[ editar artigo]

Como fazer um portfólio

Como fazer um portfólio

Quer dar uma inovada na hora da apresentação de seu currículo para torná-lo mais atrativo? O portfólio é uma estratégia criativa de exibição de suas experiências profissionais. Nele é possível colocar fotos, materiais gráficos, link para vídeos e sites, entre outras possibilidades. O objetivo é tornar suas experiências mais competitivas para um processo de recrutamento e seleção ou na comprovação de atuação naquelas atividades. Curtiu? Vem descobrir como fazer um portfólio.

O que é um portfólio?

O termo portfólio abrange várias possibilidades. Mas podemos visualizar a seguinte perspectiva:

 

Portfólio é:

  • Conjunto de material documental reunido e apresentado por estudantes e profissionais (produtores culturais, artistas em geral, designers, engenheiros, fotógrafo, jornalistas, cientistas, modelos, empreendedores etc.) registrando suas experiências de estudo ou trabalho concretizadas ou em andamento e ainda atividades planejadas.
  • Pasta (digital ou física) que reúne arquivos (gráfico, audiovisual etc.) de uma pessoa ou empresa como atestado e referência para fins diversos: exibição e comprovação de atuação em determinada função, nicho ou evento; relação de produtos e serviços oferecidos; dados de uma pesquisa; propostas de projetos etc.

Aqui surgem as dúvidas: o que é portfólio, como elaborar um portfólio, que tipo de informações precisa ter... Pelo menos foi assim que algumas pessoas me procuraram pedindo esse serviço de elaboração de portfólio de atuação cultural.

“Palma, palma! Não priemos cânico!” – como diria o Chapolin Colorado! Estou aqui para te ajudar!

Vamos trazer um exemplo para favorecer o entendimento.

Tem alguém da Cultura ou Economia Criativa por aqui?

Os Portfólios estão se revelando a nova tendência na inscrição de projetos artísticos e socioculturais. Alguns editais já cobravam, mas agora o cenário de demanda mostra que será requisito básico entre os documentos de inscrição desses projetos.

Segue comigo para conferir como fazer um portfólio de comprovação de atividade na área artística, da cultura em geral e da economia criativa.

Como elaborar um portfólio de atuação cultural

Os editais públicos costumam trazer essas informações. Fica aqui uma dica inspirada nas orientações gerais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

PASSO 1 - Coleta de dados e materiais para o portfólio 

Reunir e organizar todo o material de divulgação que comprove a atuação cultural. Cada edital informará o prazo mínimo de atuação desejado, que pode ser de 1 ano a 5 anos.

Só fotos não bastam! Mas são importantes. Pense que precisa ser uma prova efetiva, um material que comprove as realizações culturais promovidas pelo proponente.

Valem como comprovação de atuação cultural: Material de divulgação; clipping; posts das redes sociais; link de vídeo do evento ou teaser de divulgação, link para sites e landpages; declaração oficial da instituição com finalidade cultural onde na qual tenha atuado etc. 📎

⚠️ O formato de apresentação desse material depende de alguns fatores:

Você pode apresentar um material impresso, um infográfico de atividades, desenhos, fotos, protótipos, vídeos e o que mais suas experiências e habilidades oferecerem.

Aqui neste artigo estou exemplificando como um portfólio para inscrição de projetos culturais. Neste caso, geralmente, esse processo é feito de forma online via cadastro no site dos Sistemas de Cultura. Ou seja, o material precisa estar em formato digital.

Então vamos à próxima etapa...

PASSO 2 - DIGITALIZAR E ORGANIZAR O CONTEÚDO DO PORTFÓLIO

Vamos digitalizar e organizar esse material para transformá-lo em um arquivo digital e único – através do famoso PDF. Para converter o material impresso em digital, você pode usar um scanner (digitalizador) ou até mesmo tirar fotos do material, mas essas precisam estar com qualidade, serem nítidas e legíveis.

Escolha o programa de edição de imagem e texto que tenha maior domínio e mãos a obra.

PASSO 3 - IDENTIFICAR E RESUMIR AS INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES

Algumas informações são essenciais para identificar o projeto, neste caso, os projetos culturais. Como, por exemplo:

📌 nome do espetáculo

📌 nome do proponente

  • Pessoa jurídica (razão social) e nome fantasia
  • Pessoa física e nome artístico

📌datas de realização

📌 fontes de referência

📌 links, em caso de materiais virtuais

Essas informações são essenciais para que o avaliador possa comprovar a autenticidade das informações.

Veja um exemplo de como evidenciar essas informações de comprovação de atuação cultural. 👀

⚠️ Cuidado para o arquivo não ficar grande e pesado. Como os portfólios e projetos culturais são cadastrados em site, estes possuem algumas limitações de tamanho. Fique de olho nas informações dessas plataformas de envio também nos editais, que costumam informar. Podem ser 5MB, 10MB ou outra medida digital.

Então vamos resumir:

  • Passo 01 - Para fazer um portfólio de comprovação de atuação cultural, comece reunindo todo o material e informações pertinentes.
  • Passo 02 - Digitalize todo o material impresso, reúna os que já são digitais. Não se esqueça dos links para vídeos online, fotos, sites, redes sociais, etc. Qualquer fonte de referência que comprove a autenticidade desse conteúdo. Use um programa de edição de texto e imagem para organizar tudo isso.
  • Passo 03 - Destaque as informações relevantes que resumam e identifique a atividade, projeto e evento que esteja mencionando como experiência.

Portfólio Cultural pronto!

Agora é seguir os trâmites de envio do seu projeto, conforme orientações do edital / lei de incentivo e sistema de cultura que estiver concorrendo. Fé no seu projeto, no seu talento, no seu propósito e boa sorte! 🍀

Se seu objetivo for um novo trabalho, prospectar um novo cliente ou parceiro, desenvolver uma ação de empreendedorismo, pedagógica, sociocultural... Seja lá qual for o seu propósito – sendo bom e para o bem – desejo sucesso!!!

#portfólio #comunicação #produçãocultural  #ecomomiacriativa #cultura

Se as dicas forem relevantes, deixe seu like e encaminhe para alguém que possa se interessar. Até mais!

(!) Converse comigo também pelo Linkedn: @bianca-piquet

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você