[ editar artigo]

Conteúdo das redes sociais: dá tempo consumir tanta informação?

Conteúdo das redes sociais: dá tempo consumir tanta informação?

 

Quanto conteúdo sou capaz de consumir? Quanta informação circula nas redes sociais? Dá tempo ver tudo? Como filtrar informação relevante? Tenho que interagir com todo mundo? Vai sobrar tempo para mim?

 

Nas duas últimas semanas eu estive em um curso de imersão e dediquei todo meu tempo a ele, de forma que a minha produção de conteúdo caiu para zero, como também o meu consumo.

Depois desse período, tentei recuperar o tempo perdido e interagir com minhas conexões comentando nos links, assistindo os vídeos, etc... Aí me dei conta que ao invés de ler o conteúdo e assistir os vídeos e stories para agregar algo para minha vida, eu estava apenas fazendo uma passagem rápida pelos links e deixando comentários randômicos (que o meu celular já “decorou”) para cumprir minha tabela no maravilhoso mundo do engajamento.

O registro de tempo de uso do meu telefone diz que eu passo em média por semana: 10 horas no Instagram, 6 horas no Twitter, 5 horas no Whatsapp, 3 horas no Linkedin e 2 horas no TikTok. Considerando que eu apenas passe rapidamente por toda a informação, comentando loucamente e sem me deter em nenhum deles, eu perco 26 horas da minha vida toda semana!!!!

Não é louco? Ainda mais considerando que falta apenas 1 hora de aula para eu terminar a formação que eu comecei a fazer e eu não concluí por falta de tempo.

E olha que eu não cheguei consumir quase nada do que está disponível na internet para mim. Veja o resultado do estudo da Domo, Data Never Sleeps 8.0 que mostra o que aconteceu na internet a cada minuto em 2020:

É muita informação! Faz a gente pensar se a nossa presença nas redes sociais nos deixa mais superficiais ou mais inteligentes.

Mas e aí? O que devemos fazer? Sair das redes sociais? Passar mais tempo off-line?

Não acredito que essa seja a resposta, inclusive acho paradoxal os conteúdos que pedem para passarmos mais tempo off-line utilizando o on-line para isso, você também não acha?

Por aqui, vou procurar utilizar minhas 26 horas semanais diminuindo um pouco o ritmo de consumo, fazendo comentários quando eu realmente achar pertinente e postando quando eu tiver algo a dizer. O algoritmo vai ficar chateado, eu sei, mas meu cérebro vai agradecer.

E você? Qual a sua relação com o consumo de conteúdo na internet? Sinta-se à vontade para deixar sua percepção sobre o assunto nos comentários.

Comunidade Marketing de Gentileza
Nattascha Araújo
Nattascha Araújo Seguir

Especialista em inteligência competitiva e produtora de conteúdo com foco em desenvolvimento pessoal. Eu uso meu aprendizado para contar as pessoas coisas que eu gostaria que elas contassem para mim.

Ler conteúdo completo
Indicados para você