[ editar artigo]

5 Dicas de Como Humanizar sua Marca para Gerar mais Engajamento

5 Dicas de Como Humanizar sua Marca para Gerar mais Engajamento

Encare os fatos: as pessoas não confiam automaticamente na sua marca ou na de ninguém. O que fazer? Siga essas dicas sobre como humanizar sua marca!

O lance é o seguinte, gente: as pessoas são seres sociais por natureza! Ansiamos por conexão e interação — especificamente com outros humanos. Dez em cada dez vezes, um cliente escolherá interagir com uma pessoa em vez de uma entidade corporativa fria. Isso coloca as marcas em clara desvantagem, mas não necessariamente as tira do jogo.

As marcas de maior sucesso do mundo não permitem que esse fator "inibidor" as impeça de engajar com os consumidores. Pelo contrário, em vez de travar uma batalha difícil para redefinir a maneira como as pessoas pensam e interagem, trabalham com as tendências naturais do cérebro humano, através da humanização das suas marcas.

GIF pessoas querem saber que você é humano, mensagem sobre como humanizar sua marca.

Saber como humanizar sua marca é a maneira direta de tornar seu marketing mais identificável e magnético.

Só para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Global Consumer Insights da PwC, um em cada três consumidores pesquisados classificou a "confiança na marca" entre os três principais fatores que influenciam a decisão de comprar de uma determinada marca.

"Tá! Mas como faço para que as pessoas confiem mais na minha marca, Cláudia?", vocês devem estar se perguntando.

A resposta é algo simples: podemos fazer isso mostrando a esses consumidores o lado humano da nossa marca. Isso inspirará mais confiança e, certamente, aumentará as conversões (afinal, todos temos que vender o nosso "pão", não é verdade?!).

GIF dois homens apertam as mãos, mensagem sobre como humanizar sua marca.

Para gerar relacionamentos significativos com o seu público-alvo, confira estas cinco dicas sobre como humanizar sua marca!

1. Mostre o lado engraçado da sua marca

De acordo com pesquisadores do Turku PET Centre, das universidades Oxford e Aalto, o riso leva à liberação de endorfina no cérebro e pode promover o estabelecimento de laços sociais. Portanto, se o riso pode nos fazer sentir bem e estimular conexões entre as pessoas, você deve considerar usar o humor para obter os mesmos resultados para a sua marca.

Não pense que é preciso ser comediante. Nem de longe, pois você pode compartilhar conteúdo popular e engraçado de boa qualidade que já existe por aí (mas dê os devidos créditos, sempre).

A Netflix faz uso do humor na sua comunicação quando  compartilha imagens engraçadas das suas séries de sucesso, muitas vezes transformando-as em memes virais.

Mostrar esse lado mais lúdico da marca ajuda o consumidor a ver que a sua marca não está focada APENAS em vender um produto ou serviço. Mostre esse lado mais humano deixando de lado a seriedade e se divertindo um pouco!

2. Leve seus clientes para os bastidores da sua marca

As pessoas adoram saber o que acontece por trás das portas fechadas de uma empresa. Use seu site ou as mídias sociais para mostrar fotos e vídeos dos seus colaboradores  trabalhando duro ou apenas se divertindo no escritório. Isso colocará rostos por detrás do logotipo da sua empresa — o que dá aos clientes uma conexão rápida com pessoas reais.

Neste caso, fique bem longe dos bancos de imagens! Tire algumas fotos de qualidade dos membros da sua equipe e partilhe-as por todo o lado.

Você nem sequer precisa contratar um fotógrafo profissional, já que com os smartphones de hoje em dia podemos fazer fotos e vídeos incríveis. Você pode até compartilhar o funcionário do mês e incluir uma história sobre o que torna esse funcionário tão bom (de preferência algo que possa ser conectado facilmente com seus clientes e potenciais clientes).

3. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

Compartilhar conteúdo gerado pelo usuário ajuda a humanizar sua marca de duas maneiras:

  1. é empolgante e lisonjeiro para o usuário que uma das suas marcas favoritas exiba no site da empresa ou nas redes sociais conteúdos e reviews feitas por esse fã da marca.
  2. mostra a outros consumidores que você tem um ótimo relacionamento com seus clientes e que essas pessoas não apenas gostam dos seus produtos, mas também os recomenda.

