[ editar artigo]

Tutorial: Como Publicar Artigos no LinkedIn e se Posicionar na Rede como Referência na sua Área

Tutorial: Como Publicar Artigos no LinkedIn e se Posicionar na Rede como Referência na sua Área

Saiba como publicar artigos no LinkedIn e aproveite esta plataforma para mostrar que é especialista na sua área de atuação e obtenha visibilidade junto ao seu público-alvo!

Se você não tem um blog, pode e deve considerar o seu perfil profissional como uma plataforma para compartilhar as suas ideias e conhecimentos. Aliás, publicar artigos no LinkedIn pode ajudar não apenas a partilhar conhecimento profissional com a nossa rede de contatos, como também a ganhar seguidores na plataforma.

Muitos membros do LinkedIn já utilizam a ferramenta de publicação de artigos. Caso ainda não esteja explorando o potencial dessta ferramenta, neste artigo encontrará tudo o precisa para começar a publicar os seus artigos hoje mesmo.

Quer saber como publicar artigos no LinkedIn e ampliar o seu alcance orgânico na plataforma? Fica comigo nessa leitura que no caminho eu explico!

Gif com o ator Jim Carrey digitando bem rápido

Tudo pronto para avançar, mas antes... é importante saber qual é a diferença entre os artigos e as publicações no LinkedIn.

Enquanto as publicações e atualizações de status do LinkedIn são limitadas a 1.300 caracteres, os artigos podem ter até 125.000 caracteres de comprimento, o que dá ao utilizador uma oportunidade mais ampla de mostrar a sua experiência e conhecimento dentro de um determinado tema ou nicho.

Escrever artigos também é uma ótima maneira de iniciar conversas e aumentar a visibilidade no LinkedIn.

Quando alguém visualiza o seu perfil no LinkedIn, logo a seguir a seção “About/Sobre” verá uma caixa denominada “Featured/Destaques”, na qual poderá ver artigos destacados, caso tenha optar por fazer uso dessa opção (os destaques podem ser alterados sempre que o utilizador achar necessário). Este posicionamento proeminente destaca o conteúdo que é central para você e sua marca.

gif com o ator Jim Carrey digitando super rápido

Ao abir um artigo para lê-lo no desktop, ao lado nome e título do utilizador aparece o número total de artigos publicados e, ao clicar nesse link, todos os artigos serão exibidos — se estiver visualizando o artigo através da app para dispositivos móveis, basta deslizar para a esquerda para ler o próximo artigo dessa pessoa.

print com exemplo prático como publicar artigo no linkedin

Ao escrever artigos de forma consistente através da plataforma de publicação do LinkedIn, aumentará a sua biblioteca de conteúdo, dando aos utilizadores da rede a oportunidade de aprender mais sobre o seu negócio e construir uma relação de confiança ao longo da jornada.

Como escolher tópicos para seu artigo do LinkedIn

Ao publicar artigos no LinkedIn, possivelmente, deseja demonstrar a sua liderança inovadora, experiência e conhecimento dentro de um nicho. Notícias e atualizações do seu setor sempre serão bons tópicos para abordar.

Também poderá responder a uma pergunta do seu público-alvo. Quais são as perguntas mais frequentes que costuma receber quando encontra alguém da sua rede? Se é membro de grupos em outras plataformas compostos por pessoas com o mesmo perfil que o seu potencial cliente, tenha em atenção as perguntas que são feitas repetidamente.

Mantenha uma lista no Evernote ou outra app semelhante com ideias para futuras publicações e artigos.

Se uma de suas publicações no LinkedIn está obtendo muito engajamento (reações, comentários e partilhas) dentro da sua rede, esse pode ser um bom tópico para ser explorado de forma mais aprofundada em um artigo longo.

1. Depois de definir sobre o que deseja escrever, veja a seguir como publicar artigos no LinkedIn.

Comece por clicar na opção “Write article/Escrever um artigo” disponível na parte superior da página, junto caixa de criação de publicação, bem no meio da sua página inicial — vale lembrar que essa opção só está disponível na versão desktop da plataforma.

Depois de clicar nesta opção, a ferramenta de publicação artigos do LinkedIn é aberta. É aqui que começa efetivamente a criação de uma artigo.

