Essa semana, participei de uma live inclusiva organizado pela Qualicorp - _Let's Live. Histórias raras e inspiradoras contadas por quem vivencia alguma deficiência física ou auditiva. Em todo momento, a acessibilidade foi alvo de preocupação no planejamento da live.
Estar com pessoas surdas num evento 100% digital foi inusitado. Uma experiência que me trouxe reflexões importantes sobre minha relação com a pessoa surda.
Me lembrei que já tinha concluído um curso de LIBRAS, porém não coloquei em prática. Ao ouvir a intérprete Thamires Ferreira sobre sua vivência na tradução da LIBRAS / português, me fez questionar qual a maior dificuldade de inserir profissionais como ela em todos os contextos da vida.
Vejo como vital, gentil e necessário.
No Brasil, são em torno de 10 milhões de pessoas surdas dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, e, por isso não escutam absolutamente nada.
Na _Let's Live, conheci o Gabriel Isaac e Leo Viturino. Dois jovens surdos, influenciadores digitais, que trouxeram aprendizados na luta pela garantia de direitos inclusivos.
Fonte: imagem da live com a jornalista Viviane Medeiros, intérprete Thamires Ferreira e os entrevistados Gabriel Isaac e Léo Viturino.
Eventos como esse fazem a diferença e nos inspiram a querer mudar nosso mundo, sabe? Incluir mesmo, ir à luta por espaços de inclusão de pessoas raras e/ou com algum tipo de deficiência. Dar voz a elas.
Setembro Azul marca o mês das pessoas surdas para lembrar a sociedade que elas querem ser ouvidas e estar entre nós.
A live ficou gravada e você pode assistir na íntegra tudo que rolou por lá. É só clicar na imagem abaixo.
Assista e deixe seu comentário. =)
Um abraço,
Geisa Luz