[ editar artigo]

50 Bancos de Imagens Grátis e de Qualidade para Uso Pessoal e Comercial

50 Bancos de Imagens Grátis e de Qualidade para Uso Pessoal e Comercial

Encontrar uma imagem de boa qualidade e de uso gratuito pode ser uma tarefa um pouco complicada. Quantas vezes você já encontrou um site que oferecia muitas imagens para download gratuito, mas a maior parte do conteúdo dificilmente merecia a sua atenção?

Por isso, esqueça as fotos amadoras de baixa resolução e arquivos caros. Hoje, trazemos uma super compilação contendo 50 bancos de imagens grátis e de qualidade, que podem ser usadas para fins pessoais ou comerciais.

O conteúdo visual de alta qualidade é a base sólida de um recurso competitivo na web. Mas encontrar as imagens perfeitas para o seu conteúdo pode consumir mais tempo do que gostaria. Por isso, todo atalho é bem-vindo, certo?!

Antes de mais, vale lembrar que podemos sempre produzir esses conteúdos visuais por nós mesmos, contratar fotógrafos profissionais ou, ainda, comprar licenças de uso em um banco de imagens pago.

Há uma variedade de recursos online que fornecem fotos de banco de imagens para uso público, mas a maioria delas é de baixa qualidade ou antiga o suficiente para que as fotos fossem relegadas ao domínio público.

Aqui estão os 50 bancos de imagens grátis para uso pessoal e comercial, de onde você pode baixar conteúdo visual de qualidade gratuitamente.

1. IM Creator

IM Creator oferece fotos sobre diferentes temas, de todo o mundo. Gratuito para fins pessoais e comerciais, qualquer imagem pode ser encontrada através da pesquisa avançada disponível na plataforma.

No alt text provided for this image

2. MorgueFile

MorgueFile é conhecido como um dos mais antigos e ricos repositórios de imagens online. O site não requer inscrição. Qualquer arquivo pode ser encontrado por meio de pesquisa direta ou por tag. Para baixar uma imagem, basta clicar nela para fazer download automaticamente.

3. Pixabay

Além de oferecer uma ampla seleção de fotos gratuitas de qualidade, o Pixabay tem toneladas de imagens em alta resolução e oferece uma rica seleção de vetores e desenhos gratuitos. Todos os arquivos podem ser usados em projetos pessoais e comerciais.

4. Public Domain Pictures

Public Domain Pictures é um repositório de fotos gratuitas produzidas por fotógrafos amadores. Se você baixar arquivos para fins comerciais, verifique o aviso de isenção de responsabilidade, pois algumas fotos podem exigir autorização para uso.

5. Raumrot

Raumrot oferece uma seleção de fotos escolhidas a dedo e em alta resolução, com diferentes estilos e sobre vários tópicos, incluindo negócios, comida e bebida, montanha, natureza, sazonal, esportes e muito mais. Você pode usar os seus arquivos para fins pessoais ou comerciais. Mas observe que alguns direitos são reservados!

No alt text provided for this image

6. Gratisography

Divertidas, de qualidade e feitas com amor, as imagens no Gratisography podem trazer um sopro de ar fresco a qualquer projeto de design. Todas as fotos foram tiradas pelo fotógrafo Ryan McGuire e a galeria é atualizada semanalmente.

7. Getrefe

Getrefe é centrado principalmente em tecnologia e natureza. Ao filtrar o arquivo por data e tipo de publicação, você poderá encontrar facilmente os recursos visuais necessários em questão de cliques.

8. Stockvault

Stockvault possui uma galeria verdadeiramente impressionante. Com mais de 50.000 arquivos, sua galeria inclui fotos, texturas, objetos e renderizações.

9. Magdeleine

Magdeleine é um repositório de fotos gratuito que se tornou muito fácil de pesquisar. Se você visitar o site, encontrará um filtro que permite pesquisar não apenas por categoria, mas também por cores e tipo de licença de uso.

