Já dizia John Lennon: ''Percorri o mundo a procura de respostas, mas só fui encontrá-las dentro de mim mesmo.''
A famosa frase de John Lennon reflete a realidade que nem está clara para a maioria das pessoas, mas o fato é que a maneira como enxergamos o mundo e como interagimos com as situações e pessoas depende apenas de nós.
E antes que você pense que já se conhece muito bem e que autoconhecimento é papo de gurus de autoajuda, eu trago dados de uma pesquisa feita pela Dra. Tasha Eurich que é psicóloga organizacional, coach executiva, pesquisadora e autora de best-sellers do New York Times:
“No mundo do autoconhecimento há dois perfis principais: aquelas pessoas que pensam ter um amplo conhecimento de si mesmas e aquelas que realmente o têm. Apesar de que 95% das pessoas acredite ter autoconhecimento, o número real está entre 10-15%.”
Atualmente muitas pessoas estão buscando respostas para várias questões de ordem pessoal e profissional.
Por que eu sou assim?
Como posso melhorar meus resultados?
Como posso superar tal limitação?
Por que isso acontece?
Porque vivemos numa sociedade onde somos moldados e também moldamos nossas convicções, nossos sonhos, rotulamos pessoas e nos escondemos atrás de máscaras impostas pela sociedade. Calma, não estou dizendo que você é uma pessoa falsa quando me refiro à máscara, o que quero dizer é que em determinados ambientes você deve se comportar de tal maneira, vestir-se de tal forma, falar de um determinado jeito, enfim ficamos engessados para atender as necessidades da sociedade, que são necessárias sim, mas se ficarmos sempre no nosso automático acabamos perdendo a nossa essência, a nossa autenticidade.
O que é o autoconhecimento?
É o conhecimento de si mesmo(a). É uma investigação a respeito de você, buscando conhecer quais são suas características marcantes, quais são seus gostos e inclinações, quais sentimentos você vive.
Significa ser capaz de olhar para dentro e saber exatamente quais são as virtudes e os defeitos, as forças e as fraquezas.
E principalmente é um processo que só você pode fazer em benefício de si mesmo(a), pois depende de sua vontade e disposição em conhecer-se melhor.
Conhecer seus limites, suas dores, o que te faz bem e feliz é de uma importância imensa, é um ato de comprometimento e autorrespeito.
Por exemplo, a partir do momento em que você descobre seus limites e consegue definir como quer ser tratada, e o que você jamais aceitará, com isso você passará a se dar mais valor e conseguirá ter a clareza das pessoas que você quer ter por perto.
“Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.
Aquele que vence os outros é forte. Aquele que vence a si mesmo é poderoso.”
Lao Tse
Uma pessoa iluminada não se perde na escuridão e ainda consegue levar luz para outras pessoas. Uma pessoa poderosa conhece seus pontos fortes e fracos e sabe tirar proveito disso nas mais diversas situações favorecendo seu crescimento.
Mas se isso nos faz bem por que é tão difícil? Por que resistimos tanto?
Porque é mais cômodo é confortável viver na zona de conforto. O desconhecido é sempre algo que nos assusta, que gera insegurança, mas como Augusto Cury em seu livro Revolucione sua Qualidade de vida:
"Quem quer desfrutar do néctar das mais belas flores tem de vencer o medo do
desconhecido, superar o medo das alturas e voar para ares nunca respirados".
Portanto você precisa superar essa barreira e estar disposto a promover seu autoconhecimento.
Conhecer a si mesmo é uma das chaves para o sucesso.
O autoconhecimento é necessário também para delimitarmos nossos objetivos.
Somente quem pensa sobre si mesmo é capaz de se mover por convicção. Os demais vão sendo levados pela maré.
Outros benefícios do autoconhecimento:
· Mais qualidade de vida, pois reduz o estresse, melhora o sono e combate a ansiedade;
· Disposição para atividades que se propões a fazer;
· Respaldo para tomadas de decisões e escolhas;
· Possibilidade de evitar situações prolongadas de estresse, sofrimentos e aborrecimentos;
· Identificar e observar seus limites e limitações.
Dicas de livros sobre autoconhecimento
1. Mindset: A nova psicologia do Sucesso, de Carol Dweck
Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.
2. As coisas que você só vê quando desacelera – Haemin Sunim
Neste livro, do escritor e professor de zen budismo, Haemin Sunim, você será levado a um processo em que terá a oportunidade de compreender melhor a relação com você mesmo, com as pessoas ao seu redor, com seu trabalho e com deus desejos.
3. A Coragem de não agradar – Ichiro Kishimi e Fumitake Koga
O principal propósito deste poderoso livro é nos levar a ter consciência sobre nós mesmos, para que, assim, possamos verdadeiramente ser quem somos, sem medo do julgamento ou opinião alheia.
4. Por que fazemos o que fazemos? – Mario Sergio Cortella
O autor aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como 'Paciência na turbulência, sabedoria na travessia', é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem renunciar à vida pessoal.
5. Autoconhecimento para Inquietos: Alimente sua coragem e ousadia para ser você mesmo e recriar sua história! – Fernando Rui
Com humor e informalidade guia você para descobrir, através do autoconhecimento, o caminho para recriar sua história, ser você mesmo e trabalhar fazendo algo que você ama, alinhando valores e seu estilo de vida.
O autoconhecimento é um convite à prosperidade! Fato é que somente quem se conhece, evolui.
A vida é muito curta para ficarmos estagnados e presos a falsas crenças.
Movimente-se!
Liberte-se!
Dedique-se a transformar-se em uma pessoa melhor a cada dia e o aperfeiçoamento será constante, revigorante e libertador. Acredite!
Muito obrigada por sua leitura!
Sinta-se à vontade para compartilhar e comentar.