[ editar artigo]

Clubhouse para Negócios: saiba como usar o aplicativo para beneficiar a sua marca

Clubhouse para Negócios: saiba como usar o aplicativo para beneficiar a sua marca

Quer saber como usar o Clubhouse para negócios e impulsionar a sua marca na nova rede social? Saiba o novo aplicativo representa uma nova e poderosa oportunidade de marketing!

Talvez você ainda esteja esperando por um convite para entrar no aplicativo e já não aguente mais ouvir as pessoas delirando sobre como o Clubhouse tem ajudado a expandir negócios e redes de contatos.

gif cálculos da nazaré tedesco - clubhouse para negócios

Ou talvez você já faça parte da nova rede social, mas não ainda tem bem certeza de como as pessoas estão conseguindo angariar novos clientes, gerar vendas ou consolidar parcerias a partir do aplicativo.

De uma forma ou de outra, você está no lugar certo. Continue lendo para descobrir como usar o App Clubhouse para beneficiar o seu negócio!

Mas antes de partir para o que interessa... O que é o Clubhouse?

O Clubhouse é um aplicativo de mídia social baseado em áudio exclusivo para convidados e que permite aos usuários ouvir conversas ao vivo, entrevistas, painéis de discussão e apresentações em salas de chat. Qualquer usuário pode iniciar uma sala sobre um tópico que ache interessante, abrindo a sala para os convidados e decidindo quem pode falar.

Os bate-papos do Clubhouse, como muitas outras plataformas de mídia social, abrangem uma ampla variedade de tópicos. Os fãs dizem que participar das conversas através do aplicativo faz com que pareça mais uma espécie de 'podcast interativo', mas com um ou mais moderadores.

O Clubhouse oferece a oportunidade de se conectar com outras pessoas da sua área de atuação, além de poder se relacionar com outros empreendedores, investidores e até celebridades.

 

print de tela com representação da interface do aplicativo - Clubhouse para Negócios

Quase sempre, as salas disponíveis na plataforma conta com especialistas renomados nos mais variados nichos, celebridades, influenciadores digitais, jornalistas e muito mais. A maioria das salas no Clubhouse nos faz lembrar as TED Talks, com um ou mais convidados a falar sobre uma temática enquanto a plateia ouve atentamente o debate.

Como faço para ter acesso ao Clubhouse?

No momento, o Clubhouse é um aplicativo apenas para convidados. Isso significa que se você deseja ter acesso à plataforma, precisará encontrar alguém com um convite extra. Uma das razões pelas quais o Clubhouse gerou tanto buzz é por ser exclusivo!

Porém, os usuários de iPhone podem fazer download do app e incluir seus nomes na lista de espera, mas você não poderá acessar nenhuma sala virtual até que tenha recebido um link de convite exclusivo.

Vale reforçar o lembrete de que, por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para iPhones. Entretanto, “a app acabará por ser aberta para todos, incluindo utilizadores de dispositivos Android”, de acordo com de Paul Davidson, CEO do Clubhouse.

Mas a verdade é que a rede social está ainda a dar os primeiros passos nessa selva digital eles estão começando devagar: qualquer pessoa que conseguir receber um convite, recebe apenas dois novos convites para oferecer a outras pessoas.

Agora vamos ao que intessa: como usar o Clubhouse para negócios!

Como acontece com qualquer aplicativo de mídia social, o Clubhouse não garante o sucesso em seus objetivos de negócios, mas pode ser uma ferramenta valiosa se você usá-lo com sabedoria. Se garantiu o seu convite, agora é a hora de experimentar uma plataforma que pode conectá-lo com pessoas interessantes e, potencialmente, cultivar novos leads para o seu negócio.

Desde que entrei no aplicativo há algumas semanas, identifiquei alguns benefícios importantes ao explorar diferentes salas de chat:

• Aprender com especialistas

Eu participei de bate-papos sobre marketing, IA, finanças e negócios, e foi revelador a quantidade de conselhos gratuitos que os líderes do setor dão nessas conversas casuais. Como empresário, você pode aprender sobre uma ampla variedade de tópicos que podem ajudá-lo a resolver um problema ou fortalecer seu negócio apenas pesquisando palavras-chave.

print com representação da descrição de uma sala - Clubhouse para Negócios

Hoje, por exemplo, acompanhei atentamente o 3° encontro LinkedIn de A a Z lá bo Clubshouse sobre "Como fazer marketing no LinkedIn". A sala contou com mais de 200 pessoas acompanhando a conversa ao vivo. E semana que vem tem mais!

• Encontrar pessoas com as habilidades que você precisa

Ao visitar salas relevantes para o seu negócio, você pode conhecer pessoas com o conhecimento e a experiência de que precisa. Para você ter uma ideia, pessoas estão sendo contratadas depois de se conectar a pessoa certa na hora certa lá Clubhouse.

