Ensinamos para as crianças que errar é uma coisa errada, e o que acertar é o único mérito. Uma educação de culpa e medo.
A gente cresce com essa mentalidade do erro ser equivalente ao fracasso total, em vez de uma etapa natural de qualquer processo.
Ao invés de valorizar só o acerto, deveríamos valorizar o erro, o esforço e a sabedoria como etapas para alcançar o sucesso. Mas a maioria de nós aprendeu a ficar com raiva, a sentir vergonha, tristeza, e a ficar paralisado quando erramos alguma coisa no nosso processo.
Aqui vão 3 hacks práticos para abrir mão do erro e usar essas situações como aprendizados para o futuro.
1. Reconheça que a opção escolhida não foi a melhor. Não justifique ou coloque a culpa nos outros, é isso que te faz cometer o mesmo erro novamente. Ame o erro e aprenda.
2. Analise objetivamente o que deu errado. Foi uma entrevista de emprego, um lançamento de um produto? O que deu errado e onde? Anote esses resultados para amadurecer suas ideias.
3. Faça um novo plano de ação, agora levando em consideração as anotações do último passo. Assim, a cada tropeçada você vai chegar cada vez mais perto do sucesso.
Como sempre, aqui vai nossa dica de TED Talk de hoje para você mergulhar nesse assunto: a bola da vez está com a Diana Laufenberg e sua palestra sobre como usar os erros no processo de aprendizagem infantil. Confere aqui.
Segundo a Diana, estamos passando por um momento na educação em que o conhecimento não está mais na escola. O papel dos professores passa, então, a ser empoderar os alunos para aprenderem a aprender.
Se quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi.
Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/flavialippiaequacao