[ editar artigo]

Descubra como uma liderança humanizada pode ajudar o seu time

Descubra como uma liderança humanizada pode ajudar o seu time

Falar de saúde mental nas empresas não é nada novo, mas é um assunto que foi muito discutido durante a pandemia. Mas afinal, diante de tantas mudanças, será que a gente conseguia mesmo mudar o jeito em que a saúde mental era (e muitas vezes, ainda é) tratada nas empresas?

A resposta é que essa mudança só depende de nós. Pensa quantas vezes você não escutou um colega ou um líder fazer uma piadinha sem graça, um comentário constrangedor, ou até mesmo uma atitude de discriminação por conta de problemas de saúde mental?

Pode parecer bizarro, mas muitas empresas ainda acham que saúde mental é um tema que não se discute e que não tem nada a ver com a própria empresa. Mas as pesquisas são claras: fornecer um ambiente acolhedor para a sua equipe aumenta o bem-estar das pessoas e a produtividade delas, o que impacta diretamente os ganhos da empresa.

Ou seja, você está perdendo dinheiro perpetuando uma cultura desumana e que não ajuda ninguém.

Essa semana saiu no LinkedIn o caso de um diálogo interno de uma empresa mostrando o gestor ameaçando os funcionários em um canal de mensagens. Resultado: funcionários assustados, desmoralizados e desmotivados.

Uma pesquisa publicada em 2021 na revista Human Resource Management mostra que uma liderança engajada e genuína estimula um ambiente voltado para o bem-estar e impacta diretamente a performance dos colaboradores.

Algumas ações que você pode tomar para fazer parte dessa mudança:

• Observe mudanças nos padrões de produtividade e qualidade da entrega dos membros da sua equipe. Qualquer mudança muito brusca é um sinal de que algo pode não estar indo bem;

• Dê a devida importância a questões de saúde mental e problemas como estresse e ansiedade. Não normalize esses estados emocionais na sua equipe e os trate com a seriedade que merecem.

• Demonstre compaixão e empatia por aquilo que a sua equipe está passando. Estamos em um momento único e cada um está lutando uma batalha da qual você não faz ideia.

Depois de ler esse texto, quero que você reflita: você é um agente de mudança positiva ou só perpetua as mesmas estratégias desatualizadas?

E mais: e se você pudesse desbloquear o potencial seu e da sua equipe através de um conhecimento ancestral?

Se quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi.

Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/aequacao

Comunidade Marketing de Gentileza
Flávia Lippi
Flávia Lippi Seguir

Abraçadora profissional, apaixonada por gente. Tive tantos negócios que me apelidaram de startup humana. Tecnologia corre que nem sangue nas minhas veias. Me dedico a otimizar os potenciais humanos para que se tornem líderes inspiradores.

Ler conteúdo completo
Indicados para você