[ editar artigo]

Como implementar um home office produtivo?

Como implementar um home office produtivo?

Você está enfrentando dificuldades na adaptação das atividades de marketing digital em home office? O coronavírus fez com que muitas empresas tivessem que migrar para o trabalho remoto de forma repentina – sem um bom planejamento e preparação dos processos. Por esse motivo, são vários os profissionais de marketing que estão precisando “trocar pneu com o carro com ele andando”.

Trabalhar em casa significa mais distrações, menos maneiras de interagir naturalmente com os colegas de trabalho e mais isolamento social – o que pode levar a menos produtividade. Para superar esses desafios, é fundamental explorar novas maneiras de gerenciar e colaborar com os funcionários – criando uma nova dinâmica de trabalho para alcançar os resultados propostos.

E isso tudo se torna especialmente importante se considerarmos as tendências para o futuro – com um crescimento de equipes de marketing descentralizadas. Ou seja, a habilidade de maximizar a produtividade do marketing digital em home office será cada vez mais importante.

Neste artigo vamos conferir algumas dicas que vão ajudá-lo a aumentar a produtividade do marketing digital em home office. Confira.

O que representa o marketing digital em home office?

As pessoas são o principal patrimônio de qualquer empresa moderna. Mas isso é especialmente verdade no mercado de marketing digital. São as pessoas quem criam planejamentos e executam as tarefas necessárias para obter os resultados – mesmo que as ferramentas digitais possam servir como apoio.

É exatamente por isso que a transição para o marketing digital em home office merece tanta atenção. Os gestores precisam ser bem-sucedidos em manter a produtividade e organizar o fluxo de trabalho para que as atividades possam ser executadas com eficiência.

Na prática, é preciso promover a colaboração para que todos saibam exatamente como e quando devem agir – de forma semelhante a uma grande orquestra. Quando todos estão em sintonia, a produtividade com o trabalho remoto pode ser surpreendente – gerando vários benefícios:

  1. Aumento da produtividade. Com profissionais alinhados e ferramentas digitais de apoio, é possível obter uma produtividade ainda maior do que no trabalho presencial.
  2. Acesso aos melhores profissionais. Quando é implementado o marketing digital em home office, você não precisa contratar apenas profissionais da sua cidade. Você pode contar com os serviços de qualquer profissional com acesso à internet – aumentando as chances de encontrar bons talentos.
  3. Economia de dinheiro. Sem a necessidade de manter uma estrutura física de trabalho, torna-se possível promover uma boa economia de custos.
  4. Funcionários mais felizes. Trabalhar em home office é o sonho de muitos profissionais. Além disso, conseguir manter um trabalho de qualidade remotamente também é um fator que influencia na satisfação dos funcionários.
  5. Flexibilidade no trabalho. A migração das atividades para o formato digital abre as portas para muitas possibilidades – aumentando a flexibilidade no trabalho. Em longo prazo, esse pode ser um fator muito marcante no desenvolvimento das atividades do seu negócio.

6 dicas para aumentar a produtividade do marketing digital em home office

O marketing digital em home office pode oferecer muitos benefícios, mas é fundamental saber como trabalhar para aumentar a produtividade de todos. Somente dessa forma será possível alcançar todo o potencial dessa forma de trabalho.

Para ajudá-lo, preparei algumas dicas pontuais para aumentar a produtividade do marketing digital em home office:

1. Equipe sua equipe com as ferramentas certas

Em primeiro lugar, uma das maneiras mais importantes de ajudar as equipes a terem sucesso enquanto trabalham remotamente é obter ferramentas para ajudá-las a permanecer conectadas e produtivas. Isso inclui aplicativos de rastreamento de gerenciamento de projetos, plataformas de bate-papo, aplicativos de videoconferência e ferramentas de automação de marketing.

Equipar as equipes com essas novas tecnologias permite que gerentes e funcionários permaneçam na mesma página, não importando de onde estejam trabalhando – seja em casa ou aguardando uma longa fila no supermercado.

2. Faça check-ins diários

Como não é mais possível alinhar os objetivos do dia em rápidas conversas presenciais, criar uma rotina diária de check-in é uma maneira importante de definir prioridades e promover conexões. Um check-in matinal via chat por vídeo, telefonema ou mensagem instantânea pode criar uma sensação de normalidade.

