[ editar artigo]

Autoconhecimento e Autoliderança: o que mais preciso aprender sobre mim mesma?

Autoconhecimento e Autoliderança: o que mais preciso aprender sobre mim mesma?

 

A Laize Barros acaba de lançar um e-book sobre autoconhecimento e autoliderança. A proposta é organizada em forma de lúdicos desafios com questionamentos em prol do bem-estar e do reconhecimento de nossas forças pessoais.

A pergunta título deste post é o desafio 01 de 11.

Então vamos lá... Vou aceitar esse desafio. E ficarei feliz se quiserem embarcar comigo nessa jornada pessoal e profissional.

O foco dado no livro a essa primeira provocação é sobre “o que você menos gosta”, onde Laize sugere que façamos uma lista de verbos que não queremos mais conjugar.

Pensei em 3 verbos:

📌 Rotinar – o verbo é esquisito e incomum, mas quero dizer que não gosto de rotina. “Todo dia ela faz tudo sempre igual” – Não!!! Isso me desmotiva. Gosto sim de ter previsibilidade e planejamento, mas que estejam conectadas a novidades e flexibilidade de tempo e espaço.

📌 Procrastinar – Quem nunca?! Mas é algo que trabalho para evitar ao máximo. Deixar as coisas para última hora gera ansiedade, acúmulo de atividade e aumenta o risco de erros e de cair em imprevistos.

📌 Autossabotar – aqui quero tocar em dois aspectos:

O primeiro é sobre a famosa “síndrome da impostora”. De, muitas vezes, não acreditar nas minhas potencialidades. Ou estar sempre em uma busca frenética por novos conhecimentos por acreditar que não está bom o suficiente. O que pode empacar a tomada de ação.

O segundo aspecto é sobre “ser prestativa”. Isso tem aspecto positivo, mas dentro do conceito de “sabotadores” é aquela pessoa que se coloca sempre para o outro, não dando prioridade a suas próprias necessidades e demandas. E eu me vejo, muitas vezes, nesse cenário. E acabo me dedicando a algo / alguém em um relacionamento de contexto profissional sem reciprocidade.

Contei aqui 3 revelações pessoais, sem medo de me expor.

Espero encorajar mais pessoas a assumirem suas fragilidades e, assim, ter embasamento para mudança positiva.

Nas palavras da Laize: “Precisamos aprender mais sobre nós mesmos para conhecermos as melhores condições para oferecermos nosso melhor para o mundo”.

#aprendamaissobrevocê #autoconhecimento #autoliderança

📖 Aprenda mais sobre você! Nesse link você pode ter acesso a mais informações sobre o livro e a autora. 

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você