Recentemente, o autor e empreendedor R. Kenner French relatou ter entrado numa sala de de um assistente virtual, explicando que estava procurando alguém para ajudar a sua empresa impulsionar a presença no Clubhouse e, em poucos minutos, vários assistentes lhe enviaram mensagens sobre os serviços que oferecem.

"Eu selecionei uma pessoa e agora ela está liderando nosso time de marketing dentro do aplicativo", disse French.

• Dar conselhos grátis, gerar novos negócios

Você também pode criar as suas próprias salas em torno de temas relacionados com a sua área de especialização, sejam experiências únicas ou eventos recorrentes, e começar a construir uma comunidade de seguidores.

Se você realmente deseja usar o Clubhouse para negócios, deve administrar as suas próprias salas. Administrar uma sala significa que você pode definir o tema, o que idealmente deve ser uma demonstração da sua experiência e que vá ao encontro dos interesses do seu potencial cliente. Você também terá a oportunidade de convidar outras pessoas para ingressar na sua sala como moderador, se assim desejar.

• Crie um Clube

As salas são ótimas, mas se você realmente quiser aproveitar ao máximo o potencial do Clubhouse para negócios, crie um clube. As pessoas podem se tornar membros de clubes e, quando você cria salas, pode criá-las sob a bandeira do seu clube.

O bônus adicional de um Clube é que você pode oferecer a oportunidade para outros administrarem salas que estejam sendo geridos pelo seu Clube. No momento, você não pode simplesmente sair criando clubes. Você você precisa fazer o pedido através desse formulário de inscrição e aguadar o parecer da plataforma.

Dicas para começar a usar o Clubhouse para negócios

Se você ainda estão dando os primeiros passos no Clubhouse, comece com estas três etapas simples:

#1. Junte-se a clubes e salas de chat

Encontre pessoas com ideias semelhantes às suas participando de clubes relacionados aos seus interesses ou setor no qual atua e ouvindo conversas em salas de bate-papo. Não pense demais: apenas siga o seu instinto e curiosidade e divirta-se! Fique por alguns minutos em uma sala sobre financiamento de capital de risco, marketing digital, machine learning ou seja lá o que quer que você goste. A partir disso, comece a seguir pessoas que estão nessas salas e que pareçam interessantes para o seu negócio.

#2. Tenha como principal objetivo criar valor

Escolha um tópico sobre o qual você conheça bastante e que acredite que outras pessoas possam se beneficiar com esse conhecimento. Defina dia e horário para hospedar a sua primeira sala de bate-papo e, a partir disso, desenvolva uma estrutura básica com antecedência para saber quais pontos deseja cobrir e certifique-se de incluir um tempo para perguntas e respostas.

#3. Adicione uma dose extra de engajamento

Convide um orador principal que seja especialista em um determinado tópico e faça-lhe perguntas comuns que você acha que irão ajudar outras pessoas. Por exemplo, se o seu público-alvo está interessado em saber mais sobre finanças pessoais, convide o Mario Mello que é um especialista no assunto para uma de suas salas. Conversem sobre elementos específicos relacionados com o tema central e que sejam relevantes para a sua audiência.

☑️  DICA PRO: lembre-se sempre dedicar alguns minutos para uma sessão de perguntas e respostas, dando voz ao público, ótima oportunidade para gerar uma conversa animada, interativa e relevante para quem está na sua sala no Clubhouse.

Para concluir...

“Nada é melhor para profissionais de marketing e pessoas que se beneficiariam com conexões de negócios do que uma nova plataforma de mídia social com baixa diluição e grande alcance. E esse é o Clubhouse, por enquanto ”, lê-se no Entrepreneur.

A nova rede social queridinha em Silicon Valley e febre mundial também oferece uma nova maneira de humanizar o seu negócio junto ao seu público-alvo. O fato de ser uma plataforma baseada em áudio (e ao vivo!) torna as interações mais pessoais e autênticas.

“Você não precisa se preocupar com o contato visual, o que está vestindo ou onde está”, lê-se no site do Clubhouse.

Vale lembrar que entonação, inflexão e emoção transmitidas pela voz permitem que os ouvintes captem nuances e forme conexões exclusivamente humanas com outros. O mais empolgante nessa nova rede social é que cada sala de bate-papo é um ser vivo, e você nunca tem certeza de para onde a conversa o levará.

Por isso, vá com tudo e veja como você pode aprender novas habilidades, oferecer informações valiosas e ganhar interesse em seu negócio!

*

O que achou desse conteúdo? Acha que essas dicas sobre como usar o Clubhouse para negócios são úteis? Deixe o seu feedback nos comentários :)


Conteúdo EXCLUSIVO da Menina Digital para a Comunidade mais gentil do Marketing na internet!

*

Fontes de informação: Forbes / TechenetCO— / Clubhouse

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você