A Laize Barros acaba de lançar um e-book sobre autoconhecimento e autoliderança. A proposta é organizada em forma de lúdicos desafios com questionamentos em prol do bem-estar e do reconhecimento de nossas forças pessoais.
A pergunta título deste post é o desafio 01 de 11.
Então vamos lá... Vou aceitar esse desafio. E ficarei feliz se quiserem embarcar comigo nessa jornada pessoal e profissional.
O foco dado no livro a essa primeira provocação é sobre “o que você menos gosta”, onde Laize sugere que façamos uma lista de verbos que não queremos mais conjugar.
Pensei em 3 verbos:
📌 Rotinar – o verbo é esquisito e incomum, mas quero dizer que não gosto de rotina. “Todo dia ela faz tudo sempre igual” – Não!!! Isso me desmotiva. Gosto sim de ter previsibilidade e planejamento, mas que estejam conectadas a novidades e flexibilidade de tempo e espaço.
📌 Procrastinar – Quem nunca?! Mas é algo que trabalho para evitar ao máximo. Deixar as coisas para última hora gera ansiedade, acúmulo de atividade e aumenta o risco de erros e de cair em imprevistos.
📌 Autossabotar – aqui quero tocar em dois aspectos:
O primeiro é sobre a famosa “síndrome da impostora”. De, muitas vezes, não acreditar nas minhas potencialidades. Ou estar sempre em uma busca frenética por novos conhecimentos por acreditar que não está bom o suficiente. O que pode empacar a tomada de ação.
O segundo aspecto é sobre “ser prestativa”. Isso tem aspecto positivo, mas dentro do conceito de “sabotadores” é aquela pessoa que se coloca sempre para o outro, não dando prioridade a suas próprias necessidades e demandas. E eu me vejo, muitas vezes, nesse cenário. E acabo me dedicando a algo / alguém em um relacionamento de contexto profissional sem reciprocidade.
Contei aqui 3 revelações pessoais, sem medo de me expor.
Espero encorajar mais pessoas a assumirem suas fragilidades e, assim, ter embasamento para mudança positiva.
Nas palavras da Laize: “Precisamos aprender mais sobre nós mesmos para conhecermos as melhores condições para oferecermos nosso melhor para o mundo”.
#aprendamaissobrevocê #autoconhecimento #autoliderança
📖 Aprenda mais sobre você! Nesse link você pode ter acesso a mais informações sobre o livro e a autora.