Tenho certeza que você já passou por essa situação, ou conhece um colega que passou: você tá lá, preparando aquela apresentação super importante, e seu líder ou um colega chega pra você e te pede para fazer uma tarefa “urgente”.
Muitas pessoas acham que são obrigadas a dizer sim para todos os pedidos no trabalho, por medo de serem vistas como preguiçosas ou não dedicadas. Mas esse é um estereótipo que só prejudica o trabalho e a produtividade das pessoas.
É assim que começa a insatisfação profissional, problemas de saúde mental, doenças ocupacionais e desgaste com a família.
Separei aqui algumas dicas práticas para quando você precisar ter essa conversa no seu ambiente profissional.
1. Analise as atividades que está realizando no momento e veja o que pode ser compartilhado com um colega.
2. Alinhe as prioridades imediatas e os objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso vai ajudar você e sua equipe a entenderem se houve alguma mudança no planejamento ou se vocês estão se desviando do caminho traçado.
3. Estabeleça limites e comunique claramente. Assim, as pessoas vão saber que você não está disponível para outras tarefas naquele momento.
Se quiser se aprofundar mais nesse assunto, confere aqui o TED Talk da Ana Braun sobre o impacto de dizer não e estabelecer limites, inclusive nas suas relações pessoais.
Se quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi.
Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/flavialippiaequacao