força extra, amenizando as limitações da comunicação escrita.

Crédito: Crédito: Aleepiskin no Canva.

Emoticons e emojis são uma nova língua?

A linguagem é um sistema de sinais, signos ou símbolos usados para comunicar e expressar ideias, pensamentos, sentimentos, desejo etc.

Há duas categorias de linguagem - a verbal, que usa palavras para comunicar, sejam elas escritas ou faladas, e a linguagem não verbal, que abrange gestos, sons, imagens, desenhos, expressões faciais, cores.

Existe cerca de 7 mil línguas faladas no mundo todo. E as línguas são um organismo vivo, em constante mudança, e algo típico do ser humano. Conforme a Enciclopédia Britânica:

 “Língua, um sistema de símbolos convencionais falados, ou escritos por meio dos quais os seres humanos, como membros de um grupo social e participantes de sua cultura, se expressam.”

Isso significa que emoticons e emojis não são considerados uma língua, mas uma linguagem.

São recursos típicos da comunicação digital que trazem um tom de oralidade e informalidade que quebram o gelo e humanizam o texto, traduzindo de maneira mais explícita a real intenção do emissor da mensagem.

De onde surgiram os emojis e emoticons?

Emoticons

A palavra "emoticon" vem das palavras em inglês emotion (emoção) e icon (ícone).

São símbolos feitos de sinais de pontuação ou letras e números e servem para representar sentimentos ou a expressão facial de quem escreve. Também funcionam para trazer um tom mais simpático e humano aos textos escritos, melhorando, muitas vezes, a experiência de quem lê:

Tabela de emoticons e seus significados

Fonte: Tabela criada com base nesse site https://bit.ly/38ypEX0

A primeira pessoa que usou os emoticons :-):-( , sugerindo a expressão de emoções, foi Scott Fahlman na Carnegie Mellon University (EUA), em 1982. Mas há outros registros do uso desses símbolos, conforme a Wikipédia.

Nesses links você pode consultar uma lista desses símbolos gráficos e, em geral, com seu emoji correspondente:

👉 Emoticonr

👉 Lista de emoticons

👉 Fsymbols -nesse site você pode encontrar diversos símbolos e caracteres especiais para uso em seus textos on-line, além dos emoticons. Aliás, eles não fazem distinção entre emojis e emoticons. Todos os símbolos são referidos como emoticons. Veja como usar alguns dos seus recursos nesse post da minha xará, Vera Helena Muniz Sichetti. ≧◠‿◠≦✌

Emojis

Segundo o MLabs essa linguagem típica do marketing digital, teve seu boom com o WhatsApp e quem usa muito as redes não abre mão desse recurso.

“Emoji”, é um termo que vem do japonês – “e” significa imagem e “moji” que quer dizer “letra”. São símbolos que indicam uma ideia, uma palavra ou frase, animais, plantas, comida, clima ou estados emocionais. ✍ ✈🎧💰🙈🎄 🍒 ⚡

Foi criado pelo japonês Shigetaka Kurita que trabalhava em uma companhia de telecomunicação nos anos 90.

Em entrevista para a CNN ele mencionou que se inspirou na cultura japonesa como mangás que são histórias em quadrinhos em estilo japonês e pictogramas ou imagens que representam um objeto, som ou ser vivo.

Ele tinha um problema. A empresa para qual ele trabalhava, a NTT DoCoMo, tinha um sistema de e-mail, porém restrito a apenas 250 caracteres. Então, criar os emojis foi uma forma de driblar essa limitação, dizendo mais com menos, entende?

E sua criação se popularizou a partir de 2010, quando foi incorporado ao Unicode que “é um padrão adotado mundialmente que possibilita com que todos os caracteres de todas as linguagens escritas utilizadas no planeta possam ser representados em computadores”. (Fonte - https://bit.ly/35r27pd)

Em 2015, o emoji  😂 (carinha chorando de alegria) foi reconhecido como a palavra do ano pelo Oxford Dicionaries. Na ocasião, declararam que “Emojis não são mais exclusividade de adolescentes enviando mensagens de texto. (...) foram adotados como uma forma de expressão diferenciada e que pode ultrapassar as barreiras do idioma".

