[ editar artigo]

Como Humanizar o Marketing de Conteúdo com essas 6 dicas infalíveis!

Como Humanizar o Marketing de Conteúdo com essas 6 dicas infalíveis!

Não importa quantas vezes essa frase seja repetida, o conteúdo ainda é rei. Mas humanizar o Marketing de Conteúdo será o nosso grande desafio em 2021!

Independentemente do tipo de conteúdo que você produz, o importante é fazê-lo bem, torná-lo de fácil leitura. Nunca perca de vista que você não escreve para mecanismos de pesquisa, mas sim para pessoas que usam esses mecanismos para encontrar sua empresa. HUMANIZAR O CONTEÚDO É PRECISO!

Se ninguém ainda te disse, vem aqui que eu tenho um segredo para partilhar contigo: você precisa dar aos seus leitores um conteúdo interessante, envolvente e divertido — afinal, queremos que leiam todo o texto e não apenas os títulos, não é mesmo?! 

Uma estratégia conteúdo eficaz e focada na "dor" do humano do outro lado da tela é capaz de persuadir, ajudando pessoas a solucuinar problemas e evitar grandes erros na sua jornada.

Com a tecnologia avançando em altíssima velocidade, precisamos humanizar a nossa comunicação, ou corremos o risco de nos perder ao longo do caminho. Tem muita gente pensando que evelouir é tornar o marketing cada vez mais “robótico”. E embora certas tecnologias nos ajudem a progredir, um conteúdo mais humanizado pode levar a nossa marca ainda mais longe.

Tudo pronto para humanizar o seu marketing de conteúdo? Então, vamo' nessa!

1. Emoções são fundamentais

Por vezes, os profissionais de marketing digital adquirem o hábito de usar um tom altamente formal. Mas para fazer com que as pessoas se contectem e prestem atenção ao seu conteúdo, você precisa oferecer um pouco que o óbvio: as suas emoções.

Por isso, tente incorporar as suas emoções na sua escrita e comece a desenvolver um relacionamento real com a sua audiência. Por exemplo, em vez de apenas listar as informações técnicas do seu produto, dê-lhes personalidade e características com as quais os humanos podem se identificar.

Uma maneira de fazer isso é incorporando uma história com a qual todos possam se identificar. Toque o coração das pessoas e ganhe o apoio eterno desse público!

Lembre-se: construa a história e adicione o seu produto ou serviço e não o contrário :)

2. Busque inspiração e ideias

Uma das partes mais desafiadoras da criação de conteúdo é definir um tópico. Pode ser difícil encontrar ideias e tópicos inspiradores de forma consistentes. Explore e descubra os temas que são a tendência do momento junto ao seu público-alvo.

Descubra o que as pessoas querem discutir para oferecer a elas um conteúdo muito mais envolvente, criativo e RELEVANTE. Para isso, use ferramentas como Hashtags do TwitterGoogle TrendsBoardreader, entre outras.

Lembre-se: use mapas mentais ou post-its, não importa. Faça com que as palavras e a sua criatividade fluam :)

3. Use ferramentas de criação de conteúdo

Quando você escreve todos os dias e precisa criar conteúdo novo e atualizado de forma consistente, é importante saber mais sobre as ferramentas disponíveis e que podem ajudar muito nessa tarefa. Aqui estão algumas que eu gosto de usar no brainstorming e na produtividade em geral:

CoSchedule Headline Analyzer - as pessoas só vão ler o seu conteúdo se o título for atrativo. Se o seu título for enfadonho, as pessoas podem ignorar o seu conteúdo, por melhor e mais útil que ele seja. Essa ferramenta irá analisar o título em busca de coisas como exclusividade, palavras incomuns, palavras emocionais e muito mais — você deve ter como objetivo uma pontuação de 50% ou mais!

Hemingway App - este editor de texto destacará rapidamente frases que não são consideradas poderosas o suficiente. A ferramenta se concentra na eliminação de frases difíceis de ler, dependência de advérbios e linguagem repetitiva, oferecendo uma pontuação de legibilidade que é útil ao escrever conteúdo humanizado.

