Tudo em nosso caminho afeta nossos 5 sentidos. Mas o que tem isso a ver com o ambiente de trabalho? Tudo! Vem comigo que a gente vai surfar pelos 5 queridinhos que fazem nossa vida ter sentido!
Visão: comprovadamente mais da metade do nosso cérebro se ocupa de processar imagens visuais. 80% do nosso aprendizado inclusive é visual. Pensa nos lugares que você entrou e você queria sair correndo! Um espaço mal cuidado traz desconforto e a confusão visual impacta nossa produtividade.
Audição: eu não sei o que você pensa, mas os “open space office” muito presentes na cultura digital causam muita distração. Não é todo mundo que curte ou consegue trabalhar em meio ao zum zum zum. 1 X 0S para ambientes menos comunitários e mais zen.
Olfato: esse sentido é muito poderoso. Você certamente já sentiu cheiros que desencadeiam associações e memórias de lugares e pessoas. O aeroporto de Miami, por exemplo, tem um cheiro característico que eu amo, me traz boas lembranças. E é num ambiente que traz uma memória afetuosa que a gente quer estar inserido, não é?
Tato: se os materiais usados no seu ambiente de escritório são descolados, macios, gostosos de tocar, você se sente bem. Se são duros, frios ou ásperos, a sensação é de desconforto. Desconforto e Produtividade = NO MATCH!
Paladar: de acordo com estudos uma mente errante é importante para a criatividade. No entanto, beber muita cafeína pode deixá-lo focado demais. Que tal café descafeinado para não fundir a cabeça?
As nossas experiências advêm de todos os sentidos. A gente é mais eficaz, criativo, engajado e feliz quando temos uma experiência de trabalho holística e nossos sentidos são estimulados por meio da nossa interação com as cores, aromas e texturas que compõem nosso ambiente de trabalho.
E você? Já pensou qual dos cinco sentidos é seu forte no ambiente de trabalho?