10. Rgbstock

Para baixar gratuitamente imagens de qualidade da Rgbstock, você precisa criar uma conta gratuita com apenas um clique. Se você gosta de fotografia, pode carregar a sua própria galeria lá. Uma equipe experiente examinará cuidadosamente cada arquivo, deixando-o no site ou rejeitando-o. Ao fazer isso, apenas fotos de alta qualidade são expostas em público!

No alt text provided for this image11. Death to the Stock Photo

Ao assinar o Death to the Stock Photo, você receberá um e-mail com uma nova galeria de fotos gratuitas em alta resolução todos os meses. Todos os arquivos são gratuitos para uso pessoal e comercial, em blogs, redes sociais, etc.

12. New Old Stock Photo

Se você precisa de uma coleção de imagens de estilo retro para qualquer um de seus trabalhos, então você precisa conhecer o New Old Stock Photo.

13. Compfight

No Compfight, você pode pesquisar em galerias utilizando a API do Flickr. A plataforma foi adaptada para a localização eficiente de imagens para blogs, inspiração e pesquisa.

14. FreeMediaGoo

FreeMediaGoo é um rico repositório para fundos de fotos e imagens gratuitas de qualidade que os desenvolvedores podem usar em impressão, TV, Internet ou outros projetos.

15. Public Domain Archive

Como o nome indica, Public Domain Archive é um hub para todas as imagens de domínio público e de alta qualidade que o fundador da plataforma já encontrou na web.

No alt text provided for this image

16. iStockPhoto

iStockPhoto fornece fotos, ilustrações, vídeo, áudio e arquivos editoriais, todos disponíveis para download gratuito. Para obter acesso à galeria atualizada semanalmente, você precisa primeiro se registrar.

17. Picjumbo

PicJumbo possui uma rica seleção de imagens de alta qualidade para uso pessoal e comercial. Para facilitar a navegação, o menu de categorias e nuvem de tags foram organizados em um menu lateral. Você pode acompanhar as atualizações diretamente no site ou enviá-las por e-mail semanalmente.

18. SplitShire

Daniel Nanescu é um dos fundadores da SplitShire. Sendo ele próprio um fotógrafo, Daniel compartilha fotos de ações gratuitas que podem ser usadas para fins pessoais e comerciais. Imagens de alta qualidade em Abstract, Animals, Nature, Automotive, People, Streetlife e muitas outras categorias podem ser encontradas em seu site.

19. The Pattern Library

The Pattern Library compartilha uma valiosa coleção de padrões fornecidos por designers talentosos de todo o mundo.

20. Unsplash

No Unsplash você pode encontrar imagens elegantes e gratuitas. Se você estiver procurando por fotos com estilo e exclusivas, esta poderá ser a sua principal fonte. Vale lembrar que as fotos publicadas no Unsplash se enquadram no Creative Commons Zero, o que significa que os utilizadores estão livres para usar, copiar, modificar ou distribuir imagens sem necessidade de permissão ou atribuição.

No alt text provided for this image

21. Pickup Image

Pickup Image oferece uma coleção valiosa de imagens gratuitas de domínio público, as quais podem ser baixadas e modificadas sem ser necessário pedir permissão ao autor da imagem.

22. PhotoPin

PhotoPin ajuda os blogueiros a encontrarem imagens gratuitas de qualidade sobre qualquer tópico usando a pesquisa avançada. Além disso, você pode filtrar arquivos por “comerciais” e “não comerciais”, dependendo dos requisitos do utilizadores final.

23. Jay Mantri

Jay Mantri compartilha 7 novas fotos de alta qualidade toda quinta-feira. Todas as fotos são gratuitas para usar da maneira que você desejar. O estilo das fotos varia, o que significa que você sempre encontrará algo do seu agrado na galeria.

24. 123rf

Já o site 123rf é um ótimo repositório para fotos livres de royalties. A galeria apresenta coleções de itens românticos, grunge, sensuais, da moda, praia, antiguidades e muitas outras coleções gratuitas para sua consideração.