Em vez de serem solicitados a confiar cegamente nas afirmações de uma empresa, os consumidores veem pessoas na vida real apaixonadas por seus produtos, o que irá reforçar a confiança na sua marca.

Quer um exemplo bem bacana?! A Airbnb faz muito bom uso do conteúdo gerado pelo usuário, compartilhando com seus seguidores as experiências incríveis que seus clientes estão vivendo mundo a fora.

Se você ainda não tiver nenhum conteúdo gerado pelo usuário, lance o desafio a seus clientes. Faça isso através de uma campanha de email marketing ou crie uma postagem nas redes sociais encorajando os usuários a tirar uma foto de/com o seu produto e compartilhá-la juntamente com uma #hashtag exclusiva da sua marca.

4. Mostre apreço por seus clientes

Deixar os seus clientes saberem que você se preocupa e os aprecia é uma das melhores formas de humanizar sua marca. Por isso, mostre apreço pelos seus melhores clientes enviando brindes da empresa ou oferecendo descontos especiais, sempre com uma mensagem personalizada — lembre-se que nesse processo de humanização da marca, personalização será a chave do negócio!

Dê só uma olhada nesse exemplo da Buffer que agradeceu a uma de suas clientes não apenas com brindes da empresa, mas com um presente super-mega-hiper-ultra personalizado para o seu doguinho 😍  Certeza absoluta que essa cliente virou fã e árdua defensora da marca para toda a vida toda!

Verdade seja dita, nem toda empresa pode se dar ao luxo de enviar brindes a todos os seus clientes. Mas vamos combinar que enviar um mimo para apenas alguns dos seus fãs "rockstar" pode ser uma sacada de mestre?! Para uma estratégia menos dispendiosa, mostre apreço aos novos clientes simplesmente enviando um e-mail de boas-vindas, agradecimento etc.

Esses gestos de apreço por seus clientes não apenas ajudarão a humanizar o seu negócio, mas também transformarão esses clientes em embaixadores da marca. Confia em mim :)

5. Conte histórias autênticas sobre a sua marca

Não gaste todo o seu tempo online apenas falando sobre como sua empresa é a "última Coca-Cola no deserto": humanize sua marca contando histórias autênticas! Tenha em mente que compartilhar histórias reais sobre suas falhas, dificuldades e lições que vem aprendendo ao longo da jornada, ajudará os clientes a se relacionar melhor e ter simpatia por você e, consequentemente, pela sua marca.

Segundo uma pesquisa da Psychological Science, a dor compartilhada pode ter consequências sociais positivas, já que "atua como uma 'cola social' para promover a solidariedade e a união entre os grupos".

Conte histórias aos membros do seu público-alvo com as quais possam se identificar, em vez de simplesmente apresentar sua marca como perfeita — nada nem ninguém é perfeito! ;)

Você pode, por exemplo, compartilhar histórias de sucesso dos seus clientes que teve um problema que foi solucionado com a ajuda do seu serviço ou produto. Isso não só humanizará sua marca, mas também aumentará as vendas!

Para concluir...

Existem muitas marcas boas nesse mundão de deus, mas muito poucas se dão ao trabalho de humanizar a sua abordagem de uma forma que maximize o engajamento e produza relacionamentos saudáveis de longo prazo com os seus clientes. No entanto, se essa é regra, a sua marca pode fazer parte da exceção, apenas ao implementar algumas das dicas listadas nesse artigo. Faz sentido para você?!

Como pode perceber, humanização da marca significa apenas cortar todo o jargão corporativo frio e mostrar ao mercado a essência do seu negócio, qual a missão da sua marca, onde está a sua paixão e como você pode ajudar a levar as pessoas de onde estão para onde eles querem ir com o uso do seu produto ou serviço. Faça essas coisas bem e a concorrência ficará para trás nessa corrida, comendo poeira!

*

O que achou desse conteúdo? Acha que essas dicas sobre como humanizar sua marca vão ajudar você? O seu feedback é muito bem-vindo nos comentários :)


Conteúdo EXCLUSIVO da Menina Digital para a Comunidade mais gentil do Marketing na internet!

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você