O digital venceu!
Sim, tenho falado cada vez mais da importância e sucesso do digital e saber que vem vencendo muitos pré-conceitos, dúvidas e dificuldades de aceitação.
O mesmo acontece com o marketing. O que para alguns o marketing era visto apenas como algo que não dava resultados, perda de tempo, "blogueirice", investimento desnecessário, hoje, muitos passaram a ver com bons olhos essa ação e estratégia e perceber que é um caminho muito assertivo e de muito resultado para sua marca pessoal, negócios e marca profissional.
Claro que a pandemia acelerou e muito as transformações digitais fazendo com que muitas ferramentas, ações, funções e recursos pudessem ser exploradas e com isso, passassem a contribuir com os resultados.
Leia mais: 10 tendências no digital para você ficar de olho em 2021
E no artigo de hoje, quero falar sobre 4 tipos de marketing que você deveria começar a apostar para fortalecer sua marca pessoal, potencializar seu negócio e ainda, conquistar feedbacks incríveis.
Vamos lá?
Marketing de Conteúdo
Sim, o conteúdo ainda continuará sendo o rei para quem deseja resultados no digital. Como todos nós sabemos, um conteúdo quando bem escrito, planejado e compartilhado, conecta e aproxima você da sua audiência.
Para você gerar resultados, você precisa utilizar as técnicas de uma boa escrita, frequência, consistência, relevância e qualidade.
Marketing de Conteúdo é um dos caminhos mais certeiros para você gerar conexão e aumentar sua autoridade, visibilidade e vendas.
Marketing de Relacionamento
Não dá mais para você somente viver de conteúdos publicados e não se relacionar com as pessoas que interagem com ele. Rede social é feita de pessoas e você precisa interagir com quem te acompanha se quiser ter resultados no digital.
Marketing de relacionamento nada mais é do que você fidelizar seu público junto a sua marca e posicionamento.
Por isso, postou? Não saia correndo! Fique e interaja com as pessoas pois isso além de contribuir com seu alcance e engajamento, irá te diferenciar dos demais e aproximar você do seu cliente, público e/ou audiência.
E não esqueça que interação e relacionamento vão além dos seu perfil ou estratégia. Você precisa expandir seu networking e se relacionar com demais conexões. Curta, comente e compartilhe demais conteúdos das pessoas.
Marketing Pessoal
Muitas pessoas sempre confundem Marca Pessoal x Marketing Pessoal, mas a diferença é que marca pessoal é a sua essência, seu jeito, sua fala, gestos. É seu posicionamento autêntico no online e offline. Diria que é a sua digital no digital!
Já marketing pessoal é o caminho que você irá usar. Como? Onde? Para quem? Por quê? Quando? Marketing pessoal são as redes que você irá usar, as ferramentas que você utilizará para se comunicar e divulgar sua marca pessoal e posicionamento.
Hoje se posicionar e fortalecer sua marca pessoal deixou de ser uma ação comum e passou a ser necessário se você quiser ser visto, lembrado, contratado, indicado e bem remunerado.
Quem se posiciona, se destaca, se diferencia!
Marketing estratégico
Você já deve ter ouvido aquela frase: SE VOCÊ NÃO SABE PARA ONDE QUER IR, QUALQUER CAMINHO SERVE, não é mesmo?
Então, dentro do marketing é a mesma coisa! Se você não souber para onde quer ir, como, o que e para quem, você simplesmente fica rodando sem foco e resultado.
No marketing estratégico você precisa ter um planejamento, foco, saber para quem irá falar, como, onde e por quê falar. Você precisa ser estratégico se quiser ter resultados e conquistar seu espaço dentro do digital.
Marketing estratégico é mais do que planejar, é executar, testar e tentar.
O digital veio para ficar, é um caminho sem volta e quem não começar a entender a sua importância, necessidade e oportunidade, perde muitas chances. O marketing pode ajudar você e muito na comunicação e divulgação do seu negócio e marca pessoal, você só precisa saber usar essa ferramenta a seu favor e aproveitar!
E aí, você gostou das dicas? Já tem usado essas ações nas suas estratégias e planejamentos?