[ editar artigo]

Onde está a voz das pessoas surdas?

Onde está a voz das pessoas surdas?

Essa semana, participei de uma live inclusiva organizado pela Qualicorp - _Let's Live. Histórias raras e inspiradoras contadas por quem vivencia alguma deficiência física ou auditiva. Em todo momento, a acessibilidade foi alvo de preocupação no planejamento da live.

Estar com pessoas surdas num evento 100% digital foi inusitado. Uma experiência que me trouxe reflexões importantes sobre minha relação com a pessoa surda.

Me lembrei que já tinha concluído um curso de LIBRAS, porém não coloquei em prática. Ao ouvir a intérprete Thamires Ferreira sobre sua vivência na tradução da LIBRAS / português, me fez questionar qual a maior dificuldade de inserir profissionais como ela em todos os contextos da vida.

Vejo como vital, gentil e necessário.

No Brasil, são em torno de 10 milhões de pessoas surdas dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, e, por isso não escutam absolutamente nada.

Na _Let's Live, conheci o Gabriel Isaac e Leo Viturino. Dois jovens surdos, influenciadores digitais, que trouxeram aprendizados na luta pela garantia de direitos inclusivos.

Fonte: imagem da live com a jornalista Viviane Medeiros, intérprete Thamires Ferreira e os entrevistados Gabriel Isaac e Léo Viturino.

Eventos como esse fazem a diferença e nos inspiram a querer mudar  nosso mundo, sabe? Incluir mesmo, ir à luta por espaços de inclusão de pessoas raras e/ou com algum tipo de deficiência. Dar voz a elas.

Setembro Azul marca o mês das pessoas surdas para lembrar a sociedade que elas querem ser ouvidas e estar entre nós.

A live ficou gravada e você pode assistir na íntegra tudo que rolou por lá. É só clicar na imagem abaixo.

Assista e deixe seu comentário. =)

Um abraço,

Geisa Luz

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Geisa Luz
Geisa Luz Seguir

Carrego a missão de desenvolver ideias e ações em saúde pública, no âmbito das doenças raras, com informações confiáveis para impactar a sociedade e salvar vidas. Enfermeira, consultora em doenças raras e graves e palestrante.

Ler conteúdo completo
Indicados para você