Curiosamente, esse também foi o primeiro da lista de emojis mais usados no Twitter em 2020.

Hoje em dia a lista de emojis só cresce, e uma preocupação é inserir símbolos que abranjam temas de diversidade e inclusão:

Sites sobre emojis

➡️ Emojipedia - Para saber o real significado de cada emoji é só consultar essa enciclopédia. E também dá para assinar e receber as novidades sobre essas carinhas e símbolos e ver quais são os mais populares, etc.

Isso é importante saber se você for usá-los em campanhas de marketing.

Aliás, como essas carinhas e símbolos têm dono, ou seja, são criações autoriais, na hora de usar em uma campanha de comunicação e marketing, melhor consultar alguém do jurídico.

➡️ EmojiEngine – outro site interessante em que você digita uma palavra no campo de busca e daí aparecem emojis correspondentes àquele termo.

➡️ Emoji Keyboard - esse teclado de emojis é uma extensão gratuita para Google Chrome que facilita o uso dessas carinhas e símbolos no seu dia a dia. Possui ainda a funcionalidade de pesquisa por palavra-chave para ajudar a obter facilmente o emoji desejado.

Algumas curiosidades emojísticas: 😁

✯ 17 de julho é dia Mundial dos emojis.

✯ Em 2014 foi lançado o livro Emoji Dick , uma tradução do Moby Dick de Herman Melville usando emojis. O projeto foi realizado usando financiamento coletivo.

✯ Em 2018 a Chevrolet lançou um press release (informativo à imprensa) usando somente emojis. Saiba mais acessando esse link (em inglês).

✯No início da pandemia eu recebi várias mensagens usando emojis para adivinhar: desde nomes das bandas de rock nacional, capitais do Brasil até nomes de filmes. Quem se arrisca a resolver os desafios antes de ver as respostas, levanta a mão? 🙋

Quando, como e com que frequência usar esses recursos?

Não tem receita de bolo 🍰 e as respostas podem variar de pessoa para pessoa ou de empresa para empresa.

Em geral, esses recursos são usados no campo de assunto dos e-mails, em títulos de posts e e-mail marketing, etc para gerar mais empatia e humanizar o discurso, abrindo uma porta a mais para o diálogo com o outro.

Mas, para não pecar pelo excesso e causar algum desconforto para o seu leitor, é importante conhecer bem o seu público antes de sair espalhando emojis e emoticons sem freio:😅

🔶 Se for seu primeiro contato com o cliente ou fornecedor e lembrando que a primeira impressão é a que fica, qual impressão você quer causar?

Por exemplo, se você estiver escrevendo um e-mail de resposta a uma reclamação de um cliente, qual o tom de linguagem seria mais adequado usar - irreverente, formal, informal, divertido, sério, etc.?

🔶Se você não tem muita intimidade com o outro, usar emojis ou emoticons pode quebrar o gelo e te aproximar do outro ou afastar de vez? “Nossa lá vem o e-mail de fulano, cheio de gracinhas...”. Ou “Nossa que legal, o e-mail de fulano com esses emojis! Muito simpático!”

🔶 Faz parte do seu estilo ou do estilo da sua empresa usar esses recursos? Se você não usar, que diferença vai fazer na sua comunicação escrita? Ou se você usar o que vai agregar à sua mensagem?

Aquele ditado popular "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra", que significa "ter equilíbrio, sem exagerar para mais ou para menos", cai como uma luva!

Deixe seu comentário. Vou adorar saber! ;)

Crédito: Giphy

Publicado originalmente em veranatale.com

Crédito da imagem de capa: Nicomenijes - GettyImages no Canva

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você