[ editar artigo]

Como ter sucesso no evento?

Como ter sucesso no evento?

As empresas querem cada vez mais ter sucesso nos eventos que organizam, mas não existe outra receita a não ser focar nas pessoas.

Parece algo simples, né! Mas você sabia que muitas empresas pensam na ideia de um evento, criam programação, contratam fornecedores, convidam palestrantes e nem param para perguntar para o público do evento o que eles esperam.

Justamente porque já se acostumaram a fazer daquela forma, daí que mora o perigo, como entregar algo de valor para outra pessoa se você não sabe do que ela precisa?

Imagine comigo, você vai a uma loja de calçados e diz para o vendedor que precisa de um sapato, ele com certeza ficará com um ponto de interrogação na cabeça. 

Foto: Canva.com

Se ele não perguntar para você qual o tipo de sapato você está procurando, qual a sua numeração, qual cor você deseja, qual o modelo que procura, dê certo ele vai trazer várias opções do seu estoque que poderá não lhe agradar, com isso você irá sair da loja arrependido de ter entrado.

O mesmo acontece com o evento, se você não se propor a entender quais as dores que seu público tem, quais os desejos e anseios que ele espera resolver indo até o evento, dificilmente ele sairá do evento com a sensação de que vivenciou uma boa experiência.

Você pode estar pensando, mas devo fazer isso a cada novo evento? A resposta é - se você quiser gerar uma experiência memorável para eles - sim.

Planejar o evento de forma mais assertiva irá te ajudar a criar ações que impactem positivamente as pessoas.

Nos eventos que organizo eu utilizo uma ferramenta chamada Mapa de Empatia que faz parte do kit de Design Estratégico para Eventos para auxiliar na construção da persona do evento.

Persona é a representação fictícia do participante ideal do evento. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas que  que a pessoa vive, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Quando se entende a persona que irá participar do evento, fica muito mais fácil criar experiências que façam sentido para ela e consequentemente você alcançará o sucesso que almeja no evento.  

Me conta aqui nos comentários, faz sentido ou não colocar as pessoas no centro do planejamento do evento?

Comunidade Marketing de Gentileza
Marcely Souza
Marcely Souza Seguir

Publicitária especializada em Eventos com certificação em Event Design Collective GmbH, acumulo mais de 13 anos de experiência e vivencio a gestão de equipes remotas | Founder da MS Eventos e 🎙EventosCast

Ler conteúdo completo
Indicados para você