[ editar artigo]

Crescer nas mídias sociais, uma maratona de persistência

Crescer nas mídias sociais, uma maratona de persistência

Não é mais novidade para ninguém o quanto as mídias sociais são importantes no processo de marketing das empresas e negócios. Por uma razão muito simples. As pessoas estão lá, uma grande massa de potenciais clientes estão interagindo o tempo todo em plataformas como o Instagram,  Facebook, Youtube, Twitter e outras.

Assim, o fato de não estar inserido nestas redes chega a ser insano. A grande maioria das pessoas está ali para um momento mais relax, disso não podemos esquecer. Por isso as estratégias têm que ser bem pensadas e elaboradas. De qualquer  maneira, dependendo do seu nicho de atuação não se deve negligenciar as outras estratégias de marketing offline que também são importantes.

Mas hoje o tema são as mídias sociais, por isso quero refletir com você sobre alguns pontos que podem ajudar na construção do conteúdo que você vai postar para atingir o seu público.

Escolha a mídia de sua preferência, a que você tem mais familiaridade

Principalmente no início, não é produtivo você postar algo em todas as mídias. Primeiro você não vai dar conta de produzir tanto, segundo pode se tornar um problema devido à pressão de produzir tanto conteúdo.

Nesse momento o melhor é fazer menos até se adaptar e pegar o ritmo de postagens, dependendo da sua realidade diária. Alguns tem mais tempo, outros nem tanto. Trabalhe de maneira que não seja um peso para você. As pessoas buscam por qualidade, a quantidade vai ficar a cargo do tempo. Na medida que você vai se desenvolvendo, as publicações vão aumentar naturalmente.

O processo TEM QUE FLUIR, não pode gerar ansiedade.

Defina seu conteúdo e posicionamento

Nesse caso vai depender do nicho que você quer atuar e do quanto você conhece a respeito dele. Além disso, é fundamental saber se a sua audiência se interessa pela sua mensagem, o quanto as suas postagens vão afetar, ajudar e educar quem te segue e qual mudança o seu conteúdo vai provocar em quem está te ouvindo. Você precisa começar e passar pela dor do início que é ter poucas curtidas e comentários para começar a compreender o que os seus seguidores desejam e isso vai levar tempo. Serão testes, erros e mais testes até acertar, mas fique tranquilo, VAI VALER A PENA.

Escolha o formato de conteúdo que você quer publicar

Quanto a isso, minha opinião é que você comece pelo formato que é mais fácil para você. Se gosta de texto escreva, se gosta de vídeo grave vídeos, se gosta de imagens faça boas imagens e vá publicando. Como passar do tempo você vai se aperfeiçoando em outros formatos e aumenta o seu repertório. Mas lembre-se de melhorar no que você é bom, no que é mais natural para você, caso contrário você gasta tempo tentando se aperfeiçoar e adia entrar em ação.

O mais importante nesse momento é que as pessoas entendam o que você quer falar, seja no formato de conteúdo que for. Por isso ENTRE EM AÇÃO.

Saiba onde o seu público se encontra

Para facilitar a sua vida saiba onde o seu público se encontra. Nem todos estão no Instagram ou no YouTube. Talvez as pessoas que você quer atingir estejam no LinkedIn. Isso vai depender das pessoas para as quais você quer falar. Se você é da área de nutrição ou atividades físicas, o Instagram é um ótimo espaço onde você pode trabalhar com boas imagens. Mas se você é um professor o YouTube é excelente para você postar vídeo aulas da sua disciplina. No LinkedIn você vai encontrar o pessoal das empresas e assim é com cada plataforma. Não adianta produzir conteúdo no local onde as pessoas do seu nicho não estão. Pesquise e descubra ONDE A SUA TRIBO ESTÁ CIRCULANDO.

Ouça o seu público para atender as suas necessidades

Cada público tem necessidades e dúvidas específicas, é necessário ouvi-los para entendê-los e publicar o que realmente vai fazer diferença. Se em algum momento você tiver um produto ou serviço é possível entregar algo bem próximo do que a sua audiência deseja. Mas claro que isso acontece com o tempo e com um número razoável de seguidores. Antes é trabalho, testes, e relacionamento.

Esse trabalho de conhecer o público NÃO ACABA NUNCA, pois o público vai mudar com o tempo e gente nova chegará constantemente.

Mantenha a interação com os seus seguidores

Provavelmente esse é um dos pontos mais importantes de toda a estratégia. Seu perfil, seja em que plataforma for é um local de interação, por isso o relacionamento é o mais importante. Faça isso com seus seguidores, responda, tire suas dúvidas, dê direção, não se canse de se relacionar, pois é isso que ele está buscando.

Algum tipo de venda será consequência disso. A sua prioridade ao postar o seu conteúdo é atrair para que a sua audiência fique com você e siga caminhando em uma estrada de mão dupla, ONDE TODOS GANHAM.

Lembre-se que a dificuldade é você produzir conteúdo bom, seja de que área for em um local onde as pessoas querem entretenimento e diversão, é preciso adaptar esse conteúdo para  que ele não fique pesado e afaste a audiência.

Produzir conteúdo não é tarefa fácil, mas é possível se houver empenho e treino diário. Nesse caso um fator importante é a perseverança. Você precisa seguir fazendo, insistir, aguardar o tempo em que as pessoas vão ver o quanto a sua mensagem é significativa.

Nas suas postagens tem que sair verdade para que as pessoas sejam atingidas e isso não vem de um dia para o outro, leva meses e até anos até que você consiga se expor e falar o que realmente vem de dentro. Além da razão é necessário atingir o coração de quem te vê e ouve.

É UM PROCESSO COMO TODOS OS OUTROS DA NOSSA VIDA. É UMA MARATONA, não uma corrida de 100 metros

PERSISTA, PERSISTA que você vai cruzar a linha de chegada.

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Kleto Castro de Faria
Kleto Castro de Faria Seguir

Ajudo as pequenas e médias empresas a implementarem ações de marketing digital para desenvolverem suas ações no mercado. Mídias sociais e produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você