[ editar artigo]

Como a Black Friday pode determinar o sucesso do seu negócio em 2021

Como a Black Friday pode determinar o sucesso do seu negócio em 2021

A sexta-feira negra, ou seja, sexta-feira sem impostos foi consolidada nos Estados Unidos e aos poucos tomou conta de outros países. No Brasil não é muito diferente, é uma das datas mais esperadas para compras de fim de ano, afinal, quem não gosta de um descontinho? Muitas lojas, desde grandes comércios varejistas até pequenas lojas de bairro, fazem a Black Friday virar um grande evento. E não por menos. cada ano as vendas aumentam no período. 2019 gerou um faturamento de cerca de 3,2 bilhões, 23% a mais que em 2018.

 

 

As estratégias de Marketing nessa época, determinam quem vai sair na frente: listas de clientes para receber ofertas antecipadas, descontos para serem utilizados em dezembro e os descontos propriamente ditos deixam qualquer um ansioso para garantir seus produtinhos.

O problema está nas estratégias furadas, intituladas popularmente de Black Fraude “tudo pela metade do dobro do preço”, quem nunca ouviu esse termo? Infelizmente essa prática existe e temos plataformas como Zoom e Buscapé que desmascaram todo mundo. 

Ações como essa deixam o Marketing, que tanto amamos, mal falado. Esse ano, por tudo que nos ocorreu com pandemia e fechamento dos comércios, todo mundo está querendo tirar o prejuízo, e receio que esse tipo de prática possa acontecer em massa, uma enxurrada de anúncios de falsas promoções podem brotar em nossas telas. 

Ações mais humanas, que foquem no bem-estar do cliente, podem ser muito mais bem-visto que estratégias de má fé. Ações humanizadas fazem com que o cliente crie empatia com sua loja, produto ou serviço. Se não pode competir com grandes comércios, crie competição por meio do cuidado com o cliente. Criar campanhas para gerar engajamento por meio de comunidade te fará lucrar mais ao longo do ano. 

 

 

Por exemplo, pequenas empresas podem oferecer um brinde especial, frete grátis, desconto de X% para compras em dezembro ou pague 2 e leve 3, claro que tudo de acordo com o seu produto, ticket médio e outras variáveis a serem analisadas. Só não vale deixar o dia 27 de novembro passar batido. 

Vamos a algumas dicas para te ajudar nessa data:

  1. Prepare sua audiência 30 dias antes. Avise que vai rolar a Black Friday;

  2. Peça ajuda com a definição dos benefícios;

  3. Crie listas de transmissão no WhatsApp para avisar quando liberar as promoções;

  4. Descontos para compras no mês seguinte;

  5. Estude formas de melhorar as opções de pagamento;

  6. Separe uma verba para anúncios;

  7. Prepare para as vendas: verifique estoque e quantidade disponível no site, nada pode sair errado;

  8. Produtos parados há muito tempo? Invista na venda deles;

  9. Use e abuse das redes sociais;

  10. Identidade visual especial para Black Friday.

A empatia de uma comunidade converte muito mais a longo prazo,  ofertas mentirosas só irão gerar má reputação para o seu negócio. Vamos fazer Marketing como o Marketing deve ser. 

Comunidade Marketing de Gentileza
Mariana Moreira
Mariana Moreira Seguir

Apaixonada por Marketing e pelas suas possibilidades. Sou estudante de Marketing, mãe, amante de pet's e a louca da série Friends. Acredito que tudo feito com amor é bem feito.

Ler conteúdo completo
Indicados para você