[ editar artigo]

Conheça qual é o segredo para ter um conteúdo e escrita que engaja

Conheça qual é o segredo para ter um conteúdo e escrita que engaja

Se tem uma coisa que muitas pessoas desejam, hoje no digital, é saber qual o segredo para ter um conteúdo e escrita que engajam e com isso, gerar visibilidade, referência, resultados, vendas e confiança junto a sua audiência e clientes. O segredo desse bom conteúdo eu te falo agora nesse artigo!

A pandemia acelerou e fez com que muitos que não estavam produzindo com frequência ou nem estavam no digital direito, começassem a ter um olhar mais especial para a forma como se posicionam nas redes sociais por meio dos conteúdos e comunicação assertiva.

Leia mais: Comunicação digital em tempos de Coronavírus

Cada vez mais estamos sendo apresentados a várias técnicas que tornam o conteúdo mais atrativo e compartilhável no digital.

Eu mesma tenho estudado, e muito, algumas técnicas de escrita para a web para compartilhar, cada vez mais, conteúdos que engajam e atraem a minha audiência. Tenho buscado entender sobre copywriting, storytelling, persuasão e focado muito em webwriting que são técnicas e ferramentas, e boas práticas que auxiliam na performance, fazendo com que o conteúdo seja encontrado mais fácil pelas pessoas na internet.

Isso de fato ajuda e muito na hora da criação e produção dos conteúdos que você tiver que executar e compartilhar no digital.

Saber usar o SEO que é a otimização de mecanismo de buscas, uso das palavras-chave, parágrafos curtos e diretos, a usabilidade dentro do texto, a estrutura em si, o uso de links, palavras que contribuem para a tomada de decisão faz sim toda a diferença, claro.

Porém, mais do que escrever com técnica você precisa escrever com coração.

Sim, parece clichê ou dica fraca, pense o que quiser, mas quando você escreve com coração, com vontade mesmo de compartilhar aquele conhecimento, experiência ou história sem ficar preso a números, regras e técnicas, o conteúdo ele flui muito.

E antes que mais alguns profissionais, criadores de conteúdos, especialistas em técnicas para escrita me julguem por conta disso, quero deixar claro que 1º, não estou sendo contra o uso das técnicas de escrita para a web mesmo porque 2º, sou jornalista, conteudista, produtora de conteúdo e além de estudar muito essas técnicas, utilizo e muito dentro dos meus textos, pois se existem e ajudam, por quê não utilizar, não é mesmo?

Mas o que quero dizer aqui, é para você que ainda está travado (a) para escrever, publicar e conquistar seu espaço dentro do digital porque, entre tantos motivos para não estar fazendo isso, acredita que precisa ter um texto bem alinhado, utilizando todas as dicas e com isso obter resultado.

A escrita tem que ser criativa, fluida e um processo de diversão e autoconhecimento.

Falo isso, pois muitas pessoas que me procuram para consultoria e mentoria, acreditam que precisam começar já utilizando tudo isso. E não precisa. Não no começo e não tudo também.

Comece com o básico das recomendações e que gera retorno, que é saber:

  • Para quem está escrevendo?
  • Por quê está escrevendo?
  • Onde está escrevendo?
  • E se está sendo autêntico e verdadeiro no que está escrevendo.

E o principal de todos: usar o amor, reciprocidade e entrega em tudo que estiver escrevendo.

É imaginar que o seu conteúdo de alguma forma vai,

  • Inspirar;
  • Ensinar;
  • Impactar;
  • Solucionar;
  • Conectar.

Se o seu conteúdo irá TRANSFORMAR de fato a pessoa que está lendo.

E isso só acontece quando você colocar alma, simplicidade, verdade, experiência e sim, técnica também, no seu texto.

Não se prenda a técnicas sempre. Foque no que você quer passar e que resultado quer atingir com aquele conteúdo.

Fez sentido para você?

Comunidade Marketing de Gentileza
Alessandra Frazão
Alessandra Frazão Seguir

Uma estrategista em Comunicação e Marketing Digital que acredita que comunicação é mais que comunicar. Comunicação é saber se conectar, transformar, influenciar e com isso fazer a diferença na vida das pessoas. Vem comigo! :D

Ler conteúdo completo
Indicados para você