[ editar artigo]

Criação de site em 2022: quais as principais tendências?

Criação de site em 2022: quais as principais tendências?

A criação de site em 2022 segue sendo muito rentável. Mas, é preciso que esteja atento às tendências do mercado para que possa oferecer o melhor serviço. Então, neste artigo poderá conhecer o que está em alta para este ano.

 

Para criar site é preciso que tenha conhecimento em programação. Bem como, a expertise em design. Assim, você consegue entregar uma página otimizada e com um visual que atraia o público.

O que se atentar na hora de criar um site?

Antes de entender quais as tendências do mercado é importante que saiba o que é esta atuação. Em geral, criar um site é colocar uma página na web, com informações sobre uma empresa, negócio ou outras vertentes.

 

Quem é responsável pela criação de site em 2022 deve estar atento em vários pontos. Por exemplo:

 

  • SEO e otimização em geral;

  • Experiência UX (Usabilidade);

  • Programação;

  • Ranqueamento.

 

Esses são os fatores que podem alterar a classificação do site, o que pode atrapalhar seu ranqueamento nos buscadores. Logo, as tendências do mercado sempre visam melhorar esses processos para que os resultados sejam ainda melhores.

Quais as principais tendências na criação de site em 2022?

A seguir, entenda quais as principais tendências na criação de sites. Bem como, veja a maneira que são aplicadas e fique por dentro de todas as novidades do setor. Assim, são elas:

 

  • Pesquisa por voz;

  • Indexação de sites móveis;

  • SEO;

  • Intenção de pesquisa do usuário;

  • Conteúdos em vídeo;

  • Velocidade de carregamento e UX.

Pesquisa por voz

A primeira tendência quando o assunto é criação de site em 2022 é a pesquisa de voz. Aliás, ela vem já do ano passado, mas acredita-se que terá um boom neste. Afinal, pesquisas apontam que pelo menos 55% das casas terão equipamentos como Alexa.

 

Isso quer dizer que os usuários estão cada vez mais dispostos a usar o áudio para suas pesquisas e é essencial que o site esteja preparado. Então, é importante que otimize as buscas nessa área.

Indexação de sites móveis

Atualmente mais de 87% dos usuários da internet acessam ela pelo celular. Ou seja, indexar sites móveis é uma tendência indispensável. Portanto, você deve preparar um site responsivo e que atenda bem esse público.

 

Era comum que os projetos de sites fossem pensados para o desktop e depois para os aplicativos móveis. Mas, com os novos dados e formas de consumo é relevante pensar de forma contrária.

SEO

O SEO não é só uma tendência da criação de site em 2022, ele é permanente. Afinal, é por meio desse mecanismo que você consegue ter um ranqueamento melhor. Bem como, seu conteúdo ganha a otimização necessária.

 

As técnicas de SEO devem ser aplicadas em toda a construção do site. Ou seja, da parte textual até a otimização de cada uma das imagens usadas. Isso porque, tudo vai ajudar a ter um posicionamento melhor.

Intenção de pesquisa do usuário

Também é importante que você pense na pesquisa do usuário ao criar o site. Por exemplo, os termos mais usados, os conteúdos que são mais buscados. Tudo isso vai ajudar no momento da criação e definição de campos.

 

Suponha que tem uma loja de roupas. Então, para criar o site você deve conhecer os pontos de interesse de seus clientes. Assim, pode destacá-los e fazer com que permaneçam mais tempo em sua página online. 

Conteúdos em vídeo

Assim como a pesquisa por voz, os conteúdos em vídeo também são tendências de criação de site em 2022. Logo, isso demonstra que os usuários querem cada vez menos texto e mais interação.

 

Em seu site e nos conteúdos, aposte em vídeos interativos e que condizem com sua marca. Isso desperta mais interesse. Bem como, faz com que o público permaneça mais tempo em sua página para ver toda a produção.

Velocidade de carregamento e UX

Por fim, esses são dois pontos que nunca vão sair das tendências para os novos sites. Afinal, eles são relacionados com a experiência do usuário e o que pode fazer com que ele volte ou não acessar o conteúdo.

 

A velocidade de carregamento deve ser sempre de segundos, tanto para o web quanto o mobile. Assim, é essencial que haja otimização para que não aconteça a demora. Isso porque, os usuários não vão ficar esperando.

 

O UX por sua vez é a análise da usabilidade pensando na experiência do usuário. Ou seja, qual a melhor fonte, cor, como dispor cada um dos ícones na tela, qual tamanho de fonte. São detalhes que fazem toda a diferença.

 

É indicado que antes que um site seja publicado ele passe por um teste de UX. Então, você convida um usuário final daquela página e peça que ele navegue por ela. Com isso, deve anotar quais foram as facilidades e dificuldades para fazer os ajustes.

Ter um site é indispensável

A área de criação de site em 2022 será um dos maiores destaques do mercado. Isso porque, ter uma página online é indispensável para qualquer negócio. Portanto, apresenta seu portfólio e conquista novos clientes.

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Lucas W. Pelisari
Lucas W. Pelisari Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você