☑️ Escolha o título do seu artigo

Para adicionar um título ao seu artigo, clique no campo “Headline/Título” e digite um título que chame a atenção dos utilizadores e faça com que desejem clicar para ler o seu conteúdo. Pense nos termos pelos quais o seu público-alvo está à procura: “como fazer”, “ferramentas úteis”, “listas numeradas” costuam ter um bom desempenho na plataforma.

Veja só este exemplo: 10 Super Dicas Sobre Como Humanizar a sua Marca.

☑️ Formate o seu artigo para facilitar a leitura

Como hoje em dia somos bombardeados com informações online, aposte em parágrafos mais curtos intercalados com imagens. Essa abordagem torna o seu artigo mais fácil de ler — o que é particularmente importante quando as pessoas estão consumindo o conteúdo por meio de dispositivos móveis.

Lembre-se de adicionar subtítulos, marcadores e negrito a fim de melhorar a legibilidade, conforme exemplo abaixo:

A barra de ferramentas de formatação na parte superior da página permite selecionar os estilos “Normal”, “Heading/Título 1” e “Heading/Título 2”. Aposte também no uso de negrito, itálico e sublinhado para destacar partes importantes no texto (com moderação, claro!). Além disso, poderá também criar listas com marcadores e numeradas, além do estilo de citação.

ATENÇÃO: os headings/títulos devem ser utilizados de forma hieráquica dentro do texto. Inclua a sua palavra-chave alvo em pelo menos um desses subtítulos!

Para vincular a uma fonte externa no corpo do artigo ou, até mesmo, para criar links internos com outros dos seus conteúdos já publicados dentro do LinkedIn, selecione o texto relevante e, em seguida, clique no ícone “Link” (veja na imagem abaixo), insira o URL de destino e clique em “Aply/Aplicar”.

DICA PRO: sempre inclua uma frase de chamariz no seu artigo. Para ilustrar, peça comentários das pessoas ou para que entrem em contato com você. Links para seu site, podcast ou redes sociais também funcionarão aqui. Quando alguém deixa um comentário, você pode respondê-lo e aumentar o engajamento em seu perfil.

2. Inclua imagens, vídeos ou rich media ao longo do seu artigo

Para começo de conversa, adicione uma imagem de capa que ajude a ilustrar o tema central do seu artigo. Para fazer isso, clique na área acima do “Headline/Título” e carregue uma imagem do seu computador. O LinkedIn recomenda o uso de uma imagem de 744 x 400 pixels para obter melhores resultados.

Depois de adicionar uma imagem de capa, há duas opções de posicionamento da imagem de capa e um botão para excluir essa mída, caso necessário. Abaixo desses botões, há um campo no qual é possível adicionar uma legenda e o crédito da imagem.

Escolha uma imagem que capte a atenção dos seus leitores no feed do LinkedIn e que faça com que eles desejem clicar no artigo para lê-lo. Se não tiver uma imagem de capa relevante em mãos, verifique sites como o Unsplash ou o Pixabay para fotos de banco de imagens livres de royalties, as quais poderão ser utilizadas livremente nos seus conteúdos.

DICA EXTRA: 50 Bancos de Imagens Grátis e de Qualidade para Uso Pessoal e Comercial

Além da imagem da capa, também é possível incorporar imagens e vídeos relevantes no corpo do seu artigo. Para adicionar uma imagem ou vídeo, clique no ícone à esquerda do corpo do artigo.

Ao fazer essa ação, surgirar uma janela pop-up na qual verá opções para adicionar imagens, vídeo, slides, links ou snippets de código.

Para incorporar uma publicação do LinkedIn, um tweet ou posts do Instagram no seu artigo, clique no ícone “Links” e cole o respectivo link na caixa pop-up (ver imagem abaixo).

3. Publique e partilhe o seu artigo no LinkedIn

Depois de escrever o seu artigo e adicionar imagens e links, o que vem a seguir? Observe que, conforme você cria seu artigo, o LinkedIn o salva automaticamente como um rascunho. Quando o conteúdo estiver finalizado, basta clicar em “Publish/Publicar” no canto superior direito da página.

