[ editar artigo]

EDUCAÇÃO: argumento para tudo!

EDUCAÇÃO: argumento para tudo!

Em um momento de estudo, parei para ler uma série de textos argumentativos dissertativos que escrevi sobre os mais diversos temas – inclusão, cidadania, meio-ambiente, política, mercado de trabalho, etc. Não foi surpresa, mas foi interessante ver que em uma série destes tinham como fundamentação a Educação

Antes de tudo, é preciso ter em mente que a Educação tratada é aquela qualitativa e ao alcance de todos, que está muito além do repasse de informações didáticas que se resumirão em um diploma escolar ou universitário. E sim aquela que forma cidadãos, pessoas cientes de seus direitos e deveres, capazes de viver em sociedade e de exercer a democracia.

A Educação combate a ignorância em relação à falta de estudo escolar e em relação ao desarme de preconceitos, pois tornam as pessoas mais tolerantes às diferenças, mais solidárias aos problemas e questões pessoais dos outros... Amplia o senso de humanidade!

Sábios sobre as consequências de seus atos, os bons cidadãos pensam e agem em prol do meio-ambiente; da acessibilidade; da inclusão em suas múltiplas frentes; cuidam melhor da saúde, da própria e do outro; do patrimônio público, etc.

Mais do que abrir as portas para o mercado de trabalho e suas inúmeras profissões, a Educação equipara a concorrência e gera condições mais justas de labuta e remunerações. E mais, promove o empreendedorismo, a geração de novos negócios e carreiras. Com isso, faz ampliar a renda do indivíduo e, favorecendo o consumo consciente, faz prosperar a economia do país.

Seguindo essa perspectiva, se expande a justiça social e todo bem moral e político a ela atrelado, minguando a miséria, a fome, a violência...

Onde se prima pela Educação, se molda cidadãos conscientes do valor do voto. Estes, na hora da eleição, são capazes de fazer uma escolha mais arguciosa por agentes públicos que demonstrem capacidade técnica, ética e boas ideias para governar.

Ainda aqui, não é utopia pensar que a Educação tende a gerar políticos honestos e um sistema no qual a Lei seja realmente aplicada a todos, sem distinção, onde os crimes de qualquer espécie sejam coibidos, julgados e punidos com justiça, com dignidade.  

A Educação traz valiosos benefícios quanto à formação intra e interpessoal do indivíduo ao desenvolver a inteligência cognitiva e emocional; amplia a habilidade comunicativa; potencializa o protagonismo; desperta a curiosidade, a criatividade, a visão crítica e a proatividade.

São tantas perspectivas a serem citadas, tantas benfeitorias a serem pontuadas...

Enfim, fica o consenso de que a Educação é a solução qualitativa para inúmeras questões, das filosóficas às práticas. Impacta todas as esferas da vida - social, econômica, política, cultural, etc.

É responsável por assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano. Forma cidadãos conscientes e ativos. Gera igualdade social, fraternidade e respeito.

Ah... Respeito! Está aí outra preciosa palavra...

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você