25. Freepik

O universo da imaginação e criatividade indomada começa aqui. O Freepik fornece acesso fácil a vetores, fotos, ilustrações e arquivos PSD gratuitos que você pode usar em sua web, banners, apresentações, revistas, anúncios, etc.

No alt text provided for this image

26. CreativeCommons.Photos

CreativeCommons.Photos é um site que apresenta uma vasta escolha de imagens gratuitas de domínio público. A galeria filtrável e a pesquisa avançada facilitam a localização de imagens sobre um determinado tópico.

27. Foodiesfeed

Foodiesfeed é um recurso de fotos gratuitas de alimentos com aparência natural que serão de grande utilidade para bloggers de culinária. As fotos são compartilhadas por fotógrafos de todo o mundo e são fornecidas sob a licença Creative Commons Zero (CC0). A plataforma partilha imagens de alta qualidade para tornar o seu site pessoal ou comercial mais atrativo para os verdadeiros gourmets.

28. Foter

Foter tem todas as imagens de que você precisa. A biblioteca inclui mais de 220 milhões de fotos gratuitas para qualquer plataforma online. A maioria das imagens foi tirada do Flickr, portanto, a atribuição é necessária!

29. Life of Pix

Life of Pix fornece fotos gratuitas de alta resolução sem restrições de direitos autorais. A galeria é atualizada todas as semanas. As imagens podem ser utilizadas para qualquer um dos seus projetos, sejam pessoais ou comerciais.

30. Dreamstime

Dreamstime oferece uma das maiores coleções de recursos visuais gratuitos na web. Este é o estoque de fotos obrigatório para todos que procuram fotos, filmagens, ilustrações, vetores e até mesmo áudio. A plataforma possui mais de 79 milhões de imagens armazenadas.

No alt text provided for this image

31. Kaboompics

Kaboompics é um serviço criado por um fotógrafo. O serviço, além de fotos fantásticas, gratuitas e de alta qualidade, possui vários recursos exclusivos: em vez de apenas uma, há sempre uma série de fotos tiradas de diferentes ângulos e perspectivas, para que você possa escolher a foto que mais gosta. Cada fotografia tem uma paleta de cores ao lado dela, o que pode auxiliar no processo criativo.

32. Moose

Moose Photos é uma biblioteca de fotos criada pela equipe Icons8. As fotos são feitas em um estilo, com a mesma luz e ângulo, portanto, são facilmente combinadas em um único design.

📌 DICA EXTRA: se milhares de fotos não são suficientes para expressar as suas ideias, você pode criar as suas próprias imagens a partir de modelos, objetos e planos de fundo do estoque da Moose, usando uma ferramenta gratuita chamada Photo Creator.

33. RFclipart

RFclipart é uma agência de ações exclusivamente vetorial, fundada em 2010 por dois amigos e parceiros de negócios. Eles oferecem imagens vetoriais em EPS para venda a preços muito razoáveis, ajudando designers gráficos de todo o mundo a economizar seu precioso tempo enquanto estão ocupados com suas próprias ideias.

34. Jeshoots

Jeshoots inclui uma coleção de fotos gratuitas que você pode usar, literalmente, em qualquer lugar. As categorias incluem tudo, de natureza a tecnologias de realidade virtual.

35. Free Images

Free Images é um banco de imagens gratuitas com uma grande diversidade de fotografias e imagens organizadas por categorias. O utilizador precisa apenas fazer registro na plataforma para baixar imagens que podem ser utilizadas para fins comerciais, artísticos ou recreativos. No entanto, não é permitido copiá-las para a criação de logomarcas.

No alt text provided for this image

36. Publicdomainvectors

Publicdomainvectors oferece imagens vetoriais sem direitos autorais nos formatos populares (.eps, .svg, .ai e .cdr). Você pode editar, distribuir e usar as imagens para fins comerciais ilimitados sem ser necessário pedir permissão. Além disso, existem duas ferramentas de código aberto disponíveis no site: o editor SVG, onde você pode editar vetores no formato SVG; e o gerador SVG, uma ferramenta útil para gerar vetores aleatórios.

