[ editar artigo]

SEO para Youtube: 7 Dicas para Impulsionar o Alcance do seu Conteúdo

SEO para Youtube: 7 Dicas para Impulsionar o Alcance do seu Conteúdo

As dicas a seguir poderão ser cruciais na sua estratégia de SEO para YouTube, o que ajudará a impulsionar o alcance dos seus conteúdos perante a concorrência.

Bem capaz que não seja novidade para você, mas... boa parte dos profissionais de marketing digital foca a sua estratégia de conteúdo em coisas como blog posts, técnicas de SEO, Google Ads ou mídias sociais, como o objetivo de gerar tráfego para o seu site.

Mas muitos desses profissionais se esquecem completamente do segundo maior mecanismo de busca: o YouTube — usado de forma eficaz, é possível colher os benefícios do video marketing e melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa.

Quer maximizar o seu desempenho no YouTube? Certifique-se de que os seus vídeos estão alinhados com as técnicas de SEO.

Para isso, talvez precise da ajuda de algumas ferramentas, como as listadas neste artigo. Como o auxílio das dicas abaixo, será possível otimizar os seus vídeos no YouTube de acordo com os comportamentos de pesquisa do utilizador.

Deu nó aí nesse cérebro? 🤯 Calma! Basta conferir essas super dicas de SEO para YouTube!

1. Use o Google Trends para descobrir as tendências

Nada ajuda mais a otimizar o YouTube quanto o interesse genuíno do público nos tópicos que abordamos. Lembre-se de que conteúdos compatíveis com o YouTube vêm em todas as formas e tamanhos. O truque aqui é encontrar o que melhor se adequa à sua estratégia.

Comece a explorar com o Google Trends. Para fazer isso, insira um termo de pesquisa, especifique 'Pesquisa no YouTube' e, a seguir, escolha uma região geográfica, categoria e período de tempo para restringir os resultados.

2. Pesquise ideias de palavras-chave com Keyword Planner do Google Ads

Reservar um tempo para encontrar as palavras-chave perfeitas para o seu conteúdo é provavelmente o melhor investimento que poderá fazer ao definir a sua estratégia no YouTube.

Enquanto procuramos fontes de dados de primeira mão e gratuitas, vamos voltar para o Keyword Planner do Google Ads. Com um tópico em mente, é possível executar pesquisas de palavras-chave e, a partir disso, identificar termos de pesquisa e consultas com maior potencial.

3. Selecione palavras-chave com o Rank Tracker

Para levar a sua pesquisa de palavra-chave ao próximo nível, pode usar o preenchimento automático do YouTube, seja na própria plataforma ou por meio de uma pesquisa de palavra-chave e ferramenta de análise como o Rank Tracker, por exemplo.

Rank Tracker permite extrair ideias de palavras-chave a partir das sugestões do YouTube. Além disso, destaca métricas vitais, como volume de pesquisa, visitas esperadas, competição, etc.

4. Otimize os metadados do seus vídeos com TubeBuddy

Otimizar o conteúdo do seu vídeo é tão essencial quanto otimizar o conteúdo das suas páginas na web. A diferença é que não há tempo a perder quando se trata de SEO para YouTube, já que o prazo para otimização dos metadados é de 48 horas após a publicação do seu vídeo — perder esse ‘timing’ pode ser fatal perante o algoritmo da plataforma!

Para evitar problemas com os metadados do seu vídeo, use o TubeBuddy, uma extensão do navegador que facilita a manutenção do seu canal no Youtube e ajuda em coisas como títulos, descrições, tags, anotações, cartões e muito mais.

5. Administre o seu canal no YouTuve com o VidIQ

VidIQ é outro kit de ferramentas de gestão de canal do Youtube que opera como uma extensão do navegador, exibindo estatísticas cruciais para todos os vídeos que visualizar — o que poderá auxiliar na pesquisa de concorrentes sem esforço e análises avançadas para cada vídeo que encontrar.

O recurso 'Most Viewed' da ferramenta permite identificar e comparar os vídeos com melhor desempenho do YouTube. Para obter mais insights, poderá adicionar canais de concorrentes e compará-los com o seu canal. Com a sua própria auditoria de canal em mãos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, facilmente verificará quais práticas deve considerar implementar na sua estratégia para melhorar o seu desempenho.

6. Faça uma análise aprofundada no seu canal com o YouTube Analytics

Aprender mais sobre o seu público, o conteúdo que chama a atenção dessa audiência, bem como os vídeos que eles desejam partilhar, oferece informações cruciais para manter e impulsionar a sua presença no YouTube. E o YouTube Analytics é simplesmente a melhor ferramenta para identificar os pontos fortes e fracos do seu canal.

Já sabemos que vídeos mais longos têm melhor desempenho. Também sabemos que todos os algoritmos do YouTube são focados no tempo de exibição. Assim sendo, faz todo o sentido dar uma olhada mais de perto nos relatórios de tempo de exibição e tempo real para examinar a duração média de visualização, porcentagem média visualizada e retenção de público.

 

7. Rastreie e aumente o engajamento da sua audiência com Awario

O engajamento do utilizador com os vídeos que publicamos continua sendo o principal fator de classificação no YouTube. Portanto, ficar de olho no tipo de ‘buzz’ em torno do seu conteúdo é uma obrigação e há diversas ferramentas de SEO para YouTube que poderão ajudá-lo neste sentido.

Com uma ferramenta de monitoramento social como Awario, buscar menções ao seu vídeo e palavras-chave é fácil. Basta inserir o URL do seu vídeo para configurar um alerta e obter menções sem links que já são um sinal de classificação para o Google.

DICA BÔNUS: dê o seu toque pessoal ao visual dos conteúdos com o Canva

A identidade visual não ser a primeira coisa em que pensamos ao definir o curso de sua estratégia de otimização de um canal no YouTube. No entanto, em um mundo de ferramentas como o Canva, ser criativo nunca foi tão fácil e não há motivos para deixar de lado esse ativo extra.

Ferramenta de design gráfico ‘freemium’, o Canva será o seu parceiro ideal na construção da identidade visual do seu canal, por meio de todos os tipos de visuais. Como parte dos seus esforços de SEO para YouTube, expressar a sua personalidade artística pode ser feito através do desenvolvimento de arte do canal e thumbnails para aumentar as suas taxas de cliques.

Para concluir…

Navegar no YouTube já é considerado um passatempo universal e uma linha de trabalho lucrativa. Por isso, a otimização dos vídeo é uma habilidade que, cedo ou tarde, todo profissional de marketing digital deve adquirir.

Só para você ter uma ideia, ainda em 2019 a Cisco já previa que 80% do tráfego da Internet seria resultado de conteúdos em vídeo. Portanto, fazer com que os seus vídeos tenham uma boa classificação no YouTube e no Google é a melhor maneira de se adaptar a essas mudanças.

💡 Conhece alguém a quem esse conteúdo seria incrivelmente útil? Partilhe esse artigo agora mesmo!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você