[ editar artigo]

Como anda sua concentração em tempos de pandemia?

Como anda sua concentração em tempos de pandemia?

Com essa pandemia que se arrasta tem sido cada vez mais difícil manter a concentração nas tarefas do dia a dia, não é mesmo?

Segundo pesquisa do Centro de Inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV EASP), em maio de 2020, o trabalho remoto, que muitos tiveram que adotar obrigatoriamente na pandemia,  trouxe um desequilíbrio entre as atividades profissionais e pessoais.

Grande parte da população que precisou trabalhar em esquema de “home office”, já enfrentava dificuldades para administrar o próprio tempo e a rotina. E 36% não conseguia manter a concentração no trabalho, sem contar o agravamento da ansiedade, depressão e estresse, enfim houve um abalo da saúde mental e emocional.

Que dirá agora, depois de quase um ano?

Iniciativas do bem

Infelizmente, a situação não melhorou. A mídia tem falado bastante sobre a saúde mental que anda comprometida nesse período.

A boa notícia, se é que podemos dizer assim, é que há também muitas iniciativas de amparo ao bem-estar.

Uma delas é o projeto Mapa da Saúde Mental que reúne uma equipe de psicólogos e profissionais da área de saúde e educação, além de pesquisadores, todos focados em trazer informações úteis para quem precisa equilibrar seu lado emocional nesse momento.

O site divulga:

  • Iniciativas de atendimento gratuitas que estão presentes em várias cidades do País e podem ser localizadas pela inserção do seu CEP;
  • Projetos de saúde mental para o público geral e para grupos específicos como mulheres, idosos, comunidade LGBTTTQI+, negros, pacientes com determinadas doenças como câncer, e profissionais de saúde, etc.
  • Materiais on-line – como cartilhas sobre como lidar com situações de luto, de violência doméstica, etc.;
  • Uma aba com “Guia de ajuda” para saber quem procurar e quando, como auxiliar e como receber ajuda.

Nesse contexto, a falta de concentração pode ser um dos sinais de que algo não vai bem. Pode até parecer menos relevante perto de outros sinais, mas é importante dar atenção a isso para reverter o jogo.

Gif animado do personagem Baby Yoda, Grogu, da série "Mandalorian", acenando

Crédito: Giphy; Legenda: "Como você está"!

Mas o que é concentração?

"Concentração" deriva do latim concentricus e significa “ter um centro comum”.

Originalmente, a palavra era usada para indicar a reunião de coisas ou pessoas em um único local, tanto que temos hoje as expressões “campo de concentração”, “concentração do time” que guardam esse significado-raiz.

Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, a palavra  "concentração" tem vários significados dependendo do contexto. Isso acontece porque a língua é um organismo vivo e está em constante evolução. Seguem exemplos:

Na área química, quer dizer "proporção em massa ou volume": "o xarope estragou-se pela concentração exagerada que sofreu".

Pode indicar também "o estado do que está reunido" - "há grande concentração de nuvens"; ou na acepção que estamos tratando nesse texto o "ato de efeito de orientar a atenção ou as energias para um tema ou objetivo determinado", entre outras.

 Então, ter concentração tem a ver com a capacidade de se manter atento, por um período, no foco escolhido. Para mim, se relaciona com o tempo de permanência e aprofundamento da atenção.

Foco tem a ver com saber avaliar e estabelecer prioridades para executar algo, ou em outras palavras, saber escolher o que é mais importante para você fazer em um determinado momento.

3 dicas simples para ajudar a se concentrar melhor

Para melhorar sua concentração, e também o foco nas suas tarefas diárias, inclusive quando for escrever um simples e-mail, pratique uma dessas dicas ou todas (mal não vai fazer):

Ouvir músicas com padrões que soam bem aos ouvidos e causam sensação de serenidade: instrumental, clássica, sons da natureza, música na sequência Fibonacci (conheci com a Flávia Lippi). Busque na web! 😉

Respirar profundo para acalmar e trazer a mente para o momento presente:
Inalar ou inspirar o ar pelo nariz, contando mentalmente até 3-4. E depois soltar ou expirar pelo nariz no dobro do tempo, no caso contando até 6 ou 8. Aprendi na Yoga!

③ Realizar suas tarefas de trabalho ou estudo em um local organizado.

Segundo Alex Bretas, palestrante TEDx e facilitador de aprendizagem autodirigida, “manipular” o ambiente ajuda a reforçar sua autodisciplina. Aprendi isso em seu recente “Desafio: 10 dias de hábito de aprendizagem”.

Na ocasião, ele compartilhou que:

“Uma das maiores dificuldades ao tocar um novo projeto ou percurso de aprendizado é ter a autodisciplina necessária para persistir ao longo do tempo. E, para conquistar essa autodisciplina, uma das melhores coisas que você pode fazer é manipular seu ambiente.”🤔

Ainda segundo ele, “nosso sistema nervoso sempre prefere economizar energia. Tomar decisões é algo custoso para o cérebro. Por isso, se você já puder deixar tudo “automatizado”, as chances de você realizar a ação serão muito maiores”.

E eu penso que essa dica também possa ser aplicada não apenas em seus momentos de estudo e com o intuito de desenvolver sua autodisciplina.

Ter um ambiente organizado na hora de executar suas tarefas de trabalho, e aqui acrescento livre de distrações como o celular, favorece para canalizar sua energia para o que realmente interessa  E digo isso por experiência própria.

Obviamente, em casos em desse sinal de falta de foco e de concentração aparecer junto de outros  distúrbios como alterações do humor, do sono, irritabilidade, etc., nada melhor que pedir ajuda. 

Isso inclui contar com profissionais da área de saúde, e o recurso do "Mapa da Saúde Mental",mencionado antes, pode ser um bom aliado.

Mas, se isso for algo pontual, creio que essas dicas possam auxiliar.

Compartilhe nos comentários o que você tem feito para se manter concentrado nas suas tarefas?
 

Gif animado: ilustração cor-de-rosa de um cérebro sorridente, segurando uma placa com dizeres em azul "Your Mind Matters"

Crédito: Giphy; Legenda: "Sua mente importa".

 

Crédito da imagem de capa: Foto de Ariel Castillo no Pexels.

Descrição da imagem de capa: homem negro jovem concentrado em ler algo sobre uma mesa cheia de livros e em frente a uma janela. 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você