[ editar artigo]

Como criar títulos cativantes e que geram engajamento - Dicas de Copywriting

Como criar títulos cativantes e que geram engajamento - Dicas de Copywriting

Em um universo repleto de ruído como é a web, como fazer com que as pessoas leiam o que escrevemos? É preciso mais do que bom conteúdo ou ótimo design. O mais importante é usar dicas de copywriting para criar títulos super poderosos e cativantes!

A maior parte dos blogueiros costuma gastar mais tempo com o conteúdo dos seus posts que na escolha do título desses conteúdos, se esquecendo de como é importante criar títulos super poderosos. Mas você sabia que a maioria dos visitantes lê o conteúdo do seu blog com base no quão poderoso e cativante é o título do seu blog post?

Título: a primeira linha de texto em uma página. Quanto melhor for o seu título, melhores serão as chances de superar as médias e fazer com que uma porcentagem maior de pessoas leiam o seu conteúdo completo.

Em média, 8 em cada 10 pessoas lêem apenas o título e apenas 2 em cada 10 lêem o resto do seu conteúdo. Isso significa que, se você puder criar um título intrigante, poderá efetivamente transformar esses 8 usuários também em clientes em potencial.

O segredo de uma boa escrita é fazer com que as suas frases sejam lidas uma após a outra, a menos que os seus leitores cheguem ao seu apelo à ação — as famosas call-to-action ou CTA.

LEMBRE-SE: o título é apenas a primeira frase desse processo. É como o primeiro ponto de conexão entre o seu negócio e um cliente em potencial.

Vamos descobrir como criar títulos que geram engajamento com essas dicas de copywriting?

"Mas afinal... como exatamente criamos supers títulos, criativos e vativantes, capazes de atrair muito tráfego para o meu site, Cláudia?", vocês perguntam. Fica comigo nessa leitura que eu vou te explicar tim-tim por tim-tim!

1. Inclua no título um benefício claro oferecido ao leitor

Se quer mesmo que as pessoas cliquem no seu título, deve dar a elas uma razão para isso. Uma boa maneira de fazer isso é criar conteúdo que ofereça uma maneira de aliviar resolver um problema — aliviar a "dor" do cliente.

Devido à correria do dia a dia, muitas vezes procuramos dicas, truques e métodos para tornar as nossas vida mais fáceis, não é mesmo?! E é exatamente por isso que as postagens com listas e tutoriais são tão populares.

Esse tipo de título menciona que o conteúdo em si oferece a solução para um determinado problema que o leitor está enfrentando. Por exemplo: “Como criar títulos super poderosos, cativantes e que geram engajamento”. WHAAAAT!!! 😱 🤯 😵

Este é um título muito poderoso que instantaneamente chama a atenção das pessoas e isso acontece por dois motivos: 1) o leitor encontra ali a solução para o seu problema; 2) o leitor se identifica com o problema que já foi seu um dia.

2. Crie um título que gere um 'quê' de controvérsia

As pessoas adoram controvérsias. E títulos de blog posts que podem refletir controvérsia e tabu podem para chamar a atenção do leitor muito mais rapidamente. Esse tipo de título desperta a curiosidade nas pessoas e as encorajam a clicar e ler mais.

Uma boa maneira de usar polêmica em seu título é assumir uma postura que está fora da opinião pública convencional. Isso ajudará você rapidamente a chamar a atenção das pessoas e obter mais cliques.

Mas, ao criar títulos polêmicos, certifique-se de que não estejam fora do contexto e que seja adequado aos interesses do seu público-alvo. Caso contrário, você só vai acabar os confundindo e o tiro poderá sair pela culatra.

Além disso, esse tipo de título pode atrair muitos comentários negativos, reações e feedback forte por parte do seu público. Não seja muito defensivo e esteja pronto para lidar com isso da melhor maneira possível!

3. Aposte no uso de gatilhos mentais

Outra maneira brilhante de atrair a atenção das pessoas é usar nos seus títulos palavras poderosas como único, grátis, limitado, confidencial, etc — também conhecidos como gatilhos mentais.

Essas palavras podem facilmente desencadear respostas psicológicas e emocionais nos seus leitores e convencê-los a clicar no seu título.

E como as palavras poderosas são tão eficazes, elas se tornaram uma referência para a maioria dos profissionais de marketing e copywriters. E porque não usar dicas de copywriting nos seus conteúdos?! Afinal, essas palavras podem aumentar as suas taxas de conversão e fortalecer os seus negócios quase que instantaneamente.

4. Analise o seu título e faça ajustes (se necessário)

Verade seja dita, basta uma rápida pesquisa no Google para encontrar váááárias sugestões sobre como tornar os seus títulos poderosos e cativantes. Mas você deve sempre analisá-los antes de os publicar. E você pode fazer isso facilmente usando ferramentas como o IsItWP Headline Analyzer.

Trata-se de uma ferramenta gratuita que ajuda o utilizador a escrever títulos que geram tráfego e que são classificados nos resultados de pesquisa. Tudo que precisa fazer é adicionar o seu título no campo determinado e clicar no botão "ANALYSE".

Com isso, a ferramenta avaliará instantaneamente o seu título e informará o quão poderoso ele é, classificando-o em uma escala de 100. Além disso, será possível analisar o equilíbrio das palavras no seu título, verificar se contém palavras de poder ou palavras emocionais.

DISCLAIMER: essa ferramenta só funciona bem com títulos em inglês. Mas pode ser um bom exercício criar os títulos em inglês, analisá-los e depois traduzi-los para português. Como o tempo e muito treino, eu garanto que você ficará craque nisso! 

Para concluir...

As pessoas não querem ser induzidas a ler algo chato. Elas querem ser atraídos para algo emocionante e que, no mínimo, faça valer a pena o tempo dedicado a essa leitura. Por isso, use e abuse das dicas de copywriting para criar títulos poderosos e cativantes!

Dedique um tempo extra para considerar qual título chamará mais a atenção das pessoas e certifique-se de que descreve o seu conteúdo de forma honesta, mas cativante. Assim, nem os seus leitores e nem você irão se arrepender.

Não se esqueça nem por um segundo que são muitos os conteúdos publicados diariamente. Lembre-se de que cada elemento atrativo no seu texto (a começar pelo título) tem apenas um propósito: fazer com que a próxima frase seja lida! E então a frase seguinte, e assim por diante, até os seus leitores chegue ao apelo à ação.

Portanto, do ponto de vista do marketing de conteúdo, escrever grandes títulos capazes de levar o leitor para a próxima etapa é uma habilidade crucial.

*

Conhece alguém a quem esse conteúdo seria incrivelmente útil? Fique à vontade para partilhar esse artigo com quem quiser ou deixe o seu comentário!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você