[ editar artigo]

Como exercitar a autoestima e o amor próprio?

Como exercitar a autoestima e o amor próprio?

Já parou para pensar como cultivar a auto estima e o amor próprio são processos dureza?

Parece que o tempo todo o mundo nos cobra para aparar nossas arestas e caber em determinados padrões. E se libertar disso é um exercício que deve ser realizado todos os dias.

E ao fazer esse exercício a gente percebe como é difícil manter essa danada elevada, não é?

Além de todo o apelo publicitário que vemos nos anúncios e que procuram defeito até onde não tem, temos que lidar diariamente com padrões inatingíveis impostos pelas fotos perfeitas a que somos expostos, pessoas próximas que adoram evidenciar defeitos físicos na gente, cobranças do mundo corporativo, enfim, é tiro de tudo quanto é lado!
 

Outro dia eu fiz uma tatuagem que é o meu rosto estampado e ouvi diversos comentários sobre como a minha autoestima é elevada. Mas nem sempre foi assim sabe? Por eu ser totalmente fora dos padrões que eu costumava ver na televisão e na internet, durante muito tempo eu sofri desejando me adequar. Dava ouvido as pessoas que chamavam de gorda. Ficava triste por não ter uma beleza padrão. E isso afetava em todas as áreas da minha vida, até meu desempenho no trabalho caía, sabia?

E como foi que isso mudou?

Não foi fácil, mas eu venci tudo isso (e continuo vencendo todos os dias) e estou aqui pra te dizer que é possível superar barreiras e se tornar uma pessoa confiante sabe? Vou te dar 3 dicas para você começar a praticar:

  1. Se cerque de pessoas que pensem como você, inclusive nas redes sociais;
  2. Tenha referências, mas seja você seu próprio objetivo;
  3. Não dê ouvidos às críticas que você identificar que são para te derrubar.

Você pode estar pensando: nossa, mas essas dicas são muito difíceis de cumprir! É eu sei. Por isso precisamos ter em mente que autoestima e amor próprio não são um estado e sim um processo. Vai ter dias em que não vamos conseguir fazer nada disso e está tudo bem. O importante é continuar movendo-se na direção correta.

Dica plus: para você fazer hoje mesmo!

Outra coisa que sempre costumo fazer sempre nas minhas redes sociais e acho que você deveria tentar também é postar uma foto sem filtro e sem make. Dou aquela caprichada na skincare, procuro um local com uma boa luz (pode ser em frente a janela) e faço a minha selfie. Você não tem noção de quanto isso é libertador: gostar do seu rosto assim como ele é, sem as makes e nem os filtros e efeitos que costumamos aplicar. 

Convido você que está lendo este texto a começar a por em prática essas dicas. No começo poderá fazer de forma forçada, mas com o tempo, essas dicas que eu dei e outras tantas que você mesma poderá criar irão fazer parte de sua vida e eu te garanto que trará muitos proveitos em vários aspectos da sua vida. Vamos juntos?

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Nattascha Araújo
Nattascha Araújo Seguir

Especialista em inteligência competitiva e produtora de conteúdo com foco em desenvolvimento pessoal. Eu uso meu aprendizado para contar as pessoas coisas que eu gostaria que elas contassem para mim.

Ler conteúdo completo
Indicados para você