O mindfulness é uma técnica milenar que tem o foco nela hoje, por conta da necessidade de atenção nos dias de hoje.
É tanto device, app, interface, que a gente perde lentamente a capacidade de viver o momento e a plenitude da vida.
Uma pesquisa realizada pelo pesquisador Matt Killingsworth mostrou que as pessoas passam quase 47% das horas que estão acordados pensando em algo diferente do que elas estão fazendo no momento. Ou seja, você pode passar quase metade do tempo no piloto automático.
A mesma pesquisa descobriu que os nossos níveis de felicidade são significativamente mais baixos quando não estamos concentrados.
Se você acha que esse é o seu caso, separei algumas dicas práticas que podem te ajudar com isso:
- Ao acordar pela manhã, evite pensar no trabalho ou tarefas do dia. Reserve dois minutos para respirar lentamente antes de se levantar.
- Pratique as duas bases do mindfulness: foco e consciência. Foque na atividade que estiver realizando, e mantenha uma consciência sobre o seu ambiente para poder eliminar distrações.
- Faça pausas físicas e mentais entre uma atividade e outra. Isso ajuda a renovar o foco e manter uma produtividade constante ao longo do dia.
O Andy Puddicombe, um dos criadores do aplicativo de meditação Headspace, tem um TED Talk incrível sobre como entrar em contato com nossas emoções e pensamentos através da prática do mindfulness. A palestra dele está com mais de 12 milhões de visualizações e pode ser acessada aqui.
Se quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi.
Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/flavialippiaequacao