[ editar artigo]

Como praticar autocompaixão

Como praticar autocompaixão

“Autocompaixão envolve tratar a si mesmo da forma como você trataria um amigo que está tendo dificuldades”, segundo Kristin Neff.  

Em meio a tantos papéis desempenhados em nossas vidas e com todas as restrições e desafios que a pandemia nos trouxe, o quanto que estamos conscientes da importância de criarmos momentos de pausa para o nosso autocuidado e bem-estar?

A autocompaixão é um tema cada vez mais presente no mundo e já amplamente divulgado em alguns países desde a primeira infância. A autocompaixão possui três elementos: a Autobondade, que é a permissão para sermos amorosos conosco em primeiro lugar, a prática de Mindfulness, que é a atenção plena no momento presente e a humanidade compartilhada, que é o reconhecimento das nossas dificuldades e falhas em comum. É o que nos torna próximos e reais!

Escolha uma das ações abaixo:

1. Agradeça pelos bons e pequenos momentos do dia a dia;

2. Amplie o foco no que é positivo e belo em sua vida;

3. Crie momentos para fazer mais coisas que fazem bem para você;

4. Afaste-se de pessoas tóxicas ( que reclamam o tempo todo ou que julgam o tempo todo. Com essas pessoas é muito desafiador: nem praticamos autocompaixão e nem praticamos compaixão por elas);

5. Escolha palavras gentis para falar sobre você;

6. Lembre-se de bons momentos que passou até chegar aqui e registre em um caderninho;

7. Pare agora de querer aparentar perfeição o tempo todo. Além de não existir, esse comportamento afasta as pessoas de você.

Apesar de nossos desafios, precisamos aprender como aumentar a bondade, o amor, a gentileza e principalmente como conviver com nossos erros e vulnerabilidades.

Somos todos inacabados e temos muito mais em comum do que imaginamos: alegrias, desafios, queremos compreender e sermos compreendidos e vivemos em uma espiral sem fim de erros e acertos! 

Que a autocompaixão possa nos dar o suporte necessário nesse momento tão delicado que o mundo está atravessando!

Comece hoje com essa prática. Mesmo que seja 5 minutos por dia.

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Gilian Follador, ACC
Gilian Follador, ACC Seguir

Olá:) Eu sou especialista em desenvolvimento humano e ajudo líderes e profissionais de RH a liderarem de forma autêntica e empática, através de cursos, mentoria e coaching. Meu propósito é encorajar pessoas a viverem com empatia, leveza e alegria!

Ler conteúdo completo
Indicados para você