Se tem uma coisa que muitas pessoas desejam, hoje no digital, é saber qual o segredo para ter um conteúdo e escrita que engajam e com isso, gerar visibilidade, referência, resultados, vendas e confiança junto a sua audiência e clientes. O segredo desse bom conteúdo eu te falo agora nesse artigo!
A pandemia acelerou e fez com que muitos que não estavam produzindo com frequência ou nem estavam no digital direito, começassem a ter um olhar mais especial para a forma como se posicionam nas redes sociais por meio dos conteúdos e comunicação assertiva.
Leia mais: Comunicação digital em tempos de Coronavírus
Cada vez mais estamos sendo apresentados a várias técnicas que tornam o conteúdo mais atrativo e compartilhável no digital.
Eu mesma tenho estudado, e muito, algumas técnicas de escrita para a web para compartilhar, cada vez mais, conteúdos que engajam e atraem a minha audiência. Tenho buscado entender sobre copywriting, storytelling, persuasão e focado muito em webwriting que são técnicas e ferramentas, e boas práticas que auxiliam na performance, fazendo com que o conteúdo seja encontrado mais fácil pelas pessoas na internet.
Isso de fato ajuda e muito na hora da criação e produção dos conteúdos que você tiver que executar e compartilhar no digital.
Saber usar o SEO que é a otimização de mecanismo de buscas, uso das palavras-chave, parágrafos curtos e diretos, a usabilidade dentro do texto, a estrutura em si, o uso de links, palavras que contribuem para a tomada de decisão faz sim toda a diferença, claro.
Porém, mais do que escrever com técnica você precisa escrever com coração.
Sim, parece clichê ou dica fraca, pense o que quiser, mas quando você escreve com coração, com vontade mesmo de compartilhar aquele conhecimento, experiência ou história sem ficar preso a números, regras e técnicas, o conteúdo ele flui muito.
E antes que mais alguns profissionais, criadores de conteúdos, especialistas em técnicas para escrita me julguem por conta disso, quero deixar claro que 1º, não estou sendo contra o uso das técnicas de escrita para a web mesmo porque 2º, sou jornalista, conteudista, produtora de conteúdo e além de estudar muito essas técnicas, utilizo e muito dentro dos meus textos, pois se existem e ajudam, por quê não utilizar, não é mesmo?
Mas o que quero dizer aqui, é para você que ainda está travado (a) para escrever, publicar e conquistar seu espaço dentro do digital porque, entre tantos motivos para não estar fazendo isso, acredita que precisa ter um texto bem alinhado, utilizando todas as dicas e com isso obter resultado.
A escrita tem que ser criativa, fluida e um processo de diversão e autoconhecimento.
Falo isso, pois muitas pessoas que me procuram para consultoria e mentoria, acreditam que precisam começar já utilizando tudo isso. E não precisa. Não no começo e não tudo também.
Comece com o básico das recomendações e que gera retorno, que é saber:
- Para quem está escrevendo?
- Por quê está escrevendo?
- Onde está escrevendo?
- E se está sendo autêntico e verdadeiro no que está escrevendo.
E o principal de todos: usar o amor, reciprocidade e entrega em tudo que estiver escrevendo.
É imaginar que o seu conteúdo de alguma forma vai,
- Inspirar;
- Ensinar;
- Impactar;
- Solucionar;
- Conectar.
Se o seu conteúdo irá TRANSFORMAR de fato a pessoa que está lendo.
E isso só acontece quando você colocar alma, simplicidade, verdade, experiência e sim, técnica também, no seu texto.
Não se prenda a técnicas sempre. Foque no que você quer passar e que resultado quer atingir com aquele conteúdo.
Fez sentido para você?