[ editar artigo]

Como ter um networking mais humanizado, leve e honesto

Como ter um networking mais humanizado, leve e honesto

Networking bom é networking gentil. Acredito no poder da gentileza! Acredito que esta virtude naturalmente gera oportunidades, relacionamentos consistentes, confiança, credibilidade, sucesso e visibilidade profissional.

Ser gentil não é apenas ser educado e ter bons modos, mas também uma maneira de se relacionar melhor e contribuir com o outro. Bons relacionamentos sem dúvida geram frutos positivos em nossa vida profissional. Pelo menos na minha tem sido assim.

As relações sólidas são a base para uma carreira bem sucedida.

Cada um tem um jeito de agir, de encarar o mundo, de interpretar, de se expressar e de SER. Existem pessoas naturalmente gentis. Outras nem tanto. Ainda há aquelas que são categoricamente grossas, estúpidas e nada agradáveis. Muitos profissionais, inclusive líderes, acreditam que para mostrar firmeza e segurança devem agir com arrogância, austeridade e dureza.

Não é necessário se forçar para agir com gentileza, seja qual for o contexto, mas é preciso enxergar este atributo como um exercício diário sem perder a naturalidade e a nossa essência.

Como ser natural na prática da gentileza

Em primeiro lugar, acredito que Gentileza acontece de dentro para fora. É de gente feliz para todos. Eu aprendi a ser gentil comigo mesma. Aprendi a amar com mais intensidade o que eu faço e a realizar minhas paixões. 

Compreendi também que preciso valorizar os mínimos detalhes da minha rotina de trabalho. Todos nós temos um jeito próprio de executar tarefas, mas podemos sempre ser mais criativos, leves, divertidos, suaves e potencializar nossos resultados.

Observo minhas tarefas diárias, identifico os momentos mais agradáveis e críticos do meu dia. Pontuo em pensamento e "na ponta do lápis" o que eu mais gosto em mim e quais são minhas características positivas e negativas.

Avalio com verdade os frutos dos meus dias. Lembro-me de grosserias que cometi e também de atos gentis e louváveis, assim como os motivos para ambas as situações.

Depois deste breve exercício, é possível compreender como e quando os pontos fortes e fracos aparecem. Criar "Alertas" é uma ótima estratégia para não marcar bobeira e acertar mais com o próximo.

Gentileza é de dentro para fora

A gentileza é expressa em ocasiões simples, porém importantes, desde a hora que a gente acorda até a hora que se deita. São nesses momentos que naturalmente semeamos nosso Networking, e não apenas em eventos e encontros específicos.

Acredito que atraímos gente que pensa parecido com a gente, atraímos pessoas que têm sentimentos similares aos nossos e somos atraídos por aqueles que admiramos. 

É saudável parar e refletir, se arrepender, esclarecer as ideias e os sentimentos, para então seguir em frente e fazer melhor para si e para as pessoas.

Quanto mais profunda e sincera são as nossas relações, melhor é a nossa teia de contatos. Maior é a probabilidade de alavancar negócios, conseguir parcerias, adquirir mais conhecimentos e viver uma vida mais plena. Ou seja, são relações profissionais baseadas nas relações pessoais. Para mim, é impossível conquistar as pessoas e manter bons contatos sem gentileza.

Como você tem cuidado das suas relações profissionais para construir um networking produtivo?

Comunidade Marketing de Gentileza
Laíze Damasceno
Laíze Damasceno Seguir

Fundadora do Marketing de Gentileza, LinkedIn Top Voice Brasil, mentora de marketing, escritora e palestrante. Ajudo pessoas e negócios a conquistarem o reconhecimento e a confiança do público por meio de estratégias de mkt e conteúdo humanizado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você