Piktochart - para tornar o seu conteúdo mais apelativo, também é necessário incluir alguns recursos visuais. Os infográficos ajudam a comunicar muitas informações de uma maneira mais atraente. Esses assessores podem ajudar as pessoas a entender mais rapidamente o que sua marca representa e o que você deseja que elas saibam.

Lembre-se: essas ferramentas ajudam a pegar informações úteis e transformá-las em conteúdo que atinja objetivos :)

4. Garanta a revisão dos seus conteúdos

Um bom conteúdo não diz respeito apenas à ideia, às emoções e ao apelo visual. O texto do seu site ou blog precisa ser produzido sem erros gramaticais, estilísticos ou de edição.
A melhor coisa que você pode fazer pelo seu conteúdo é contratar um revisor ou editor profissional para garantir que seu texto esteja 100% livre de tais erros ou investir em boas ferramentas de revisão.

Mas quando o assunto é "faxinar bem" o seu conteúdo, você tem algumas opções:

  • Invista tempo de qualidade em pesquisa e procure uma empresa de serviços de redação profissional e confiável;
  • Procure por soluções automatizadas de edição e revisão confiáveis;
  • Entre em contato com os especialistas e peça antes uma cotação, só depois disso discuta quaisquer outros serviços potenciais de que possa precisar.

Lembre-se: antes de contratar alguém ou comprar uma ferramenta, pesquise muito e leia as avaliações online :)

5. Construia pirâmides de marketing de conteúdo

A pirâmide do marketing de conteúdo é uma estratégia importante para todo profissional de marketing e criador de conteúdo. De acordo com os seus princípios, para obter os melhores resultados do seu conteúdo, você precisa do seguinte:

  • Invistir tempo e esforço para escrever conteúdos instigantes, que devem ser bem pesquisados e escritos com um alto padrão de qualidade. No entanto, você só precisa escrever esses tipos de artigos uma ou duas vezes por mês.
  • Use o resto do seu tempo produzindo conteúdos mais curtos (mas ainda assim envolvente). Isso inclui infográficos, sinopses, postagens e conteúdo diário para o seu site e blog. Eles também precisam ser bem pesquisados, mas devem incluir muito menos texto do que os conteúdos mais longos.

Por exemplo: programe conteúdos com menos de 500 palavras cinco dias por semana e agende artigos mais longos uma vez por mês.

Lembre-se: crie um calendário editorial , pois isso a humanizar o seu conteúdo e a manter o seu fluxo de trabalho :)

6. Aposte em apelo à ação orgânico

Frases de chamariz nem sempre precisam persuadir as pessoas diretamente a fazer uma compra. Elas também podem simplesmente ser usadas para engajar a sua audiência. Por isso, faça perguntas aos seus leitores, faça-os pensar sobre determinado tema.

Nunca se esquecça que você deseja iniciar um diálogo, não apenas uma jogada de marketing unilateral. Faça com que os seus leitores queiram entrar em contato com o seu negócio, criando uma conexão verdadeira e de forma orgânica.

Lembre-se: use sua imaginação e aprenda como realmente se conectar com as pessoas que estão lendo seu conteúdo :)

 

Para concluir...

Você pode escrever um conteúdo educativo e sem erros, mas só porque uma ferramenta automatizada diz que o conteúdo está ótimo, não significa que o seu público vai sentir o mesmo. Humanizar o seu conteúdo é URGENTE e algo de extrema importância!

Somos humanos e somos todos diferentes. E a melhor maneira de se conectar com o seu público-alvo é em um nível mais humano e emocional. Por isso, faça mais do que apenas descrever os seus produtos ou serviços.

Otimize o seu conteúdo primeiro para as pessoas e só depois para os robôs do Google!

Para fazer com que as pessoas gostem da sua marca e, em última análise, se tornem seus clientes fiéis, é necessário dar a elas um motivo interessante. Ou seja, antes de criar conteúdo, compreenda as relações humanas e a forma como esses humanos interagem com os seus conteúdos.


Conteúdo EXCLUSIVO da Menina Digital para a Comunidade mais gentil do Marketing na internet!

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você