[ editar artigo]

Marketing de Conteúdo Humanizado é possível e eu posso provar!

Marketing de Conteúdo Humanizado é possível e eu posso provar!

Há alguns dias, publiquei por aqui um artigo com cinco ideias para um marketing de conteúdo humanizado. Mas e não é que nas minhas andanças pela web eu descobri que há ainda outras formas para além daquelas que listei na outra postagem? É isso mesmo que você leu:

É possível sim humanizar os nossos conteúdos e essa metodologia é o futuro do marketing digital!

Ainda está duvidando? Então, se prepara que hoje eu trago ideias incríveis sobre como humanizar a sua estratégia de conteúdo. Vem conferir!

gif com o jimmy fallon dizendo it's showtime ou é hora do show

Confira a seguir cinco novas ideias de marketing de conteúdo humanizados

Desde o seu website, passando pela sua newsletter ou, até mesmo, o seu feed nas redes sociais, são muitas as oportunidades para mostrar o lado "humano" da sua marca por meio de histórias capazes de conectar pessoas em um nível emocional.

Mas bem sabemos que um brainstorming que capte as ideias certas nem sempre é fácil. É por isso que, para facilitar um bocadinho a sua vida, juntei nesse artigo algumas das melhores maneiras de criar conteúdo centrado no ser humano, junto com exemplos da vida real de como marcas famosas já estão isso com sucesso.

Se você está procurando inspiração, espero de verdade que a encontre por aqui. Vamos começar?! 

1. Reveja/Renove as suas CTAs

Esta é uma maneira bem simples de provar que você não é uma empresa-robô sem rosto. Coisas como CTAs, descrição de produtos/serviços ou, até mesmo, cabeçalhos de um site podem fazer uma grande diferença em como sua a marca é percebida por quem está do lado da tela.

Porém, embora você queira adicionar personalidade, lembre-se de que a experiência do usuário é importante. O que significa que as suas CTAs podem ser inteligentes, mas também devem ser claras o suficiente para que as pessoas saibam o que fazer a seguir — fazer download de um material, assinar a newsletter, se inscrever em um curso etc...

Dê só uma olhada nesse exemplo de comunicação da MDG Academy que, com uma pitada de humor (através do uso de um GIF) e uma linguagem muito própria e autêntica, chama para a ação o usuário interessado no novo curso gratuito, "Vai com a cara e a Coragem", com a Laíze Damasceno.

gif vai com a cara e coragem novo curso do marketing de gentileza e mdg academy

Não é por nada não, mas... se isso é não é conteúdo humanizado... o que mais poderia ser?! :)

2. Incentive a produção de conteúdo gerado pelo usuário

Se você deseja trazer as pessoas para dentro da história da sua marca, convide-as a contribuir diretamente! O conteúdo gerado pelo usuário é uma ótima maneira de fazer isso e as mídias sociais vem tornando esse tipo de contribuição cada vez mais fácil.

Existem muitas maneiras criativas de incentivar o usuário a produzir conteúdo a favor da sua marca: fotos, vídeos, passatempos, hashtags, sites interativos, etc. Veja o exemplo abaixo fruto da campanha #WashtoCare da Dove. A marca convidou as pessoas a compartilhar os motivos pelos quais estão lavando as mãos (e marcar amigos para fazer o mesmo).

mulher negra mostrando a palma da mão com mensagem "for my and my family's health", campanha #WashtoCare da Dove

Essa foi uma maneira simples de construir uma comunidade, espalhar a consciência pública e gerar conteúdo pessoal que ressoa na web. Claro que viralizou, né?!

3. Crie uma página "Sobre Nós" cativante e autêntica

Uma das maneiras mais fáceis de mostrar às pessoas quem são os humanos por trás da sua marca é transformando a página "Sobre nós" do seu negócio. Muitas vezes, isso é um terreno subutilizado e esquecido no site de uma marca, mas é um lugar importante para causar a impressão certa.

SPOILER ALERT: quanto mais autêntica e criativa ficar essa página, mais facilmente as pessoas se sentirão conectadas!!!

Enquanto escrevia esse tópico, me lembrei imediatamente de um exemplo super interessante: a página "sobre nós" da High Creative Studio, uma agência de comunicação de referência em Portugal.

gif com exemplo dinâmico de uma página "sobre nós" com conteúdo humanizado

Nessa página, podemos ver todos os elementos que formam a equipe criativa (incluindo a mascote fofinha Chinchilla 😍), mostrando o "animal interior" de cada uma dessas pessoas, juntamente com uma bio super criativa!

É ou não é uma maneira simples, autêntica e memorável de “conhecer” a equipe de uma agência de comunicação?!

4. Use e abuse dos vídeos para humanizar a sua marca

O vídeo é um meio poderoso que ajuda os humanos a se conectar emocionalmente. Graças ao fenômeno do contágio emocional, realmente temos empatia com o que vemos na tela. Isso torna o vídeo uma ótima ferramenta de marketing de conteúdo humanizado para as marcas.

Veja só o exemplo sensacional logo abaixo! Para demonstrar solidariedade com todos que estão trabalhando em suas casas desde o início da pandemia, a equipe da Column Five criou um vídeo colaborativo, editado em conjunto a partir de filmagens feitas com os smartphones dos colabores. O resultado? Bem... vale a pena conferir o vídeo!

A boa notícia é que podemos criar ótimos vídeos, mesmo se estivermos trabalhando remotamente e a Column Five provou que é possível através desse vídeo. Concorda?!

5. Cultive os relacionamentos já existentes

Uma boa marca é sustentada por relacionamentos duradouros, mas esses relacionamentos precisam ser cuidados. Por isso, não fique tão focado apenas em conquistar novos clientes a ponto de se esquecer das pessoas que já amam e apóiam a sua marca.

Acompanhe de perto a experiência do cliente, compartilhe informações ou ferramentas úteis, envie aos seus clientes presentes exclusivos que, de alguma forma, representem os valores da sua marca. Esses pequenos gestos podem ajudar muito a fortalecer o relacionamento marca/cliente.

Essa é uma maneira bem simples de deixar que os seus atuais clientes saibam que eles representam para o seu negócio mais que pura e simplesmente vendas.

Para concluir...

Não perca de vista nem por um segundo o passo principal quando o assunto é marketing de conteúdo humanizado: uma história autêntica e bem contada é a chave para a conexão, resultando em confiança entre público-alvo e marca!

Só para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Global Consumer Insights da PwC, um em cada três consumidores pesquisados classifica a "confiança na marca" como um dos três principais fatores que influenciam a decisão de compra.

Mas não se assuste! Conforme você for refinando a sua estratégia de conteúdo, acabará por descobrir novas maneiras ainda mais exclusivas de dar vida à sua marca em cada parte do conteúdo que você cria. Seguindo essa premissa, não tem como a sua estratégia não trazer bons resultados.

*

O que achou desse conteúdo? Acha que essas dicas sobre marketing de conteúdo humanizado são úteis? Deixe o seu feedback nos comentários :)


Conteúdo EXCLUSIVO da Menina Digital para a Comunidade mais gentil do Marketing na internet!

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você