[ editar artigo]

Consequências da Pandemia: Um novo olhar para Carreira!

Consequências da Pandemia: Um novo olhar para Carreira!

Vivemos, atualmente, um período de desconstrução, na mentalidade, no comportamento, na carreira, na criação e/ou oferta de empregos, ou seja, em todos as esferas. Boa parte se deu devido à pandemia e à crise econômica!

Recomendações e restrições foram impostas às empresas e aos trabalhadores. Muitas empresas, por prevenção, passaram a operar através do trabalho remoto. Muitos colaboradores começaram a questionar o futuro de seus empregos.

A insegurança é grande e o medo continua em um cenário ainda incerto. Os questionamentos são tantos! Porém, um ganhou proporção e agora virou medida, um diferencial... nunca nos sentimos tão abraçados. A conscientização para a humanização melhorou os processos e relacionamentos das organizações, aproximando-as ainda mais de seus colaboradores.

Essa conscientização traz uma grande vantagem: abre espaço para trabalhar o apoio à diversidade, à inclusão e à acessibilidade!

Observando isso, algumas empresas têm utilizado a humanização como estratégia para se obter vantagem competitiva. Uma verdadeira transformação para os processos empresariais e, consequentemente, reflete na carreira. Seguem alguns hábitos e comportamentos primordiais ao construir ou fortalecer sua carreira, pensando nas transformações geradas pela questão humanitária. Algumas podem parecer um tanto óbvias, mas não custa reforçar!

Leitura

Leiam jornais virtuais, livros, qualquer coisa! Praticar o hábito da leitura só traz benefícios. Faz com que você ganhe vocabulário, conhecimento (traz uma aula de história, uma noção geográfica, etc.) e ainda te mantém atualizado.

LinkedIn

Se não tem um, faça! Se for para ter um, preencha-o por completo, vá de cima a baixo. A dica aqui, ao fazer seu perfil na rede, é praticar o autoconhecimento! Reflita, questione-se para se conhecer e pontuar qualidades, hábitos, pontos fortes, habilidades e experiências que digam quem você é trabalhando e nas relações no ambiente de trabalho. Tente pelo menos uma vez por semana tirar 1 hora para interagir, fazer comentários, compartilhar publicações, escrever artigos ou mencionar pessoas que façam parte do seu ambiente profissional. Atualize-o sempre que necessário! Acrescente tudo aquilo que te agregue valor. Isso tudo vai refletir na rede e pode, por exemplo, facilitar o networking, te ajudar a conquistar um emprego, etc.

Cursos

Realize cursos! Sejam eles livres, de curta duração, de extensão, etc. O importante é ter no mínimo uma (01) base para não ficar limitado em termos de carreira. Melhor estar preparado tendo outros recursos e opções de trabalho em um momento crítico do que não ter nenhum não encontrando uma saída e, consequentemente, ficando desempregado por falta de conhecimento, não é mesmo?!

Faça aquilo que estiver ao seu alcance, dentro do tempo disponível e da condição financeira que você possui! Tem muito curso gratuito bom e ainda com certificação, inclusive selo internacional. É possível encontrar alguns em faculdades públicas e privadas de renome como USP e FGV e ainda internacionais como Havard!

Lembre-se de realizar cursos básicos, aqueles encontrados em toda profissão, como Informática básica (Pacote Office), Administração básica (organização, planejamento e controle financeiro), Comunicação, afinal, é essencial saber apresentar-se e explicar com clareza sobre os produtos ou serviços a serem oferecidos para os clientes, fornecedores, etc., entre outros.

Soft Skills

Atualmente, somente apresentar um bom currículo, ter uma carreira sólida ou ser especialista não garante mais entrada nas organizações. As Soft Skills, as famosas competências sociais, emocionais e mentais individuais que podem ser positivas ou interferir no ambiente de trabalho, se tornaram uma nova forma de entrada! Trago aqui as que, na minha humilde opinião, considero as mais importantes para se trabalhar e

  • Saber trabalhar em equipe.
  • Ter espírito colaborativo e coletivo (pensar no todo).
  • Seja resiliente de forma acelerada! Isso significa reagir com rapidez a situações e ser resistente a elas. Ser resistente aqui é sobre “engolir o sapo”, quando necessário. Aja com rapidez! Procure resoluções eficazes mais rápidas!
  • Tenha Inteligência Emocional!

“Não é sobre controlar emoções, é sobre saber lidar com as suas emoções e com as emoções dos outros”.

Não se trabalha sozinho dentro de uma empresa. Saber lidar com pessoas de personalidades, temperamentos, com experiências, conhecimentos e tempos totalmente diferentes do seu não é fácil, mas é primordial. Mais que um comportamento muito discutido hoje dentro das empresas é um diferencial, principalmente para quem deseja alcançar cargos da alta gestão!

  • Seja conciliadora! Seja capaz de resolver problemas e conflitos de forma diplomática e estratégica, sem deixar que os problemas sejam maiores que qualquer outro aspecto (o próprio trabalho, a produtividade, etc.) que um problema ou uma discussão pode acabar afetando na organização.
  • Tenha a capacidade de liderar, sabendo delegar tarefas. Cuidado para não monopolizar funções, tomando várias para si, e para não sobrecarregar os outros!

Diversidade, Inclusão e Acessibilidade

Quem é capaz de olhar, compreender e busca ajudar o outro, sabe lidar com o outro e tem conhecimento sobre algo que, de repente, pode facilitar o trabalho de uma pessoa em alguma condição limitadora ou mesmo ajudar a encontrar uma oportunidade, deveria ter um lugar garantido nas empresas!

É sempre bom incentivar e discutir formas de trabalhar Diversidade, Inclusão e Acessibilidade no ambiente de trabalho.  Além de ter se tornado um diferencial, este comportamento passa aos poucos a ser incorporado aos valores que formam a cultura de uma organização.

Abrace esta atitude! Repensem seus atos quando estiverem com os outros, principalmente com quem for diferente de você, respeite e aceite. Você pode não concordar com uma opinião, mas você tem que saber lidar!

Pense nas coisas que você pode aprender e fazer para ajudar quem tem dificuldades, quando você estiver realizando um projeto, um trabalho, estiver testando um aplicativo, qualquer coisa que ajude, que torne a vida do outro mais fácil, de quem tem dificuldade de aprender, de se locomover, o que for!

Comunidade Marketing de Gentileza
Debora Ballerini Horta
Debora Ballerini Horta Seguir

Multipotencial especializada em Negócios e em Marketing Digital, com foco em Branding para Posicionamento nas Redes Sociais. Amo desafios e trabalhar com projetos de impacto social! Espero estimular muitos com meus conteúdos e fazer a MdG crescer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você