[ editar artigo]

4 Dicas simples de SEO para melhorar o seu post!

4 Dicas simples de SEO para melhorar o seu post!

Se você produz conteúdo para internet, provavelmente já ouviu o termo SEO (Search Engine Optimization). Hoje, trouxe dicas simples de SEO para melhorar o seu post aqui na comunidade MDG e até mesmo para o seu blog.

O que é SEO

Bom, quero começar essa explicação com um nome bem conhecido no mercado, o Google. Aposto que você já recorreu para essa ferramenta de busca incrível para fazer alguma pesquisa, certo?

Pois bem! O SEO nada mais é do que uma otimização para mecanismos em plataformas de busca como Google, Bing e outros.

Vamos simplificar ainda mais?

Os buscadores procuram listar todas as páginas de conteúdo que são publicadas na internet para exibir em pesquisas que são feitas através deles.

Com milhares de páginas sendo publicadas ao mesmo tempo, o SEO é um conjunto de técnicas para destacar o seu conteúdo e fazer com que ele apareça primeiro em uma busca feita pela internet.

1. Palavras-chave para destacar o seu conteúdo

Uma das dicas simples do SEO é o uso de palavras-chave. Um exemplo: se você vai falar sobre marketing de conteúdo a sua palavra ou frase chave deve ser, Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing, certo?

Use a sua palavra-chave no título, subtítulos, no início do conteúdo e procure repetir mais duas ou três vezes no decorrer do texto. Além disso, aqui na comunidade MDG é sempre importante repetir essa palavra-chave no seu título e texto de compartilhamento. Aqui você também consegue inserir TAGS, veja:

Para preencher essas informações em suas publicações na comunidade MDG, antes de publicar, basta selecionar o ícone de engrenagem que fica ao lado superior direito da página.

 

2. Pense como o seu cliente pensaria

Pense estrategicamente em sua palavra-chave, entenda as “dores” do seu nicho e escreva sobre isso. Aqui vai um exemplo que gosto muito de compartilhar:

Imagine que você é um dentista escrevendo um artigo em torno da palavra-chave profilaxia para atrair pacientes.

Talvez você até saiba o que significa isso, mas 90% do seu público busca a palavra “limpeza de dentes” no lugar de profilaxia, que em tese é a mesma coisa. Então, quando alguém procurar no Google, por exemplo, sobre limpeza de dentes o seu conteúdo não deve aparecer por utilizar de outro termo, sacou?

Pensando na tendência de pesquisa por voz que tem crescido cada vez mais com o uso de assistentes virtuais, você precisa pensar estrategicamente para produzir o seu conteúdo.

Use ferramentas como: SEMrush Keywords Overview, Keywords Magic e Google Trend. Elas vão te ajudar a entender como o seu público busca informação para esclarecer a dúvidas dele.

3. Ao infinito e além!

Use o seu conteúdo para ajudar o seu leitor! É importante trazer dicas e reflexões. Saia do básico!

Aqui na comunidade, uma das regras de nossa linha editorial é que todas as publicações tenham no mínimo 500 caracteres. Geralmente, não existe um tamanho padrão, mas segundo a Rock Content, 500 palavras é o mínimo no entendimento do Google para escrever um artigo que pelo menos responda à pergunta do usuário.

"...No entanto, os conteúdos que ocupam as 10 primeiras posições nos resultados de busca têm geralmente mais de 2000 palavras". Blog Rock Content

4. Use links externos confiáveis

Por último, mas não menos importante, o uso de links é uma grande moeda de troca. Quando você utiliza links os buscadores entendem que o seu conteúdo tem credibilidade e recebeu uma citação externa.

Atenção! Cuidado com o exagero. A quantidade ajuda, mas foque sempre em qualidade. Só use links de sites confiáveis para não ser identificado como SPAM, ok?

Bônus

Aqui vão algumas dicas extras que são além de SEO:

  • Busque sempre trabalhar subtítulos para quebrar a leitura contínua;
  • Evite parágrafos muito longos, melhore a legibilidade dividindo eles;
  • Outra dica batata pra melhorar a legibilidade é o uso de imagens ou gifs;
  • Faça títulos atraentes, mas não engane ninguém, ok?
  • Use palavras de transição, aqui um link que gosto de consultar;
  • Consuma sempre bons conteúdos e continue aprendendo, confira esses excelentes materiais gratuitos AQUI!
  • Termine seu texto fazendo uma reflexão e chamando o leitor para alguma ação.

Espero que essas dicas tenham contribuído para simplificar um pouco sobre todo o universo do SEO, que tal colocar essas regrinhas em prática escrevendo um conteúdo aqui em nossa comunidade? Confira como começar AQUI.

Cat Working GIFs | Tenor

NOTA: O universo do SEO é muito amplo. Existem agências especializadas em ranqueamento no Google, que trabalham inclusive com compra de palavras-chave. Este artigo tem objetivo de trazer dicas simples de SEO para ajudar no básico de sua produção de conteúdo.

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Alisson Simeão
Alisson Simeão Seguir

Gestor de Comunidade no Marketing de Gentileza. Sou profissional de Marketing Digital. Ajudo pessoas a descobrirem o seu potencial digital criando uma conexão verdadeira com o seu público, através de estratégias digitais acessíveis e cativantes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você