37. Everypixel

Everypixel é um poderoso mecanismo de busca que indexa 50 sites de imagens de ações pagas e gratuitas e permite aos utilizadores pesquisar em um enorme banco de dados de fotos em segundos. Ele dá acesso a 222 milhões de imagens, tornando-se a primeira ferramenta de pesquisa que cobre todos os bancos de imagens da web. O mecanismo de pesquisa filtra por palavra-chave, cor, orientação (horizontal / vertical) e, até mesmo, autor, dependendo do que você precisa.

38. Libreshot

Libreshot oferece uma rica seleção de imagens para blogs e sites. O uso pessoal e comercial é permitido. Para facilitar a localização do conteúdo visual necessário, a coleção de imagens gratuitas é dividida em várias categorias. Isso inclui negócios, arquitetura, natureza, close-up, pessoas e tecnologia. As fotos podem ser utilizadas online e offline, sem a necessidade de citar os autores.

39. Barnimages

Barnimages foi lançado por 2 fotógrafos da Letônia em 2006. Todas as imagens que você pode encontrar em sua coleção são totalmente gratuitas, sendo que novas imagens estão sendo adicionadas diariamente. Além disso, a galeria inclui apenas imagens realistas que nada têm em comum com as stock photos (da forma como nos habituamos a compreendê-las).

40. Pexels

Pexels oferece uma boa mistura de stock photos elegantes e regulares (ocasionalmente, com imagens em vetorial). Se você estiver procurando por imagens mais específicas, como a foto de um “engenheiro” ou um “professor de ioga”, por exemplo, provavelmente encontrará o que procura nesta plataforma.

No alt text provided for this image41. Getty Images

Getty Images é um dos primeiros recursos de imagens de ações online que remonta a 1995. A plataforma tem uma vasta seleção de imagens de celebridades, personalidades e locais. Coisas que você realmente não encontrará em outros sites gratuitamente.

42. Ancestry Images

Se você não sabe onde encontrar imagens gratuitas relacionadas à história, vá para Ancestry Images. O site apresenta mais de 31 mil imagens gratuitas de gravuras antigas, mapas, retratos, datando dos séculos 17 e 18, entre tantas outros conteúdos inusitados.

43. Wikimedia Commons

Em semelhança do formato da Wikipedia, a Wikimedia Commons disponibiliza mais de 39 milhões de arquivos. No entanto, nem todos estão disponíveis para utilização comercial, o que obriga o utilizadores a ler atentamente a descrição de cada imagem.

44. Old Book Illustrations

Old Book Illustrations é um banco de imagens em constante crescimento de fotos digitalizadas de livros e revistas publicadas entre o século XVIII e o início do século XX. Todas essas fotos são fornecidas gratuitamente e sem qualquer restrição de uso, pois são de domínio público na maioria dos países. O site oferece várias resoluções de ilustrações limpas e restauradas, bem como imagens de digitalização bruta de resolução total.

45. Negative Space

NegativeSpace é sobre criar comunidades: uma comunidade de fotógrafos que desejam compartilhar seu trabalho, junto a uma comunidade de visitantes online que desejam usar essas belas imagens gratuitas e em alta resolução, sem quaisquer restrições.

No alt text provided for this image

46. The Gender Spectrum Collection

Gender Spectrum Collection é uma biblioteca de fotos com imagens de modelos trans e não binários que vão além dos clichês. Esta coleção tem como objetivo ajudar a mídia a representar melhor os membros dessas comunidades como pessoas não necessariamente definidas por suas identidades de gênero — pessoas com carreiras, relacionamentos, talentos, paixões e vida familiar.

No alt text provided for this image

47. Tem Que Ter

Considerado o primeiro banco de imagens brasileiro focado na representatividade LGBTQI+, o Tem Que Ter é um projeto busca transformar a maneira como a população LGBTQI+ é representada na publicidade, reforçando a visibilidade da existência de corpos e sujeitos diversos, através da quebra de estereótipos.

