[ editar artigo]

Como ter mais concentração e produtividade

Como ter mais concentração e produtividade

O tempo não para, a vida voa e a cada minuto somos bombardeados com bilhões de estímulos. Manter o foco nem sempre é fácil. Só que a ausência de atenção plena impacta nossos resultados. Vem conferir estratégias para ter mais concentração e produtividade!

Vale começar refletindo que esses elementos estão interligados. Ao passo que conseguimos manter a #concentracao no momento presente, melhor focamos em sua execução, potencializando o sucesso da atividade a qual estamos empenhados.

Consequentemente, favorecendo o alcance de melhores resultados, assim, uma melhor #produtividade

E esse é o segredo do #Mindfulness ou #atencaoplena - técnica milenar baseada, justamente, em ter foco e consciência, conforme revela Flávia Lippi, especialista em Saúde Mental.

Ela acrescenta: "nossos níveis de #felicidade são significativamente mais baixos quando não estamos concentrados. Assim, é preciso focar na atividade que estiver realizando, e ter consciência sobre o seu ambiente para poder eliminar distrações".

Mais dicas de como ter mais concentração e produtividade:

📌 Planeje-se: organize suas tarefas, crie objetivos e estabeleça metas.

📌 Gerencie seu tempo, priorize as atividades, tenha foco.

📌 Adicione lembretes, anote na agenda, programe-se.

📌 Faça intervalos, descanse sua mente e corpo, permita-se a uma pausa.

📌 Concentre-se no momento, evite distrações, pratique a atenção plena.

📌 Medite e respire


O questionamento do título é parte do desafio de #autoconhecimento e #autolideranca (5 de 11) do e-book #aprendamaissobrevocê , de Laize Barros.

Respondendo, eu revelo:

Para ter mais concentração, reorganizei meu “quarto-office” para garantir um espaço mais organizado, aconchegante e livre das distrações. Com exceção do Joca, meu beagle hiperativo que, por vezes, invade e domina todos os espaços – o primeiro foi meu coração.

📚 📝Ler e escrever me ajudam a aprimorar conhecimento, a estimular a memória, a controlar a ansiedade e ainda a desenvolver a #criatividade


💞 Por outro panorama, Laize nos motiva a “deixar de lado o perfeccionismo e cultivar a autocompaixão”.

Quanto a isso, o psicólogo Daniel Goleman, autor de “Inteligência Emocional” (Editora Objetiva) afirma: “ #Empatia é um ato de compreensão, fruto da mente racional (que raciocina) e da emocional (que sente), em uma dicotomia popularmente feita entre “cabeça e coração”.


Nessa sintonia, li um artigo emocionante da Tonia Casarin apresenta a seguinte perspectiva:

“Empatia é sentir o que outra pessoa sente. Compaixão é a empatia em ação. Compaixão é ver o mundo de uma pessoa através de suas lentes, você entende como ela se sente e então você faz algo a respeito”. 🌻

- Laize agrega que, igualmente, precisamos trabalhar a #autocompaixão

Tratar a nós mesmos com a #gentileza, empatia, generosidade, solidariedade que teríamos com outras pessoas. Reconhecer nossas fragilidades, acolher nossas dores e nos perdoar. Só assim será possível buscar uma cura, traçar uma estratégia para libertar nossas habilidades e competências.

Ela ainda motiva: “Divirta-se!”. Assim, faça atividades que estimulem seu bem-estar físico e mental.

Eu, por exemplo, me reapaixonei por andar de bicicleta e estou contando os minutos para a pandemia sanar para aderir esse hábito.


- E você tem alguma estratégia para fortalecer a concentração e garantir produtividade?

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você