“Autocompaixão envolve tratar a si mesmo da forma como você trataria um amigo que está tendo dificuldades”, segundo Kristin Neff.
Em meio a tantos papéis desempenhados em nossas vidas e com todas as restrições e desafios que a pandemia nos trouxe, o quanto que estamos conscientes da importância de criarmos momentos de pausa para o nosso autocuidado e bem-estar?
A autocompaixão é um tema cada vez mais presente no mundo e já amplamente divulgado em alguns países desde a primeira infância. A autocompaixão possui três elementos: a Autobondade, que é a permissão para sermos amorosos conosco em primeiro lugar, a prática de Mindfulness, que é a atenção plena no momento presente e a humanidade compartilhada, que é o reconhecimento das nossas dificuldades e falhas em comum. É o que nos torna próximos e reais!
Escolha uma das ações abaixo:
1. Agradeça pelos bons e pequenos momentos do dia a dia;
2. Amplie o foco no que é positivo e belo em sua vida;
3. Crie momentos para fazer mais coisas que fazem bem para você;
4. Afaste-se de pessoas tóxicas ( que reclamam o tempo todo ou que julgam o tempo todo. Com essas pessoas é muito desafiador: nem praticamos autocompaixão e nem praticamos compaixão por elas);
5. Escolha palavras gentis para falar sobre você;
6. Lembre-se de bons momentos que passou até chegar aqui e registre em um caderninho;
7. Pare agora de querer aparentar perfeição o tempo todo. Além de não existir, esse comportamento afasta as pessoas de você.
Apesar de nossos desafios, precisamos aprender como aumentar a bondade, o amor, a gentileza e principalmente como conviver com nossos erros e vulnerabilidades.
Somos todos inacabados e temos muito mais em comum do que imaginamos: alegrias, desafios, queremos compreender e sermos compreendidos e vivemos em uma espiral sem fim de erros e acertos!
Que a autocompaixão possa nos dar o suporte necessário nesse momento tão delicado que o mundo está atravessando!
Comece hoje com essa prática. Mesmo que seja 5 minutos por dia.