No alt text provided for this image

48. AllGo

Como uma empresa de tecnologia focada em atender pessoas plus-size, a AllGo criou um coleção de imagens para atender às próprias necessidades para a conta da empresa no Instagram. Mas agora, as fotos estão disponíveis para todos os usos. Embora a atribuição não seja necessária para usar as fotos, é solicitado que se dê os créditos ao AllGo e ao fotógrafo Michael Poley, da Poley Creative, sempre que possível.

No alt text provided for this image

49. Nappy

Nappy foi criado para fornecer belas fotos em alta resolução de pessoas negras e pardas para startups, marcas, agências etc. Com esse riquíssimo banco de imagens gratuitas, fica muito mais fácil para as empresas serem assertivas quanto representatividade e diversidade em seus designs, apresentações e anúncios.

No alt text provided for this image

50. YGB

Esse é um banco de imagens feito por mulheres negras de ponta a ponta. Na frente e atrás da câmera, existem mulheres negras que trabalharam para que as fotos fossem criadas. O YGB (abreviação de Young, Gifted and Black) foi financiado coletivamente, mas segundo as criadoras da plataforma, ainda está incompleto. "Nós queremos que ele tenha muito mais fotos".

No alt text provided for this image

Mas por que usar conteúdos visuais de bancos de imagens grátis?

Se você é um web designer, por exemplo, uma das maneiras mais rápidas e melhores de fazer um site parecer profissional é adicionando imagens de alta qualidade. As imagens em um site permitem que os leitores consumam informações mais rápido do que ler um longo texto.

As marcas estão sempre tentando produzir conteúdo de valor para obter o máximo da sua estratégia de marketing digital. Os conteúdos visuais de bancos de imagens gratuitos podem economizar tempo e dinheiro das marcas por serem facilmente acessíveis e disponíveis para uso comercial.

Se você tem um negócio online, é fundamental que faça uso de imagens e outros conteúdos visuais em seu site. As estatísticas falam por si:

  • O conteúdo com imagens, como artigos e páginas da web, recebe 94% mais visualizações do que o conteúdo sem recursos visuais;
  • O conteúdo visual tem 40 vezes mais probabilidade de ser compartilhado nas redes sociais;
  • O conteúdo visual é processado 60.000 vezes mais rápido que o texto;
  • 90% das informações enviadas ao cérebro são visuais.

Mas por que simplesmente não usar qualquer imagem que encontramos na internet?

Pode parecer mais fácil apenas pesquisar no Google as imagens exatas as quais você está procurando, depois fazer o download e usar como quiser e bem entender. No entanto, todas as fotos na internet têm o seu próprio conjunto de regras de uso.

A violação dessas regras ao usar imagens não autorizadas no seu site — ou quaisquer outros canais de comunicação — pode resultar em multas a serem pagas ao proprietário da imagem. Você pode até acabar no meio de um processo legal super desagradável.

Lembre-se: usar no seu site imagens sobre as quais você não possui os direitos não é nada profissional. E você pode, ainda, comprometer o site e a marca que está associada a ele!

🚩 Saiba mais sobre Copyright e como fica a questão dos direitos autorais das imagens.

Para concluir…

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Este ditado não poderia ser mais verdadeiro, pois as imagens são uma linguagem universal que pode contar uma história inteira para qualquer pessoa em questão de segundos. 

As imagens são um meio de comunicação poderoso que impulsiona sites modernos e perfis em redes sociais.

Com a seleção certa de imagens, você pode transmitir uma mensagem forte a seus seguidores, leads e potenciais clientes. No entanto, as leis de direitos autorais nos restringem de usar qualquer imagem que encontrarmos na internet para uso pessoal ou comercial.

Então, como você tira proveito dessa poderosa ferramenta de comunicação? A resposta é simples: conteúdos de bancos de imagens grátis e de qualidade, seja para uso pessoal ou comercial! E agora que você tem essa lista fantástica em mãos, é hora de explorar todo o potencial dessas plataformas e escolher as suas favoritas.

Conhece alguém a quem esse conteúdo seria incrivelmente útil? Fique à vontade para partilhar esse artigo com quem quiser ou deixe o seu comentário!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você