[ editar artigo]

Como dizer não no trabalho

Como dizer não no trabalho

Tenho certeza que você já passou por essa situação, ou conhece um colega que passou: você tá lá, preparando aquela apresentação super importante, e seu líder ou um colega chega pra você e te pede para fazer uma tarefa “urgente”.

Muitas pessoas acham que são obrigadas a dizer sim para todos os pedidos no trabalho, por medo de serem vistas como preguiçosas ou não dedicadas. Mas esse é um estereótipo que só prejudica o trabalho e a produtividade das pessoas.

É assim que começa a insatisfação profissional, problemas de saúde mental, doenças ocupacionais e desgaste com a família.

Separei aqui algumas dicas práticas para quando você precisar ter essa conversa no seu ambiente profissional.

1. Analise as atividades que está realizando no momento e veja o que pode ser compartilhado com um colega.

2. Alinhe as prioridades imediatas e os objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso vai ajudar você e sua equipe a entenderem se houve alguma mudança no planejamento ou se vocês estão se desviando do caminho traçado.

3. Estabeleça limites e comunique claramente. Assim, as pessoas vão saber que você não está disponível para outras tarefas naquele momento.

Se quiser se aprofundar mais nesse assunto, confere aqui o TED Talk da Ana Braun sobre o impacto de dizer não e estabelecer limites, inclusive nas suas relações pessoais.

Se quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi.

Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/flavialippiaequacao

Comunidade Marketing de Gentileza
Flávia Lippi
Flávia Lippi Seguir

Abraçadora profissional, apaixonada por gente. Tive tantos negócios que me apelidaram de startup humana. Tecnologia corre que nem sangue nas minhas veias. Me dedico a otimizar os potenciais humanos para que se tornem líderes inspiradores.

Ler conteúdo completo
Indicados para você