Trata-se de um momento para garantir que todos estejam alinhados em relação aos próximos objetivos da empresa e saibam quais tarefas devem desempenhar.

3. Crie um senso de segurança psicológica

A segurança psicológica é um componente essencial da colaboração. Quanto mais segurança a equipe experimenta, maior a probabilidade de colaborar efetivamente. E isso é especialmente verdade para equipes de marketing remotas.

Em um ambiente de trabalho em que as interações cara a cara raramente são realizadas e as comunicações baseadas em texto podem ser mal interpretadas, o estabelecimento de segurança psicológica é fundamental.

Você deseja cultivar uma cultura em que elementos como os abaixo sejam vistos de maneira positiva:

  • Correr riscos
  • Compartilhamento de ideias
  • Cometer erros
  • Falar o que está pensando sem receio

Além disso, as equipes de marketing digital em home office devem sentir que podem fazer isso sem se sentirem envergonhadas, julgadas ou correndo o risco de perder o emprego. Dessa forma, você cria um ótimo clima para o desenvolvimento do trabalho – mesmo que todos estejam distantes fisicamente.

4. Crie um "cantinho do café" online

Os trabalhadores remotos podem ter dificuldade para se sentirem incluídos como parte da equipe. Há duas razões principais para isso:

  • Separação física: a longa distância entre colegas cria uma sensação de isolamento.
  • Exclusão: no caso de uma equipe híbrida, em que alguns colaboradores trabalham remotamente e outros trabalham em um escritório, os membros remotos da equipe podem se sentir deixados de fora pelos membros da equipe local.

O segredo para resolver esses problemas está na comunicação. Porém, é difícil desenvolver ou manter um relacionamento com um colega quando você não interage. Não há encontros casuais no “cantinho do café” quando os profissionais estão trabalhando em suas casas.

Ter canais de comunicação abertos – especialmente para conversas casuais – pode criar sentimentos mais fortes de confiança, camaradagem e fazer parte de uma equipe maior. Por isso, é importante explorar a tecnologia não apenas para contatos pontuais de trabalho, mas também para permitir que todos possam interagir com mais liberdade.

5. Reestruture os processos internos

Ao implementar o marketing digital em home office, será preciso incorporar novas ferramentas e reformular o fluxo de trabalho. Portanto, reestruturar os processos internos é um passo essencial para que todos consigam colaborar.

Imagine que a sua empresa esteja criando um e-book para um cliente. Quem fica responsável pela elaboração do texto? Quem fará a diagramação? Quem é o responsável pela construção da landing page? E quem fará a promoção deste material nas redes sociais? São vários processos inclusos em um único projeto – e uma boa colaboração é peça-chave para um resultado satisfatório.

6. Defina expectativas e limites claros

Por fim, você pode aumentar a produtividade de profissionais de marketing digital em home office ao estabelecer expectativas e limites claros.

Idealmente, você deseja garantir que todos da sua equipe de marketing remoto estejam na mesma página. Ou seja, eles devem saber informações como:

  • Quais são seus objetivos atuais?
  • Em quais prazos ele está trabalhando?
  • Como o sucesso é medido?
  • O que é esperado para o próximo ciclo?
  • Quais reuniões são obrigatórias?
  • Quando o trabalho começa e termina?

Uma pesquisa do Google descobriu que o estabelecimento de limites e "normas claras" para equipes remotas evita confusão e facilita a colaboração. Quando os funcionários têm clareza de visão, cultura e expectativas, podem criar um excelente trabalho dentro dos limites estabelecidos.

Atualização: uma necessidade constante para o marketing

A tendência do marketing digital em home office é apenas um dos muitos exemplos de mudanças repentinas no mundo do marketing. Em um mundo em transformação constante, é fundamental manter-se sempre atualizado para entregar resultados satisfatórios para os seus clientes.

Comunidade Marketing de Gentileza
Marcelo Sales
Marcelo Sales Seguir

Consultor, professor e palestrante especializado em Marketing Digital e Vendas. Hoje, atuo como Mentor, ajudando empresários a construir a sua máquina de vendas através do Marketing Conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você