Para aumentar a visibilidade dos seus artigos no LinkedIn, vá até as configurações de privacidade e defina o seu perfil como público. Para fazer isso, clique na foto do seu perfil, escolha “Settings & Privacy/Configurações & Privacidade” e selecione a opção “Edit Your Public Profile/Editar seu Perfil Público”.

No lado direito da próxima página, certifique-se de que a visibilidade pública do seu perfil está ativada. Em seguida, role para baixo até a opção “Articles & Activity/Artigos e Atividades” e verifique se está definido como “Show/Mostrar”.

☑️ Como partilhar o seu artigo

Depois de publicar o seu artigo, certamente vai querer partilhar a novidade com a sua rede de contatos. Ao finalizar o seu conteúdo e clicar clicar em “Publish/Publicar” no canto superior direito da página, surgirá uma janela pop-up para que possa partilhar o novo artigo à medida que ele é publicado.

Mas poderá partilhar esse conteúdo quantas vezes quiser e quando achar pertinente. Para isso, clique no botão “Share/Compartilhar” localizado na parte inferior do seu artigo para ver as opções de partilha. Certifique-se de compartilhar com estes lugares no LinkedIn:

  • Através de um post no seu feed pessoal do LinkedIn;
  • Através de mensagem privada do LinkedIn (mas bada de spam, ok?!);
  • No feed de uma página que administra e/ou em grupos relacionados;
  • Diretamente no seus perfis no facebook ou Twitter (a usar a opção “Copy link/Copiar link”, poderá colar em qualquer outra plataforma).

Ao compartilhar artigos no seu feed pessoal do LinkedIn, adicionar hashtags poderá ajudar a obter mais visualizações do conteúdo partilhado. Além disso, acrescente sempre um texto curto nessas partilhas, dizendo à sua rede por que seria útil ler o seu novo artigo.

4. Analise o desempenho dos seus artigos já publicados

Artigos publicados no LinkedIn contabiliza uma visualização apenas quando alguém clica no artigo para ler o seu conteúdo — enquanto que a visualização de uma publicação normal é contada se alguém rolar a postagem no feed de notícias.

Para consultar os dados analíticos dos seus artigos, clique na opção Me/Eu, no menu principal localizado no topo da página. A seguir, role para baixo até a opção “Posts & Activity/Postagens e atividades”.

Clique no botão “Articles/Artigos” para ver todos os seus artigos já publicados e escolha o aquele cujas análises deseja verificar. A seguir, clique na opção inferior direita em cinza — “nº views of your article/visualizações do seu artigo”.

A janela pop-up que aparece logo em seguida mostrará todos os dados analíticos relativos ao artigo em questão. Desde o número total de visualizações, partilhas, as empresa onde trabalham, os cargos que ocupam, o setor ao qual pertecem e a localização geográfica.

☑️ Alguns exemplos de como poderá usar esses dados

  • Se o seu artigo atraiu várias pessoas de uma empresa do seu interesse, entre em contato com alguém de lá (afinal, podem estar interessados no seu perfil).
  • Se faz eventos, dá formações e/ou palestras e os leitores do seu artigo são de um local específico, considere escolher esse local para o seu próximo workshop.
  • Se o seu artigo não está repercutindo junto ao público-alvo que pretende alcançar, talvez seja necessário fazer ajustes na sua estratégia de conteúdo, abordar outros temas ou, até mesmo, mudar o "tom de voz" do seu conteúdo.

Lembre-se de que você é a única pessoa que tem acesso a esses dados. Outra pessoa que está lendo o seu artigo não será capaz de ver essas informações!

Para concluir...

LinkedIn está constantemente aumentando o seu alcance. Nos últimos anos, o cenário mudou de uma plataforma focada em recrutamento para uma plataforma rica em conteúdo. Os utilizadores dessa rede social profissional estão, cada vez mais, partilhando conteúdo de valor dentro dos seus nichos de interesse.

Artigos no LinkedIn são uma ótima maneira de demonstrar a sua experiência e obter visibilidade junto ao seu público-alvo.

O que acha sobre isso? Será que após ler esse passo a passo tentará também publicar artigos aqui no no LinkedIn? Quais tópicos acha que irão repercutir melhor junto à sua audiência? O seu feedback é muito bem-vindo nos comentários!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você