[ editar artigo]

Definindo Marketing! Definindo Marketing?

Definindo Marketing! Definindo Marketing?

Está ai um grande desafio diante da pluralidade e alcance do marketing. Uma infinidade de autores, pesquisadores e instituições de renome vem a cada momento revisando e aprimorando as definições de marketing.

Logo aqui abaixo vou destacar algumas citações sobre marketing e depois abrir caminho para aprofundar o conteúdo:

  • Associação Americana de Marketing (AMA, 2017) define o Marketing como “a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar [praça] e trocar ofertas que tenham valor para clientes, consumidores, parceiros e a sociedade em geral.” 
  • Mitsure Yanaze afirma que o marketing engloba “todos os esforços empresariais de estudar, conhecer, planejar, estruturar e operacionalizar ações dentro do mercado” em que atua. Para que a organização garanta resultados relevantes [performance], precisa entender o marketing como uma “filosofia empresarial” implementada em todos os níveis hierárquicos da instituição. (YANAZE, 2001)
  • Roger Cahen assim classifica: “conjunto de atividades e, principalmente, filosofia empresarial, (posicionamento) que tem por objetivo fornecer ao mercado o que este deseja / necessita, bem como o conjunto de técnicas que se usa para isso, obtendo-se os resultados / objetivos desejados de diversos tipos”. (Cahen, 1990) 
  • Saul Faingaus Bekin assume este ponto de vista: “Marketing é o processo que envolve a concepção, a produção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de produtos ou serviços com a finalidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes”. E também recorre à perspectiva dos espectros do marketing como filosofia, como forma de organização empresarial e como conjunto de instrumentos e atividades que conectam a empresa ao cliente. (BEKIN, 1995)
  • Fechando a lista com aquele que recebe o título de Pai do Marketing, Philip Kotler (1980), que assim apresenta: “Marketing é atividade humana [pessoas] dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, por meio de processos de troca”. 

Percebeu, até aqui, como as definições e elementos de marketing se complementam?

Não há uma resposta única para definir marketing.

De qualquer forma, com esse conjunto de citações já dá para encontrar várias perspectivas e pontos em comum.

Entre estes pontos foram destacadas intencionalmente algumas palavras-chaves.

  • Processos (fluxos, metodologia)
  • Praça (colocação no mercado)
  • Performance (produtividade)
  • Posicionamento (palpabilidade)
  • Preço (valor)
  • Promoção (promover)
  • Produto (serviço)
  • Pessoas (público e persona)

Algumas destas com contribuições de perspectivas estratégicas são despertadas por VAZ (2011) em referência a estratégias do Marketing Digital.

Enfim...

Marketing é uma ciência, uma atividade, uma filosofia, uma metodologia...

Marketing é uma metamorfose de significados em constante evolução que se transformam para acompanhar as mudanças da sociedade e do mercado e para atender as metas de quem a aplica e demandas do público a quem ela se direciona.

E para você, o que é Marketing?

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você