[ editar artigo]

Como melhorar a sua escrita?

Como melhorar a sua escrita?


Tem dificuldade para escrever e-mails, legenda pro seu Instagram, post pro seu LinkedIn e outros textos? 

Fica aqui mais pouquinho que vou te passar umas dicas rápidas. 

Ambiguidades, clichês, jargões, erros de sintaxe, pontuação incorreta e excesso de estrangeirismos são alguns erros extremamente comuns. Mas como pra tudo na vida existem remédios.

Aqui vão 5 itens pra você adotar no seu cotidiano e que irão fazer uma grande diferença ao passar do tempo!
 

1. Adote um livro pra chamar de seu!
Você certamente já ouviu que, para escrever bem, é preciso ler muito. Então escolha um livro que você curta e não passe um dia sem abri-lo, nem que seja para ler poucas páginas. Já é alguma coisa.

Se der, dê prioridade as obras de ficção. Além de trazer repertório gramatical e vocabular, a literatura apresenta analogias e metáforas, o que ajuda a escrever melhor e refletir sobre qualquer assunto.

2. Use qualquer razão para escrever
O nosso dia a dia abre espaço para pequenas redações o tempo todo, até no WhatsApp, escreva e-mails, recados, bilhetes, lembretes, cartas e até poemas, deixe essa sua mãozinha trabalhar em tudo que ela quiser. O importante é usar todas as oportunidades possíveis para treinar a escrita.

Uma boa opção é você criar um blog e encher ele com textos autorais. Acompanhe sua evolução, use e abuse dos layouts, deixe com a sua cara e invista um tempo do seu dia nele. Todo dia. 

3. Peça feedback dos seus amigos, ou familiares
Na pressa do dia a dia, é comum apertar o botão “enviar” sem revisar o conteúdo. Nada pode ser mais nocivo para a qualidade da comunicação; dizem os especialistas sobre o assunto.

Se você quer aperfeiçoar a sua redação, é importante investir um minuto para reler o que você escreveu. Falta alguma informação? A mensagem está realmente clara? Além disso, é fundamental se imaginar no lugar do leitor.

4. Desabilite o corretor ortográfico
Esse tipo de ferramenta é incapaz de compreender nossas ideias e nosso estilo de escrita. Em muitos casos, a tecnologia acaba confundindo e gerando insegurança, e isso faz com que a gente fique travado.

Para ganhar confiança e independência, a dica é substituir a ferramenta por bons materiais de consulta com uma gramática confiável. Pode ser o Google mesmo, mas cuidado com a fonte, combinado?

5. Pesquise tudo o que você (ainda) não sabe
Ao se deparar com uma dúvida de português, você costuma mudar a frase para evitar a construção que está causando insegurança? Esse tipo de fuga é muito frequente, mas desperdiça grandes chances de aprendizado. Busque a certeza, investigue tudo o que pode estar soando estranho, pergunte pra alguém que saiba a informação que você precisa.

Vai com a cara e a coragem, como diz a Laíze Damasceno



Escrever não tem de ser doloroso, e não é, aprender uma série de técnicas de escrita não é tão difícil como imagina, temos o mundo de informação na internet pra nos ajudar com o nosso idioma. Não temos motivos mais pra estarmos bloqueados. 

Como a produção de conteúdo se torna cada vez mais importante, a capacidade de escrever um texto “sem pés e cabeça” é algo que você não vai mais poder ignorar.

Tornar-se um melhor escritor exige prática, e não me diga que não tem tempo para isso, é tudo uma questão de prioridade.

Pratique, pratique, pratique, e quando achar que está perfeito... pratique mais um pouco!

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Ler conteúdo completo
Indicados para você